English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Fiz essa pergunta há 3 semanas e repito agora:Tenho 3 filhos adolescentes e passei a corrigir seus erros com castigos relacionados à natureza do erro. Antes, depois de conversar bastante, pois o diálogo é FUNDAMENTAL, eu apenas dava uma surra básica e deixava de castigo sem o que eles gostam;agora continuo dando a sova básica(sei que a maioria não vai concordar)e tirar o que gostam posso até fazer, mas o que vem corrigindo meus filhos de verdade é uma punição adequada e educativa. No momento meu filho mais velho está sendo castigado por pichar muros, apanhou de cinturão, trabalhou na roça pra pagar o prejuizo, teve ele mesmo de pintar o muro que pichou e o castigo que apliquei é limpar muros pichados de nosso bairro todo fim de semana e feriado, ele não sabe que esse castigo termina no ano que vem depois do carnaval.

Ele acabou de sair pra limpar muros, vai passar o feriadão de castigo limpando piche pra aprender.
Deixando a surra de lado, que acham do meu jeito de punir?

2006-11-01 21:33:50 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Família e Relacionamentos Família

7 respostas

Achei seu método maravilhoso
com certeza se todas as mães fizessem dessa forma teríamos um mundo bem melhor e com menos marginalidade

2006-11-01 22:18:00 · answer #1 · answered by cristiane t 1 · 0 0

Eu acredito que cada mãe, dentro da sua criação tem uma maneira correta de agir. Para mim, na minha concepção, não acredito mesmo nas famosas palmadas. Acho que uma boa conversa é a base de tudo e principalmente fazer o que vc. está fazendo... Deve-se reparar o mal que se fez com atitudes contrárias, como no caso dos muros. Uma coisa é certa: a mãe, da sua maneira, sempre faz a coisa mais correta, ela só quer o bem dos seus filhos e tentar de alguma maneira educá-los para que vivam em sociedade. Tenha calma que tudo dará certo. BOA SORTE

2006-11-02 00:53:07 · answer #2 · answered by criativa 1 · 0 0

vivemos um tempo que é necessário ter disciplina,se for preciso não aparte a vara do seu filho diz a bíblia,pois tem momento que eles não querem ouvir e você como mãe tem que se fazer ouvir.você não acha converse não ouviu use a sua altoridade de mae e mostre quem manda,um beijo

2006-11-02 00:35:09 · answer #3 · answered by MAP 1 · 0 0

Bem Rosilane,eu tenho dois filhos adolescentes. A ultima fez que castiguei meus filhos com uma leve surra, foi quando tinham menos de 5 anos. De la para ca, sempre conversamos muito, antes mesmo de eles cometerem algum erro. Quando isso acontecia, fazíamos reunião em familia e debatíamos o por que do erro! O próprio filho avaliava o que ele deveria fazer para compensar o que fez! Parece um jeito estranho, mas funcionou. Ate o momento não temos problemas com eles, e fazemos tudo juntos! Por favor observe as companhias de seus filhos!

2006-11-01 22:29:59 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Rosilane, a educação é feita de acordo com a criação de cada família ou seja de geração em geração. Com certeza há muitos modos de agir seu, que é semelhante ao que seus pais faziam e outros, por ver que seus pais agiam de forma agressiva demais vc acaba agindo de uma forma mais aberta e com mais diálogo. Eu acho legal este modo seu, converse sempre primeiro, mas não de um jeito durão, tipo: "Eu sou sua mãe, sei o que é certo e errado e vc é obrigado a me respeitar", Não!!! Mas de uma forma em que vc e ele fale, que ele exponha o porque de está agindo dessa forma e vc exponha o porque está chateada com isso, deste modo você e ele estará crescendo e aprendendo juntos, e juntos farão de tudo para ver o "próximo feliz". Pense nisso.

2006-11-01 21:45:54 · answer #5 · answered by Naiara 1 · 0 0

Realmente não basta punir, é importante dizer o motivo e mostrar como fazer diferente. A sua sugestao é boa.

2006-11-01 21:43:06 · answer #6 · answered by Gel Almeida 3 · 0 0

Eh isso mesmo. Infelizmente na idade deles, nao existe outra forma capaz de faze-los refletir do que esta.
Assim, independente do dialogo que eh o principal, devemos agir retirando aquilo que lhes eh importante. Trata-se de uma licao pratica.

2006-11-01 21:37:32 · answer #7 · answered by alcirflorentino 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers