English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que você achou da forma como ele considera os fatos e a experiência íntima e original de cada pessoa poder perceber e entender o mundo a sua volta?

2006-11-01 08:56:33 · 5 respostas · perguntado por Peregrino 6 em Artes e Humanidades Filosofia

5 respostas

Caro Pedro,
Krishnamurtti foi sem dúvida um dos avatares exponenciais que de tempos em tempos reencarnam na terra com o intuito de trazer luz, esperança e direcionamento a nós, pobres e incultos seres mortais.
Descoberto aos 13 anos por Charles Leadbeater, da Sociedade Teosófica, tentaram lhe impigir o título de "Instrutor do Mundo", fundando a "Ordem Internacional Estrela do Oriente".
Mas desde cedo Krishnamurtti fez valer sua forte independência e distanciamento de todos dogmas e religiões. Aos poucos desvencilhou-se de seus antigos tutores e criou um caminho próprio e único. Rapidamente ele viria a emergir para o mundo como um Mestre excepcional e descompromissado.
Seus livros e palestras não se ligam a nenhuma religião específica, seus escritos e direcionamentos não podem ser enquadrados como orientais ou ocidentais, mas sim ao mundo em sua totalidade.
"Afirmo que a Verdade é uma terra sem caminho. O homem não pode atingi-la por intermédio de nenhuma organização, de nenhum credo (...) Tem de encontrá-la através do espelho do relacionamento, através da compreensão dos conteúdos da sua própria mente, através da observação. (...)"

Durante o resto da sua existência, foi rejeitando insistentemente o estatuto de guia espiritual que alguns tentaram atribuir-lhe. Continuou a atrair grandes audiências por todo o mundo, mas recusando qualquer autoridade, não aceitando discípulos e falando sempre como se fosse de pessoa a pessoa. O cerne do seu ensinamento consiste na afirmação de que a necessária e urgente mudança fundamental da sociedade só pode acontecer através da transformação da consciência individual. Isto ilustra sua pergunta, onde cada ser humano é fonte vital de conhecimento e poder de transmutação, entendendo, interagindo e transformando o mundo a sua volta de maneira própria a cada um. Abaixo segue sua bibliografia completa:

A Busca (Poemas)

Cartas às Escolas

Comentários Sobre Viver

O Despertar da Sensibilidade

Diálogos Sobre a Vida

Diálogos Sobre a Visão Intuitiva

Diário de Krishnamurti

Vida e Morte de Krishnamurti

A Educação e o Significado da Vida

A Eliminação do Tempo Psicológico

Ensinar e Aprender

A Essência da Maturidade

Fora da Violência

O Futuro da Humanidade

O Futuro é Agora

Libertação dos Condicionamentos

Liberte-se do Passado

O Mistério da Compreensão

O Mundo Somos Nós

Novo Acesso à Vida

Novo Ente Humano

Novos Roteiros em Educação

Onde Está a Bem-Aventurança

O Passo Decisivo

Palestras com Estudantes Americanos

A Primeira e Última Liberdade

A Questão do Impossível

A Rede do Pensamento

Reflexões Sobre a Vida

Sobre o Amor e a Solidão

Sobre o Aprendizado e o Conhecimento

Sobre o Conflito

Sobre Deus

Sobre Liberdade

Sobre o Medo

Sobre a Mente e o Pensamento

Sobre a Natureza e o Meio Ambiente

Sobre Relacionamentos

Sobre a Verdade

Sobre a Vida e a Morte

Sobre o Viver Correto

Uma Nova Maneira de Agir

O Verdadeiro Objetivo da Vida

O Vôo da Águia

Acampamento em Omnen,Holanda 1937/38

Finalizo dizendo que Krishnamurti foi um homem além de seu tempo e que o legado de seus ensinamentos demorarão algumas décadas ainda para serem assimilados, compreendidos e praticados pela humanidade.
Abraços, Moran.

2006-11-02 00:50:24 · answer #1 · answered by Moran 5 · 1 0

Acho muito interessante a maneira como ele vê o amor. Porém, já tentei aplicar isso na minha vida e achei impossível, ao menos para mim. É algo que transcende minha capacidade humana. Também o doar-se sem querer ser reconhecido. O reconhecimento é algo que todos desejamos, mesmo que seja um pouco. Krishnamurti prega que devemos fazer o bem por amor aos outros e só, sem qualquer desejo mesmo de felicidade por termos feito o bem. Isso me parece impossível de ser realizado, pois, no momento em que realizamos algo de bem, ficamos extremamente satisfeitos conosco. Infelizmente, mesmo que a intenção final não seja a de fazermos por nós, acabamos, sim, fazendo por nós e isso é egoísmo. No próprio ato de doar estamos sendo egoístas. É algo muito profundo isso que ele fala. E muito correto também. Porém, apenas pessoas de espírito muito elevado conseguem aplicar seus ensinamentos.
Quanto a perceber o mundo, lembro-me de ter lido sobre a natureza e todos os seres vivos. Ele diz para prestarmos atenção em tudo. É difícil nos dias atuais. Passamos correndo por todos os lugares e perdemos o contato com a natureza. mas gosto de seu pensamento.

2006-11-01 17:13:23 · answer #2 · answered by Tati 3 · 1 0

Já li. Ele aborda os temas fundamentais da tradição filosófica hindu, trocando-os em miúdos, numa lingaugem não técnica cessível a qualquer pessoa.

2006-11-01 18:43:52 · answer #3 · answered by tubalcain1733 7 · 0 0

Adoro ele. É meu guru, apesar dele ser contra as doutrinas.
Tenho dois livros que é: MUTAÇÃO INTERIOR E LIBERTANDO
DO PASSADO. Vale a pena conhecer os seu pensamentos e
as dicas da vida humana.
bjos.

2006-11-01 17:28:42 · answer #4 · answered by aninha 6 · 0 0

krish o q

2006-11-01 16:58:12 · answer #5 · answered by Aldinhu 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers