English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-01 04:12:04 · 22 respostas · perguntado por baby 1 em Ciências Sociais Psicologia

22 respostas

Na minha opinião é um dos piores defeitos de uma pessoa.

2006-11-01 04:16:07 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 1

Egoísmo é um desvio de conduta.
O egocêntrico só pensa nele mesmo "ele" é o centro. Isso já vem desde a infância. O comportamento na infância deve ser observado, é aquela criança que não reparte nada com ninguém, não quer ser o último, quer estar em todas ...mimado demais... enfim começa por aí. Se os pais e as pessoas mais próximas( professores e familiares), não souberem lidar com a situação e reverter o quadro... provavelmente será um adulto egoísta, egocêntrico, continuará pensando que o mundo gira a volta dele e fará outras pessoas infelizes.

2006-11-04 17:04:19 · answer #2 · answered by sunshine 6 · 1 0

claro que sim!!!
sem compartilhação do que se tem,é difícil se viver ,pois sempre estamos precisando de algúem,e alguém pecisando de nós,não tem muito segredo,isso é a lei da vida e não tem como fugir dela.

2006-11-02 12:22:52 · answer #3 · answered by sara jany 1 · 1 0

Entenda uma coisa. Você ou qualquer outro, sozinho, não é nada.

Se fôssemos todos egoístas não estaríamos vivos, não teríamos a tecnologia que temos hoje e tudo mais do que desfrutamos feito ou manipulado pelo homem.

2006-11-01 10:03:21 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Dentre os vícios, o que se pode considerar radical, temo-lo dito muitas vezes: é o egoísmo. Daí deriva todo mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo. Por mais que lhes deis combate, não chegareis a extirpá-los, enquanto não atacardes o mal pela raiz, enquanto não lhe houverdes destruído a causa. Tendam, pois, todos os esforços para esse efeito, porquanto aí é que está a verdadeira chaga da sociedade. (Ver: Sociedade moderna)

Quem quiser, desde esta vida, ir aproximando-se da perfeição moral, deve expurgar o seu coração de todo sentimento de egoísmo, visto ser o egoísmo incompatível com a justiça, o amor e a caridade. Ele neutraliza todas as outras qualidades.

O egoísmo se enfraquecerá à proporção que a vida moral for predominante sobre a vida material e, sobretudo, com a compreensão, que o Espiritismo vos faculta, do vosso estado futuro, real e não desfigurado por ficções alegóricas. Quando, bem compreendido, se houver identificado com os costumes e as crenças, o Espiritismo transformará os hábitos, os usos, as relações sociais. O egoísmo assenta na importância da personalidade. Ora, o Espiritismo, bem compreendido, repito, mostra as coisas de tão alto que o sentimento da personalidade desaparece, de certo modo, diante da imensidade. Destruindo essa importância, ou, pelo menos, reduzindo-a às suas legítimas proporções, ele necessariamente combate o egoísmo.

O choque, que o homem experimenta, do egoísmo os outros é o que muitas vezes o faz egoísta, por sentir a necessidade de colocar-se na defensiva. Notando que os outros pensam em si próprios e não nele, ei-lo levado a ocupar-se consigo, mais do que com os outros. Sirva de base às instituições sociais, às relações legais de povo a povo e de homem a homem o princípio da caridade e da fraternidade e cada um pensará menos na sua pessoa, assim veja que outros nela pensam. Todos experimentarão a influência moralizadora do exemplo e do contacto.

Em face do atual extravasamento de egoísmo, grande virtude é verdadeiramente necessária, para que alguém renuncie à sua personalidade em proveito dos outros, que, de ordinário, absolutamente lhe não agradecem. Principalmente para os que possuem essa virtude, é que o reino dos céus se acha aberto. A esses, sobretudo, é que está reservada a felicidade dos eleitos, pois em verdade vos digo que, no dia da justiça, será posto de lado e sofrerá pelo abandono, em que se há de ver, todo aquele que em si somente houver pensado.
Fundando-se o egoísmo no sentimento do interesse pessoal, bem difícil parece extirpá-lo inteiramente do coração humano. Mas, à medida que os homens se instruem acerca das coisas espirituais, menos valor dão às coisas materiais. Depois, necessário é que se reformem as instituições humanas que o entretêm e excitam. Isso depende da educação.
Louváveis esforços indubitavelmente se empregam para fazer que a Humanidade progrida. Os bons sentimentos são animados, estimulados e honrados mais do que em qualquer outra época. Entretanto, o egoísmo, verme roedor, continua a ser a chaga social. É um mal real, que se alastra por todo o mundo e do qual cada homem é mais ou menos vítima. Cumpre, pois, combatê-lo, como se combate uma enfermidade epidêmica. Para isso, deve-se proceder como procedem os médicos: ir à origem do mal. Procurem-se em todas as partes do organismo social, da família aos povos, da choupana ao palácio, todas as causas, todas as influências que, ostensiva ou ocultamente, excitam, alimentam e desenvolvem o sentimento do egoísmo.

O homem deseja ser feliz e natural é o sentimento que dá origem a esse desejo. Por isso é que trabalha incessantemente para melhorar a sua posição na Terra, que pesquisa as causas de seus males, para remediá-los. Quando compreender bem que no egoísmo reside uma dessas causas, a que gera

o orgulho,

a ambição,

a cupidez,

a inveja,

o ódio,

o ciúme, que a cada momento o magoam, a que perturba todas as relações sociais, provoca as dissensões, aniquila a confiança, a que o obriga a se manter constantemente na defensiva contra o seu vizinho, enfim a que do amigo faz inimigo, ele compreenderá também que esse vício é incompatível com a sua felicidade e, podemos mesmo acrescentar, com a sua própria segurança. E quanto mais haja sofrido por efeito desse vício, mais sentirá a necessidade de combatê-lo, como se combatem a peste, os animais nocivos e todos os outros flagelos. O seu próprio interesse a isso o induzirá.

ok

2006-11-01 09:36:48 · answer #5 · answered by M.M 7 · 1 0

O egoismo é defeito , sim. Independentente do grau.

2006-11-01 05:12:37 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 0

Sim...mas todo ser humano é um egoista nato...

2006-11-01 04:23:24 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Com certeza!! E conviver com pessoas egoistas é uma chatice.

2006-11-01 04:22:50 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 0

É e por sinal um grande defeito.

2006-11-01 04:22:17 · answer #9 · answered by Vida 3 · 1 0

Eu entendo como defeito, as vezes como doença e do meu ponto de vista é ridiculo.

2006-11-01 04:21:46 · answer #10 · answered by Marcos D. Almeida 4 · 1 0

é..e muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito ruim.

2006-11-01 04:20:16 · answer #11 · answered by eduardo 4 · 1 0

fedest.com, questions and answers