Um Foguete espacial é uma máquina que se desloca expelindo atrás de si um fluxo de gás a alta velocidade. Por conservação da quantidade de movimento (massa multiplicada por velocidade), o foguete desloca-se no sentido contrário com velocidade tal que, multiplicada pela massa do foguete, o valor da quantidade de movimento é igual ao dos gases expelidos.
Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), usualmente o oxigênio, para liberar calor. Em uma combustão completa, um combustível reage com um comburente, e como resultado se obtém compostos resultantes da união de ambos, além de energia. De uma forma geral:
NO POPULAR --->>>> ele queima combustivel (nem imagino Qual) + oxigênio ( Ele tem um tanque de oxigênio que proporciona a queima).
Mas futuramente o deslocamento deverá ser de outra forma, pois a queima de oxigênio limita as viagens.
2006-11-01 01:22:50
·
answer #1
·
answered by Mig 2
·
1⤊
0⤋
vem do jato expelido por ela...a nave reage a ele se deslocando em sentido contrário,esse jato expelido possui massa também...
2006-11-01 09:07:14
·
answer #2
·
answered by Pilantrão 4
·
1⤊
0⤋
Essa é fácil, toda nave possui retrofoguetes,foguetes laterais; então, quando se deseja impulsionar uma nave em uma dada direção, basta expelir certa quantidade de gases por esses foguetes no sentido oposto ao que se quer assim , a nave empurra a massa de gases e a massa de gases empurra o foguete ( lei da ação e reação)
2006-11-01 17:40:14
·
answer #3
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
Está errada a tua interpretação da Terceira Lei de Newton. Um foguete não precisa de atmosfera para voar.
Pense no seguinte: uma metralhadora montada sobre trilhos. Ela começa a disparar balas de massa "m" a uma velocidade "v" em uma direção. Ao mesmo tempo, começa a se deslocar com velocidade "V" na mesma direção, mas no sentido oposto. A ação é o lançamento da massa das balas.
No caso do foguete, a massa das balas é substituída pela massa do gás ejetado. A ação é sobre a massa do gás, e a reação é sobre a massa do foguete.
E o ar em torno do foguete? Ele serve de obstáculo, e não de apoio. Por isto os foguetes que saem da superfície do planeta precisam ter formas aerodinâmicas. Por isto o Módulo de Ascenção, que decolou da superfície da Lua com os astronautas, não precisava ser aerodinâmico.
Veja a definição da Wikipedia:
Um Foguete espacial (como é conhecido no Brasil) ou foguetão (como é conhecido em Portugal) é uma máquina que se desloca expelindo atrás de si um fluxo de gás a alta velocidade. Por conservação da quantidade de movimento (massa multiplicada por velocidade), o foguete desloca-se no sentido contrário com velocidade tal que, multiplicada pela massa do foguete, o valor da quantidade de movimento é igual ao dos gases expelidos.
Por extensão, o veículo, geralmente espacial, que possui motor(es) de propulsão deste tipo é denominado foguete, foguetão ou míssil. Normalmente, o seu objectivo é enviar objectos (especialmente satélites artificiais e sondas espaciais) e/ou naves espaciais e homens ao espaço (veja atmosfera).
Um foguete é constituído por uma estrutura, um motor de propulsão por reacção e uma carga útil. A estrutura serve para albergar os tanques de combustível e oxidante (comburente) e a carga útil. Chama-se também "foguete" ao motor de propulsão apenas.
Existem várias formas de forçar os gases de escape para fora do foguete com energia suficiente para conseguir propulsionar o foguete para a frente (i.e., vários tipos de motor de foguete). O tipo mais comum, que inclui todos os foguetes espaciais que existem actualmente e que voaram até hoje, são os chamados foguetes químicos, que funcionam libertando a energia química contida no seu combustível através de processo de combustão. Estes foguetes necessitam de transportar também um comburente para fazer reagir com o combustível. Esta mistura de gases sobreaquecidos é depois expandida numa tubeira divergente, também conhecida como tubo de Bell, por forma a direccionar o gás em expansão para trás, e assim conseguir propulsionar o foguete para a frente.
Existem no entanto outros tipos de motor, por exemplo os motores nucleares térmicos, que sobreaquecem um gás até altas temperaturas, bombardeando-o com neutrões provenientes do decaimento do seu combustível nuclear. Esse gás é depois expandido na tubeira tal como nos foguetes químicos. Estes tipo de foguete foi desenvolvido e testado nos Estados Unidos durante a década de 60 do século passado, mas nunca chegou a ser utilizado. Os gases expelidos por este tipo de foguete são radioactivos, o que desaconselha o seu uso dentro da atmosfera terrestre, mas podem ser utilizados fora dela. Este tipo de foguete tem a vantagem de permitir eficiências muito superiores às dos foguetes químicos convencionais, uma vez que permitem acelerar os gases de escape a velocidades muito superiores.
2006-11-01 14:11:38
·
answer #4
·
answered by Sr Americo 7
·
0⤊
0⤋
eu acredito que existam outras formas de vida no universo, mas para aceitar isso tenho certeza que temos que esquecer o nosso conceito de vida , e de tecnologias , se realmente existem usam sistemas que a humanidade não consegue nem imaginar ,
2006-11-01 09:42:23
·
answer #5
·
answered by leonardo 6
·
0⤊
0⤋
Se elas existissem
2006-11-01 09:04:51
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
O astronauta engata primeira, acelera tudo e vai trocando as marchas, quanto está em sexta, aperta o botão do nitro e o bicho pega !!!
2006-11-01 09:04:56
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
3⤋