English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

Isto parece um contra senso de difícil aplicabilidade. Quando a inflação é grande os juros são altos e vice versa! Inflação baixa e juros altos.... é difícil! É que os juros só são altos para incentivarem à poupança e assim retirar poder de compra às famílias para aliviar a demanda sobre uma oferta sem capacidade de resposta. Se a inflação for controlada, já é possível descer a taxa de juro, tornando o dinheiro mais barato e incentivando assim o investimento, sobretudo no aumento da capacidade produtiva. E havendo mais oferta de bens já o aumento do consumo não irá provocar um surto inflacionista !

2006-11-02 10:36:34 · answer #1 · answered by R Campos 5 · 0 0

Alguns economitas defendem que a inflação não voltaria, caso o governo decidice baixar a taixa de juros. Isso porque os maiores responsáveis pelos aumentos de inflação, ou seja, os custos que tem maior peso no cálculo, são de tarifas regulamentadas, como enérgia elétrica, gasolina. Além disso, o governo tem mecanismos para impedir aumentos excessivos no preço de outros produtos como alimentos, etc...

2006-11-01 14:23:22 · answer #2 · answered by Matheus/Tita 3 · 0 0

São inúmeras as consequências, algumas boas outras nem tanto.
No ano de 2005, o governo (nós, os contribuintes) pagou de juros para o sistema financeiro aproximadamente 110 bilhões de reais ( os bancos adoraram), se os juros fossem a metade o governo teria uma redução nesta despesa de aproximadamente 55 bilhões de reais.
Compare agora.
O orçamento da educação esta por volta de 7 bilhões, o da saúde 9 bilhões, a contrução do Rodoanel 12 bilhões, o programa social do governo ( bolsa-isso, bolsa-aquilo, bolsa-etc.), 7 bilhões. Lembrando que na ponta de cada instituição citada sempre acaba ocorrendo a expansão de vagas para trabalho.
Por outro lado , enquanto os bancos estiverem ganhando com o governo , não há interesse em redução da taxa.
Havendo a redução da taxa, isto é baixando o custo do dinheiro, aumenta a procura e também a concorrência entre bancos, isto é interessante para o consumidor, mas . . .
se esse consumidor passar a gastar mais e aquecer a economia resultando na elevação de preços, não tenha dúvida que as taxas voltam a subir.
Artigo recomendado
http://br.geocities.com/sousaraujo/textos/selic.htm

2006-11-01 13:27:59 · answer #3 · answered by comandante 7 · 0 0

com a baixa dos juros facilitaria o credito e criaria um endividamento pela corrida ao crediário, com maior procura de produtos o aumento dos preços pela lei lógica de mercado, por outro lado por ser o brasil um pais de economia de risco, a queda dos juros espantaria o investimento externo por conta da baixa dos lucros (dinheiro que o brasil precisa), ainda assim conseguindo manter as reservas internas, baixando os juros gradativamente , mantendo a credibilidade externa, e conscientizando o mercado, a queda dos juros aumentaria os investimentos na produção, empregando mais gente e estimulando o crescimento da economia

2006-11-01 13:13:27 · answer #4 · answered by evandro e 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers