que foi um revolucionário argentino e médico.....veja o filme: diário de motocicleta relata um pouco a vida dele!
2006-11-01 02:51:44
·
answer #1
·
answered by wendell a 7
·
1⤊
1⤋
O que se pode dizer de um assassino que tem em seu currículo ter deixado Cuba um dos países mais pobres do mundo? Isso só já bastaria. Biografias de crápulas e monstros dessa estirpe não merece demais comentários, não vale a pena. Vamos deixá-lo na lata do lixo de onde nunca deveria ter saído.
2006-11-04 19:20:25
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
esse cara devia sere um segundo Lula que nunca fez nada que prestasse so fazia confusão por isso acabou como acabou
2006-11-04 15:30:27
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Um idiotazinho que ao invés de levar sua vidinha de médico, saiu pela américa aprontando e matando e se escondendo nas selvas sul americans, até ser traído por FIDEL CASTRO, seu amigo pessoal, CASTRO o denunciou aos EUA.Foi cercado e assasinado nas selvas da SIERRA MADRE, onde se escondia.após a morte de GUEVARA, FIDEL volta pra cuba e promove a "REVOLUÇÃO CUBANA"apoiado pela URSS, permanece até hoje no poder para atraso e miséria da população CUBANA que o venera como um lider(essa liderança é forçada pois até hoje funciona a cortina de ferro que pune,prende,assassina,exila,persegue a pobre gente cubana.Esse país é hoje um dos paises que tem um dos mais fracos IDH. OBS: O NOSSO PRESIDENTE É AMIGO PESSOAL DESSE SUJEITO FIDEL CASTRO.
2006-11-02 12:34:40
·
answer #4
·
answered by JOSE ORIGINAL 2
·
0⤊
0⤋
Ao Eterno CHE. é muito bom este texto.
Meus olhos transbordam de lágrimas, meu coração acelera, fico nervoso, ansioso quando me lembro de você. Como mudei, como mudei meus pensamentos e meu comportamento ao ler sobre você. Todos nós precisamos ler sobre ti, Ernesto. E descobrir que é possÃvel sem bom e amar a justiça sem temor. Descobrir como ter esperança e coragem de fazer das coisas simples um grande sonho e desse sonho, uma grande conquista. Descobrir como é possÃvel amar sem esperar receber em troca.
Che, acho que você nasceu no mundo errado. Ãs vezes penso em suas lutas em Sierra Mestra ao lado de Fidel entre os arbustos, ferido, longe de casa e da famÃlia, em meio ao mato alto, sujo e sacrificado e em troca, nada quis. Ãs vezes imagino como conseguiu abrir mão de uma vida próspera em sua terra natal em troca da luta por um povo, o povo latino-americano. Mas agora, pensando melhor, acredito que você, Ernesto, nasceu no mundo certo e no continente correto, pois se não fosse assim, caro amigo, quantos jovens, ficariam sem uma referência. Se você não tivesse nascido nesse mundo as coisas seriam bem piores. E o sonho da revolução na busca de uma vida melhor para todos estaria como brasa ofuscada, sem brilho e esperança de renascer o fogo. Entretanto a brasa, Che, mesmo sem fogo esta acesa e isso significa, caro amigo, que ainda há esperança, que ainda restam saÃdas. E esta brasa no qual me refiro, “Fuser”, é eterna, por que você é eterno enquanto Deus permitir nossa existência.
Existência. O que tu pensavas sobre existência? Será que seria o simples fato de existir? Será que você, Guevara, achava que existir seria apenas sofrer de asma, sofrer com a pobreza, com a miséria, com o domÃnio e exploração ou viver na riqueza? Não. Não. Existir, pra você, não era isso. Existir, pra você, era lutar sem medo por um ideal. Existir “era a capacidade de sentir injustiça contra qualquer homem em qualquer parte do mundo”. Existir era a capacidade de não ver com naturalidade as injustiças entre os homens e povos. Existir era se livrar dos vÃcios que esta sociedade carrega e alimenta desde seus tempos remotos, vÃcios como o egoÃsmo, a ambição, o comodismo, injustiças e falsidades. Agora eu entendo, Che, por que se tornou eterno, pois se livrou desses vÃcios, desses males.
Agora eu estou aqui numa noite de terça-feira, em meu paÃs. Em um paÃs que precisa de você. Meu povo pouco te conhece, e se conhece, prefere fingir, pois não querem viver, não querem existir. Querem continuar vivendo sem existir, pois “preferem viver de joelhos a morrer em pé”.
Mas já finalizando, caro amigo, te digo, de coração, que sua luta não foi em vão. Teus ideais de justiça crescem no mundo e logo realizarão seu grande sonho. Logo, camarada, realizarão sua grande vontade. Vontade esta que tu, meu guerreiro, não conseguiu presenciar, pois o inimigo o matou covardemente. Esse desejo que estalava retumbante eu seu peito. Mas “você não falhou caro amigo”. Um dia será realizado seu grande sonho. O sonho de ver a humanidade vivendo sem humilhações e sem pobreza com justiça. E quando isso acontecer, lembrarás que errou quando disse que “falhara nas selvas bolivianas”. Pelo contrário, pois, se hoje há forças lutando por seu sonho é por que essas forças vêm de ti.
2006-11-01 23:07:06
·
answer #5
·
answered by Wanderson 2
·
0⤊
0⤋
Che Guevara foi um argentino nascido em Rosário, em 14 de junho de 1928. Foi um revolucionário exemplar, seguia seu idealismo e sua convicção transformadora e revolucionária de que as pessoas não devem viver acomodadas e sim almejar seus objetivos mais amplos na vida para o seu povo e para os explorados e oprimidos do mundo todo. Viajou pela América Latina a fim de conhecer a realidade de outros países, atribuía a valores como, solidariedade, disciplina, honestidade e integridade pessoal importância central nessa caminhada. Na Bolívia e na Guatemala viveu como médico e militante político (o mais marcante militante latino-americano - grande orgulho). No México conheceu Fidel Castro, Camilo Cienfuegos, Raul Castro e outros dos quais mais tarde protagonizariam a Revolução Cubana. Che Guevara foi assassinado no povoado de La Higuera, na Bolívia, pelas forças armadas e com a colaboração da Agência Central de Inteligência Estadunidense.
Che Guevara se foi mas a luta continua!
2006-11-01 11:39:33
·
answer #6
·
answered by Hellen 2
·
0⤊
0⤋
Pelo filme que assisti sobre a vida de Ernesto Che Guevara, passei a ver o outro lado da história, ele era humanitário e contra a injustiça social , por isso ele passou a ser um guerrilheiro revolucinário. ele estudou 3 anos de medicina em Buenos Aires e tinha tudo pra se formar em médico e dusfrutar dos benefícios da profissição depois de formado, mas ele preferiu defender as causas dos menos favorecidos contra um governo ditador, foi assassinado aos 39 anos na bolivia no ano 1967
2006-11-01 11:05:46
·
answer #7
·
answered by Ivana 5
·
0⤊
0⤋
O revolucionário Che Guevara atuou como repórter fotográfico em uma carreira de êxito. Cobriu o Pan-Americano de 1953 por uma agência de notícias Argentina no México. Há uma exposição com duzentas imagens produzidas por Che percorrendo as capitais mundiais.
Em 1952, com o seu amigo Alberto Granado, bioquímico, Guevara realiza um sonho: atravessa a América do Sul numa velha motocicleta Norton 500cc conhecida pelo nome de La Poderosa II. Nessa viagem, Guevara começa a ver a América do Sul como uma única entidade econômica e cultural que precisa unir-se. Ao visitar as minas de cobre, as povoações indígenas e os leprosários, Ernesto dá mostras de seu profundo humanismo, vai crescendo e agigantando seu modo revolucionário de pensar e seu firme antiimperialismo.
Em julho de 1953, inicia sua segunda viagem pela América Latina. Nessa oportunidade visita Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, El Salvador e Guatemala. Na Guatemala conhece Hilda Gadea, com quem se casa e de cuja união nasce sua primeira filha.
Diante da visão de miséria e impotência das massas, conclui que a única maneira de acabar com as desigualdades sociais é a revolução socialista. De volta à Argentina, ele acaba os estudos de Medicina em 1953 e passa a se dedicar à política.
Em 1954, no México através de Ñico López, um amigo das lutas na Guatemala, ele conhece Raul Castro que logo o apresentaria a seu irmão mais velho, Fidel Castro. Este último organiza e lidera o movimento guerrilheiro 26 de Julho, ou M26, em referência a Jose Martí e que tem por objetivo tomar o poder em Cuba. Guevara faz parte dos 82 homens que partem para Cuba em 1956 com Fidel Castro e dos quais só 12 sobreviveriam.
É durante esse ataque que Che, o médico do grupo, larga a maleta médica por uma caixa de munição de um companheiro abatido, um momento que tempos depois ele iria definir como o marco divisor na sua transição de doutor a combatente.
Em seguida eles se instalam nas montanhas da Sierra Maestra de onde iniciam a guerrilha contra o ditador cubano Fulgêncio Batista, que era apoiado pelos Estados Unidos.
Os rebeldes lentamente se fortalecem, aumentando seu armamento e angariando apoio e o recrutamento de muitos camponeses, intelectuais e trabalhadores urbanos. Guevara mostra grande coragem, talento em combate, e crueldade com os inimigos e logo se torna um dos homens de confiança de Fidel Castro. Guevara toma a responsabilidade de medico revolucionario, mas em pouco tempo, foi se tornando naturalmente líder, e seguido pelos rebeldes.
Após a vitória dos revolucionários em 1959, Batista exila-se em São Domingos e instaura-se um regime comunista em Cuba, comandado por Fidel Castro.
Guevara, então braço direito de Fidel, torna-se um dos principais dirigentes do novo estado cubano: Embaixador, Presidente do Banco Nacional, Ministro da Indústria. Mas rapidamente, apesar de marxista-leninista convicto, ele opõe-se à URSS, então principal força de apoio ao regime cubano e é progressivamente deixado de lado por Fidel Castro.
Che esteve oficialmente no Brasil em abril de 1961, quando foi condecorado pelo então Presidente Jânio Quadros com a Ordem do Cruzeiro do Sul.
Em 1965, Guevara deixa Cuba para propagar os ideais da revolução cubana pelo mundo com ajuda de voluntários de vários países latino americanos.
Ele parte primeiramente para o Congo, na África (onde encontra-se com Kabila mas em quem ele não tem confiança). Após o fracasso dos combates no Congo, parte para a Bolívia, onde tenta estabelecer uma base guerrilheira para lutar pela unificação dos países da América Latina. Mas enfrenta dificuldades com o terreno desconhecido e em conquistar a confiança dos camponeses. É finalmente cercado e capturado em 8 de outubro de 1967 e executado no dia seguinte por soldados bolivianos na aldeia de La Higuera, possivelmente sob as ordens de agentes da CIA, agência de inteligência norte-americana. Os boatos que cercaram a execução de Che Guevara levantaram dúvidas sobre a identidade real do guerrilheiro, que utilizava documentos uruguaios falsos. A confusão estabelecida em torno do caso culminou no desaparecimento do seu corpo, que só foi encontrado trinta anos depois.
A imagem do Che é mítica em toda a América Latina. Na localidade onde foi assassinado em 1967 ergue-se atualmente uma estátua em sua homenagem. Passou a ser conhecido na região como "San Ernesto de La Higuera" e é cultuado como santo pela população local.
Em 1997 seus restos mortais foram encontrados por pesquisadores numa vala comum, junto a outras ossadas, na cidade de Vallegrande, a cerca de 50 Km de onde ocorreu a sua execução. Sua ossada estava sem as mãos, que segundo consta em relatos não oficiais, teriam sido amputadas para o reconhecimento de sua identidade logo após a sua morte. Seus restos mortais foram transferidos para Cuba, onde em 17 de outubro deste mesmo ano são enterrados com honrarias de Estado na presença de membros da sua família e do líder cubano e antigo companheiro de revolução Fidel Castro.
O atual regime cubano ainda se vale da imagem de Che Guevara para manter uma imagem positiva junto à sociedade.
A reprodução da imagem de Che Guevara em camisetas, posters etc., em especial a partir da famosa foto tirada por Alberto Korda, tornou-a a segunda imagem mais difundida da era contemporânea, ficando atrás apenas da imagem de Jesus Cristo.
2006-11-01 11:28:20
·
answer #8
·
answered by neto 7
·
0⤊
1⤋
Um vagabundo comunista que levou o povo cubano a miséria e pobreza, e o pior que eles nem podem reclamar. sob pena de serem executados em praça pública!
Tá certo que com o ditador Fulgêncio o pais estava mal, mas sair da frigideira pra cair no fogo???
Vocês sabiam que:
Eles são mais miseráveis que nós?
Que os carros que rodam lá são dos anos 50?
Aí vocês irão dizer, é culpa dos EUA, da ONU?
E eu direi que se não fossem tomadas essas medidas contra cuba aconteceria o mesmo que Fidel é tão louco como o cara lá da coréia e que já teria explodido muitos países por aí!!
E que lá ninguém tem acesso a internet e o único site do país é o http://www.cubagob.** ? Dá até pra fazer um trocadilho com o nome do site e o povo! Hehe!
Até o Yahoo! me censurou por escrever o nome do site, mas o que fazer? É isso mesmo!!
Pra quem quiser visitar o site de cuba os dois asteriscos é as duas letras inicias de cuba!
2006-11-01 11:23:49
·
answer #9
·
answered by Rogerio 6
·
0⤊
1⤋
Revolucionário argentino, nascido em 1928. Foi, junto com Fidel Castro um dos idealizadores do golpe que levou Fidel ao poder em Cuba, em 1959, derrubando o governo de Fulgencio Batista. Em 1965, parte de Cuba com o intento de levar os ideais da Revolução Cubana para o mundo. Foi por esse motivo que ele estava nas selvas da Bolívia em 1967, lutando junto com uma guerrilha, quando foi capturado e executado pelo exército boliviano. Foi-se o homem e ficou a lenda.
2006-11-01 10:59:59
·
answer #10
·
answered by Marcelo Oliveira 4
·
1⤊
2⤋