English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Que serviços existem entre a camada de enlace e a camada de rede?

2006-11-01 06:35:12 · 4 respostas · perguntado por sue 1 em Computadores e Internet Redes de Computadores

4 respostas

O NIVEL DE ENLACE

OBJETIVO: é detectar e opcionalmente corrigir erros que por ventura ocorra no nível físico, convertendo em um canal de transmissão confiável para o uso do nível de rede.
TECNICA UTILIZADA:
Partição da cadeia de bits a serem enviados ao nível físico, em quadros, cada um contendo alguma forma de redundância para detecção de erros.
FUNÇÕ ES DO NIVEL DE ENLACE:
Criar e reconhecer os limites dos quadros.
METODOS UTILIZADOS NA DELIMITAÇÃO DOS QUADROS:
Contagem de caractere
Transparência de caractere
Transparência de bits
Detecção de quadros pela violação de códigos de sinal no meio físico.
Em geral, quase todos protocolos de nível de enlace incluem bits de redundância em seu quadros para detecção de erros, mas não a sua correção, devido ao fato da detecção e retransmissão requererem menos bits de redundância do que a correção.
COMO EVITAR QUE O TRANSMISSOR ENVIE AO RECEPTOR MAIS DADOS DO QUE TEM CONDIÇÕES DE PROCESSAR:
É evitado com a utilização de algum mecanismo de controle de fluxo que possibilita ao transmissor saber qual é o espaço disponível no buffer do receptor em um dado momento.
É função do nível de enlace detectar e , opcionalmente, corrigir os erros que por ventura ocorram no nível físico.
Para executar essa função a cadeia de bits enviada ao nível de enlace é organizada em conjuntos de bits denominados quadro. Na contagem dos quadros, o nível de enlace acrescenta uma sequência de bits adicionais denominados Frame Check Sequence (FCS), cuja função é permitir a detectação de erros.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DO NÍVEL DE ENLACE

A delimitação de quadros e o controle de erros são as principais funções do nível de enlace. Outra função normalmente realizada nesse nível é o controle do fluxo de transmissão no enlace. Nesta seção mostraremos as técnicas mais usadas para a realização dessas funções.
Delimitação de Quadros
Para criar e reconhecer os limites dos quadros são basicamente quatro métodos:
Contagem de caracteres;
Transparência de caracteres;
Transparência de bits;
Violação de códigos.
Controle de Erros no Enlace
O nível de enlace, além de detectar erros que acorrem no nível físico, pode, opcionalmente, fornecer mecanismos para corrigí-los. Para garantir transmissões confiáveis através de retransmissões, o procedimento em geral utilizado é fazer com que o destinatário de um quadro envie ao remetente quadros especiais carregando avisos de reconhecimento positivo indica que o quadro chegou cretamente ao seu destino, por outro lado o reconhecimento negativo indica que o quadro chegou com erros o destino e deve ser enviado novamente.
Para tratar erross qque destroem completamente os quadros ( de informação ou de reconhecimento) ou modificam o campo endereço de origem, ao enviar um quadro, o transmissor utiliza temporizador para medir um intervalo de tempo (timout) suficiente para que o quadro chegue ao seu destino, seja processado, o reconhecimento seja enviado e chegue ao transmissor. Se o reconhecimento não chegar dentro desse intervalo de tempo o quadro é retransmitido, evitando que o transmissor fique parado indefinidamente à espera do reconhecimento. Nessa técnica, como os quadros podem ser transmitidos mais de uma vez, eles são numerados para permitir que o receptor possa distinguir quadros originais de cópias.
CONTROLE DE FLUXO DE ENLACE
A primeira pergunta que nos vem a mente é para que esse controle de fluxo de enlace é para quando o transmissor enviar quadros mais depressa que o receptor possa receber. Encontrando diante deste problema teremos que introduzir um mecanismo de controle de fluxo para compatibilizar as velocidades do transmissor e do receptor.
Quando o (n = 1),o próprio mecanismo de retransmissão controla o fluxo. E quando o (n> 1) o controle de fluxo é feito com base em quadros especiais e em janelas de transmissão e recepção. A utilização das janelas para controle de erros e o fluxo de quadros nesses protocolos, faz com que eles sejam classificados como protocolo de janela deslizante. O número máximo de quadros que o transmissor pode enviar é determinado pela largura T de sua janela de transmissão, assim como o número de quadros que o receptor pode receber é determinado pela largura R de sua janela de recepção.
Tipos de serviço
O nível de enlace pode fornecer ao nível de redes três tipos de serviços:
Serviço sem conexão e sem reconhecimento: esse tipo de serviço é apropriado ás redes onde a taxa de erro no nível físico é baixíssima, ficando assim essa responsabilidade para os níveis superiores, lembrando que esse serviço não é confiável. Esse serviço também se adequa a aplicações onde a demora na produção produz piores efeitos do que a perca de pequenas parte dos dados. Ex. transmissão de voz em tempo real.
Serviço sem conexão e com reconhecimento: já neste tipo de serviço é usado quando você quer transmitir um volume de dados de forma confiável. Neste caso não vale apenas usar o serviço orientado á conexão porque o tempo gasto para estabelecer a conexão é significativo em relação ao tempo efetivamente gasto com a transmissão de dados, ou seja, este tipo de serviço é para quando você quer usar poucos dados.
Serviço orientado á conexão: neste tipo de serviço você tem a garantia de que são entregues os quadros ao receptor sem erros e na ordem em que forem enviados, isto é o meio naquele momento é seu.
MULTIPLEXAÇÃO
Ocorre a multiplexação pelo fato de eu multiplexar vários usuários do nível de rede através dos SAPs de enlace.
NÍVEL DE REDE
REDES PONTO A PONTO(parcialmente ligados) - o nível de rede esta ligado ao roteamento e seus efeitos, como, por exemplo, controle de congestionamento.
REDES DO TIPO DIFUSÃO – com uma única rota, devido à existência de um único canal, a função principal desse nível torna-se irrelevante.
FILOSOFIAS QUANTO AO SERVIÇO OFERECIDO PELO NIVEL DE REDE:
Datagrama
Circuito virtual
SERVIÇO DE DATAGRAMA(serviço não-orietado à conexão) – cada pacote não tem relação alguma de passado ou futuro com qualquer outro pacote, devendo assim carregar, de uma forma completa, seu endereço de destino. O roteador é calculado toda vez que um pacote tem que ser encaminhado por um nó da rede.
SERVIÇO DE CIRCUITO VIRTUAL(serviço orientado a conexão) – é necessário que o transmissor primeiramente envie um pacote de estabelecimento de conexão. A cada estabelecimento é dado um numero, correspondente ao circuito, para uso pelos pacotes subsequentes com o mesmo destino e pertencem a uma única conversação não são independentes.

2006-11-01 08:06:10 · answer #1 · answered by Marcio 4 · 0 0

veja nesse link:
http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_modelo_osi.php

2006-11-04 12:27:00 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Mandou bem márcio

2006-11-03 13:16:10 · answer #3 · answered by ► Dr. X ◄ 5 · 0 0

Na verdade são 7 camadas. Esse é o modelo OSI.
Física
Enlace de dados
Rede
Transporte
Sessão
Apresentação
Aplicação

2006-11-01 14:48:51 · answer #4 · answered by GCF 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers