English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Não está estranho ? Conhecem pessoas que digam "cara a cara" que votaram no Lula? Será que tem vergonha de dizer que votaram em um governo manchado por escândalos ?

2006-11-01 02:01:55 · 20 respostas · perguntado por mariana 5 em Governo e Política Eleições

20 respostas

Em setembro de 2003 o grupo propôs ao TSE a realização de Testes de Penetração nas urnas eletrônicas. Houve recusa com a alegação de que as urnas, por definição, são seguras. Ora, a democracia de uma Nação não pode se basear apenas na palavra da Justiça Eleitoral e, se as Urnas Eletrônicas Atuais fossem realmente seguras, não haveria motivo algum para temer e/ou recusar a realização de tais testes.

Na verdade, os fatos apontam para uma realidade bastante preocupante.

Os fatos: Recentemente, a ONG americana Black Box Voting publicou o relatório do especialista Harri Hursti sobre os Testes de Penetração que realizou nas urnas eletrônicas fabricadas pela empresa Diebold o qual reforça a análise do Fórum do Voto Seguro. Nas palavras do Eng. Amilcar Brunazo Filho, Diretor Técnico da TD Tecnologia Digital Ltda:

"A conclusão básica destes relatórios é que existem falhas de segurança nos projetos e construção das máquinas de votar americana-canadenses da Diebold que permitem que o programa de votação possa ser adulterado para modificar o resultado da apuração dos votos.

Como a empresa Diebold possui quase 90% do mercado brasileiro de urnas eletrônicas, onde, com a marca Diebold-Procomp, produziu 375 mil das 426 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais brasileiras de outubro de 2006, se faz necessário analisar se as falhas de segurança apontadas nos Relatórios Hursti também existem nos modelos de urnas eletrônicas fornecidas ao Brasil."

O jornal baiano A TARDE publicou em 4 de junho de 2006, uma matéria sobre o acontecido nas eleições de 2002 na cidade de Salvador: o desaparecimento de 8.000 (oito mil) cartões de programação de urnas eletrônicas, que colocaram em risco a segurança do pleito na Bahia!! Este montante corresponde a 24% do eleitorado daquele estado e o fato foi totalmente omitido na ocasião.

Nada impede que o mesmo tenha acontecido em outras cidades. Nada impede que venha a se repetir nas eleições de 2006 ou seja, nosso voto pode ser roubado.

Em 11 de junho passado foi a vez do Jornal do Brasil informando que a Polícia Federal investiga possível fraude eleitoral na urna eletrônica no Rio, nas eleições de 2004. Dois políticos - um ex-deputado e um vereador - já foram indiciados por compra de votos, e outro político e um assessor de juiz eleitoral serão indiciados em breve. O processo segue em segredo de justiça.

Falhas de segurança encontradas nas urnas eletrônicas:

-O Sistema de inicilização (boot) pode ser modificado por software;
-Possibilidade de se modificar os programas internos por meios digitais externos;
-O Sistema Operacional (Windows CE) não possui recursos de segurança aceitáveis;
-Sistema de lacres físicos ineficiente e o gabinete fácil de abrir sem nada destruir;
-Possibilidade de se reconfigurar os recursos de segurança por meio de "jumpers" na placa-mãe;
-Presença de conector interno para cartões de memória "multimedia";
-O Botão externo de "teste de bateria" pode ser explorado em ataques disparados pelo eleitor.

Uma das formas de se fraudar, apresentada por Pedro Rezende, Professor de Ciência da Computação da Universidade de Brasília:

"A forma mais devastadora envolve a inserção de programa que adultera o Boletim de Urna (BU) junto com o correspondente mecanismo para o seu acionamento. Encerrada a votação, esse programa interceptaria a gravação em disquete e a impressão do BU para, por exemplo, antes, desviar uma porcentagem pré-programada dos votos de um candidato a outro.... Tais ações seriam relativamente fáceis de serem codificadas por um programador mediano que conheça o sistema."

"Pode-se, por exemplo, fazer inserir nos programas das urnas um comando para que, a cada quatro votos para um candidato, um seja desviado para outro candidato. Pior: este programa de desvio de votos pode ser programado para se auto-destruir às 17 horas do dia da votação, sem deixar vestígios, tornando inócua qualquer verificação posterior nos programas da urna."

Em outras palavras, as urnas podem chegar às zonas eleitorais já com seus programas adulterados de forma a propiciar fraudes, inclusive a nível nacional.

2006-11-01 02:17:21 · answer #1 · answered by Kaoanne 4 · 1 0

Vem cá, se as urnas fossem seguras, pq os países mais desenvolvidos em informática ainda não estão usando?

Os EUA já recusaram a proposta das urnas eletrônicas por falta de confiabilidade - com urna eletrônica não é possível a recontagem

2006-11-01 11:28:28 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Em se tratando de informática todos sabemos que não é seguro nem mesmo os melhores órgãos de segurança do mundo estão livres de pessoas que queiram violar a segurança, e outra temos que saber se realmente as pessoas que programaram essas urnas são confiáveis, porque se até um delegado da policia federal entrega fotos porque não um simples programador não pode violar uma urna por dinheiro.

2006-11-01 10:28:24 · answer #3 · answered by luizribeiro_junior 1 · 2 0

Certamente não são, pois nada mais são do que programas de computadores e portanto sujeitas a vírus,ataques, alterações e outros tipos de fraudes!
E o pior é que no tempo da cédula de papel todos poderíamos ir ver e fiscalizar o processo, agora não!!
Eu não sei onde é feita a apuração? Vocês sabem??
E mesmo se alguém souber de que adianta leigos em informática ir fiscalizar o processo se não entende nada!?

2006-11-01 10:16:49 · answer #4 · answered by Rogerio 6 · 2 0

Dizem que não, mas podem ser manipuladaS SIM.

2006-11-01 10:13:51 · answer #5 · answered by Martinha 6 · 2 0

Sim, pode.

2006-11-01 10:09:44 · answer #6 · answered by Rafael L 6 · 2 0

Um Hacker invadiu o IPod, não vai burlar uma urna eletronica, ainda mais, feita no Brasil.

2006-11-01 10:09:22 · answer #7 · answered by MARCELO D 4 · 2 0

SÃO TÃO SEGURAS QUE OS AMERICANOS VIERAM AQUI PARA VERIFICAR O NOSSO PROCEDIMENTO ELEITORAL E VOLTARAM PARA LÁ CERTOS DE QUE O VOTO EM CÉDULAS É O MAIS SEGURO!!
...
ESSE GOVERNO DE MENTIROSOS AINDA TEVE CORAGEM DE DIZER QUE ELES VIERAM APRENDER CONOSCO... KKK!!
...
VOCÊ ACHA QUE SE FOSSE TÃO BOM, IMPECÁVEL, EFICIENTE E À PROVA DE FRAUDES, OS AMERICANOS NÃO TERIAM APROVEITADO A IDÉIA NA HORA!!
...
A URNA ELETRÔNICA NÃO RESISTE A UMA PERGUNTA: QUE TAL UMA RECONTAGEM DE VOTOS?

2006-11-01 10:08:59 · answer #8 · answered by Jean 4 · 2 0

não são seguras, todo sistema de informática, tem sua falha, ainda mais quando envolve política e os seus precedentes, como o painel da camara ou do senado que era manipulado, ou é ainda...

e a fraude pode, não poder algo direito, mas tornou-se um costume... ou seja, fraudar é normal para que não ter carater...

2006-11-01 10:08:38 · answer #9 · answered by Márcio Meirelles 3 · 2 0

Somente são seguras pelas mãos que as carregam!!!!

2006-11-01 10:04:49 · answer #10 · answered by MADCLOCK 4 · 2 0

seguras em termos... tanto quanto um computador pode ser... e claro que pode haver fraude. mas dificilmente saberiamos... nosso governo nao e honesto.

2006-11-01 10:04:48 · answer #11 · answered by umzero 7 · 2 0

fedest.com, questions and answers