English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Olá, tenho uma dúvida técnica:
Suponha um compasso comum 4/4. Cada semínima eu divido em três (tercina). Obviamente as 4 notas do compasso se tornarão 12. Ainda assim ele é um 4/4. Se por acaso eu quiser criar um compasso quebrado removendo a última nota do compasso anterior (agora com 11 notas), qual será a classificação deste novo compasso?? É impossível classificá-lo?? Um possível recurso seria ajustar um novo BPM para que as tercinas se tornem colcheias, mas toda a estrutura da linha de batera ao fundo, que é bem reta ficará bagunçada. Alguém tem uma solução?? Obrigado

2006-11-01 04:17:56 · 2 respostas · perguntado por Leonardo U 2 em Entretenimento e Música Música

2 respostas

Kra sua pergunta eh interessante.
Mas imagine o seguinte : se vc pensar em tercinas num compasso quaternário, estará na realidade falando de um compasso composto. Assim, um compasso 4/4, tornando-se composto é classificado como 12/8 (tipo muito comum em shuffles e swings diversos).
Se vc retirar uma tercina, pensará num compasso "11/8" o que não é nem um pouco comum, e aos ouvidos da grande maioria dos ouvintes, parecerá que a música está 'faltando um pedaço', será difícil a sua assimilação. Sem contar que eliminar a última tercina do último tempo do compasso, dependo da frase q vc estiver imaginando, vai ser algo bem difícil de executar....Qto a classificação, não há, basta chama-lo de um compasso de "11" (assim como um de 5, 7 etc.)
E qto ao metrônomo, lembre q ele lhe dará a pulsação, ou seja, o andamento da música, não a sua subdivisão....
Espero ter ajudado.

2006-11-01 06:07:21 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

O compasso quebrado você classifica como "lixo" e a tercina pode jogar fora também, falô....................

2006-11-01 12:26:23 · answer #2 · answered by Ricardão 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers