A curvatura do espaço na teoria da relatividade de Einstein dar para entender, mas como curvar o tempo? O que é curvar o tempo? Pode dar um exemplo prático de curvatura do tempo?
2006-11-01
08:18:32
·
6 respostas
·
perguntado por
EVANDRO A
1
em
Ciências e Matemática
➔ Física
Diz-se que o tempo passa mais lento para um corpo a medida que sua velocidade se aproxima da velocidade da luz, entretanto o tempo é inversamente proporcional a velocidade( v= variação espaço./ variação tempo). Aumentando a velocidade encurta-se o tempo e não prolonga o tempo. A gravidade deforma o espaço(a materia, por uma força invisível - gravidade, muda a trajetória do corpo que passa próximo dele, assim como faz um imã com um metal.Agora como a velocidade ou a gravidade faz para deformar o tempo?Porque o tempo passa mais lento a medida que a velocidade de um corpo se aproxima da velocidade da luz?
2006-11-02
03:14:06 ·
update #1
Ok, Evandro, acho que agora entendi a sua dúvida.
Você está pensando como Newton, não como Einstein. Por isso está difícil de entender. Entender a teoria da relatividade é um pouco difícil no começo, porque requer uma mudança de paradigma. Você deve conseguir se livrar de um conceito da física clássica que diz (implicitamente) que o tempo é constante e igual para todos. Einstein só conseguiu elaborar sua teoria porque questionou isso, e você também deve questionar.
O princípio da relatividade é muito simples: a velocidade da luz é constante igual a 300.000km/s independente de qual referencial você adote. Pense na seguinte situação: Você está parado e vê um raio de luz passando. Esse raio de luz, para você, está a 300.000km/s. Logo em seguida, você vê um foguete passando na mesma direção e sentido do raio de luz a 280.000km/s. Se você pensar como Newton, dirá: "O raio de luz está a 20.000km/s em relação ao foguete". Mas isso não é verdade. A teoria da relatividade diz que esse raio de luz estará a 300.000km/s em relação ao foguete também.
A princípio isso dá um nó na cabeça. Como é possível? Einstein perguntou isso também, e mergulhou na matemática para chegar à conclusão que isso só seria possível se, para o foguete, você esticasse o tempo e encurtasse o espaço. Quando ele começou a incluir o cálculo da energia nessa bagunça toda, chegou à conclusão de que a massa do foguete aumenta. Na época as conclusões pareciam absurdas, porém começaram a explicar alguns fenômenos observados pelos astrônomos.
Quanto à gravidade, Einstein extendeu suas descobertas, aplicando-as a referenciais não inerciais (sujeitos a uma força externa), e descobriu, através de cálculos matemáticos, que o efeito de um campo gravitacional era o mesmo de um corpo em movimento, ou seja, sua massa aumenta, seu volume diminui e seu tempo corre mais lentamente. Ele atribuiu a isso ao que ele chamou de curvatura espaço-tempo.
Só para constar, minha resposta anterior foi a seguinte:
A teoria geral da relatividade de Einstein fala sobre curvatura do espaço-tempo, não apenas do espaço. O tempo faz parte do sistema de coordenadas tetradimensionais do universo e não dá para tratá-lo separadamente do espaço. O exemplo prático é exatamente os campos gravitacionais, mencionados nas respostas à sua pergunta anterior.
Sua questão no entanto me deixou intrigado e fiz uma breve pesquisa a respeito para saber se alguém já mencionou curvatura apenas do tempo. A esmagadora maioria das respostas à pesquisa tratavam da relatividade geral e na curvatura espaço tempo. A única referência que achei foi um quadro intitulado "Curvatura do tempo" do artista português Francisco Tellechea.
Vou continuar pesquisando e se achar algo lhe comunico.
2006-11-01 08:55:11
·
answer #1
·
answered by Dario 5
·
1⤊
0⤋
Evandro
Por incrivel que pareça a teoria da relatividade se baseia numa constante que é a velocidade da luz. 300.000km/s.
De forma simples; se você conhece a formula: V= e/t (velocidade = espaço sobre tempo). considere agora esta velocidade(no caso a da luz) como fixa, automaticamente qualquer alteração no espaço obriga uma alteração no tempo para que a formula permaneça verdadeira.
Se você pensar num trem em movimento com um feixe de luz aceso no teto do vagão. não será dificil perceber que o espaço percorrido pelo feixe de luz será diferentemente percebido por observadores dentro e fora do vagão. Devido ao movimento do trem o trajeto da luz se mostrará inclinado para o observador na plataforma; mas vertical para o passageiro do vagão, ou seja o espaço percorrido pela luz seria aparentemente maior para o observador da plataforma. Sabendo que a velocidade da luz é constante; ou seja: os 300.000 km/s não se somarão a velocidade do trem, já que pelo que se sabe nada é mais veloz que a luz, nem ela mesma, a única conclusão lógica é que, já que o espaço se deforma, simultaneamente o tempo se deformará, para compensar a velocidade constante da luz dentro da formula V = e/t
Espero que tenha sido simples o suficiente.
Um abraço!
2006-11-01 22:21:53
·
answer #2
·
answered by Souassim 4
·
0⤊
0⤋
Se vc tiver paciência de ler o livro "Uma Breve História do Tempo" ou "O Universo Numa Casca de Noz" do Stephen Hawking vc pode ficar sabendo melhor sobre isso tudo. Mas de qualquer maneira vou tentar algo: vc lembra daquele "E=mc2"? Significa que energia é igual a massa x a velocidade x a velocidade. Conforme as boas explicações acima, a dimensão do espaço-tempo pode ser curvada por grandes quantidades de energia. Desse modo, muita massa junta (buraco negro) ou muita velocidade deformam essa dimensão de forma que o tempo "passa mais devagar" nesta situação - 1min da vida de um buraco negro é igual a algumas centenas de anos aqui na terra.
Sacou?
2006-11-01 20:59:17
·
answer #3
·
answered by GG 2
·
0⤊
0⤋
Curvatura no tempo segundo Estein é porque o tempo não é absoluto ele depende da velocidade(altas velocidades) quanto mais próximo da velocidade da luz o corpo estiver mais devagar o tempo passa.Existe tambem a curvatura no espaço provocada pela massa dos corpos(massas muito grandes)
2006-11-01 19:34:55
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A teoria de Einsten fala da curvatura do espaço-tempo, como já mencionado. Um exemplo pratico seria o buraco negro que distorce o espaço-tempo.
2006-11-01 17:33:59
·
answer #5
·
answered by Car 1
·
0⤊
0⤋
Pela teoria da relatividade de Einstein, o tempo não é absoluto (na verdade nada é!). A curvatura do tempo seria a diferença do seu curso em difrentes locais. Melhor dizendo, o tempo pode correr mais rápido ou mais lentamente dependendo da velocidade do corpo aque se refere e da sua gravidade.
2006-11-01 16:42:07
·
answer #6
·
answered by aislansirino 1
·
0⤊
0⤋