English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-01 04:49:28 · 5 respostas · perguntado por mirele b 1 em Ciências Sociais Economia

5 respostas

Pense no seguinte. Se um pequeno empreendedor quer montar seu negócio ele precisa de capital. Raramente temos toda a grana disponível e acabamos contando com linhas de crédito para ter o necessário para o começo.

Se as taxas de juros são altas acontecem alguns fenômenos:

1 - O empreendedor fica ressabiado em pegar o crédito, pois não sabe se vai poder pagar
2 - Se ele pega, quase todo o lucro da empresa vai para o pagamento do crédito e dos juros, o que faz a empresa crescer muito pouco, e muitas vezes até diminuir.

Se isso tudo acontece, nós temos menos empresas sendo criadas, logo, menos postos de emprego sendo gerados.

Outra consequência dos juros altos é que se você vai fazer uma compra maior, por exemplo uma casa, ou um carro, na maioria das vezes também depende de linhas de crédito. Se os juros são altos, você não se arrisca a comprar se não sabe se vai poder pagar. Até porque tem menos postos de trabalho aparecendo, então o mercado vende menos e acaba tendo que cortar despesas (leia empregos) e acaba esfriando. E lá se vai o crescimento econômico.

2006-11-01 05:00:53 · answer #1 · answered by Gabriel P 4 · 0 0

É tudo muito simples. Uma taxa de juro alta torna o dinheiro mais caro e portanto não promove o investimento, logo não cresce a economia. No entanto, a explicação para uma taxa de juro alta, é fundamentada numa inflação também alta. Ou seja a demanda de produtos é maior do que a oferta dos mesmos, logo os preços sobem, as famílias endividam-se, as empresas fecham porque não têm dinheiro para repor Stokes cada vez mais caros, enfim, uma espiral nada consentânea com o crescimento da economia.
No entanto, para que seja possível a baixa da taxa de juro tem que, previamente, a economia dar sinais de querer recuperar. Ou seja, a capacidade produtiva tem que mostrar que está a crescer e apta a acompanhar a demanda reduzindo o processo inflacionista. Sendo assim, estabelecer-á um novo equilíbrio macro econômico impulsionando a economia para taxas de crescimento superiores.
De notar ainda, que taxas de juro elevadas, atraem capitais estrangeiros especulativos que, ao cobrarem juros, fazem sair divisas do país e portanto aumentar a dívida pública .

2006-11-03 17:36:08 · answer #2 · answered by R Campos 5 · 0 0

É o dito efeito dominó. O dinheiro torna-se mais caro no sentido de financiamentos, abertura de créditos, empréstimos a empresas e pessoal, sendo assim os investimentos de empresas ou aquela reforma ou construção tornam-se adiadas ou mais caras o que refrea a economia em geral. Você prefere pegar empréstimo a 2% ou a 13,75% a.m.? Se o dinheiro está a "baixo custo" todos gastam mais e consequentemente todos vendem mais, empresas, industrias, exportações. Aumentam-se vagas de empregos. Mas o governo faz o custo do juros aumentar para que se breque o consumo pois consumo elevado gera especulação de preços e assim a "infração". Complicado mas é isso.

2006-11-01 13:15:49 · answer #3 · answered by Alex 3 · 0 0

Pelo meu "enorme "conhecimento de economia,elas tem uma relação inversa,quanto maior a taxa de juros ,menor o crescimento economico.
ASSIM FALOU ZARATUSTRA.

2006-11-01 12:54:58 · answer #4 · answered by c0ncheta 2 · 0 0

nada

2006-11-01 12:51:59 · answer #5 · answered by david12barreto 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers