Existem 2 tipos de assificação, a intermembranosa e a endocondral.
A intermembranosa ocorre no interior de uma membrana conjuntiva. O processo se inicia pela diferenciação de células mesenquimais indiferenciadas em células osteoprogenitoras, ou seja, células já comprometidas com a formação de osteoblastos.
O blaste¬ma ósseo, formado por uma condensação de células osteoprogenitoras, é fonte de osteoblastos. Uma vez formados, os osteoblastos iniciam o processo de síntese do osteóide, aprisionam-se nele e originam os oste¬ócitos.
As trabéculas dos vários grupos confluem, dando ao osso um aspecto esponjoso. Os espaços entre as trabéculas ósseas são inva¬didos por vasos sangüíneos e por células mesenquimais indiferenciadas que vão dar origem à medula óssea.
O processo de ossificação intramembranosa contribui para o crescimento dos ossos curtos e para o crescimento em espessura dos ossos longos.
A endocondral ocorre a substituição de cartilagem por osso. Como o tecido ósseo, o tecido car¬tilaginoso é também um tecido de sustentação, embora sua matriz não seja mineralizada. A cartilagem (do tipo hialina) é revestida externamente pelo pericôndrio, um tecido conjuntivo que contém as células sintetiza¬doras da matriz cartilaginosa, os condroblastos. Semelhante ao osso, os condroblastos, ao sintetizarem a matriz, ficam aprisionados no interior delas, originando os condrócitos. Esse tipo de ossificação é o principal responsável pela formação de ossos curtos e longos.
Num osso longo em desenvolvimento, o primeiro tecido ósseo a aparecer é formado por ossificação intramembranosa.
A proliferação vascular, como observado, aumenta as tensões de oxigênio no pericôndrio, levando os condro¬blastos à morte.
Células mesenquimais indiferenciadas trazidas pelo sangu,e dife¬renciam-se em osteoblastos, que substituem os condroblastos mortos e começam a sintetizar a matriz óssea.
Com o aumento das tensões de oxigênio, os condrócitos começam a hipertrofiar e formam a zona de cartilagem hipertrófica. Tem início a calcificação da matriz, pois são nela depositados os sais de cálcio trazidos pela corrente sangüínea. Os condrócitos morrem e a matriz calcificada forma a zona de cartilagem calcificada. Os espaços anteriormente ocu¬pados pelos condrócitos vão alojar a medula óssea.
Quanto as células envolidas, Osteoblastos - responssáveis pela síntese da matriz orgânica do tecido ósseo.
Osteócitos - são essenciais para manutenção da matriz óssea , são os osteoblastos aprisionados.
Osteoclastos - sua função é reabsorever tecido ósseo.
2006-11-01 06:01:43
·
answer #1
·
answered by Isabel Titoneli 3
·
2⤊
0⤋
Os ossos são formados a partir de cartilagens (ossificação endocondral) ou de uma membrana conjuntiva (ossificação intramembranosa).
2006-11-01 07:47:12
·
answer #2
·
answered by Lucas A 1
·
0⤊
0⤋
Os osteócitos que são as células que formam um osso vão acumulando carbonatos e fostatos de cálcio que vão se integrando nas substâncias orgânicas dessas células. É como você adicionar o cimento na áreia pra fazer sua casa.
2006-11-01 07:42:59
·
answer #3
·
answered by navenaz 7
·
0⤊
0⤋
É UM PROCESSO MEIO COMPLICADO, NÃO DÁ PRA EXPLICAR EM POUCA PALVRAS.
BOA SORTE...
2006-11-01 07:53:47
·
answer #5
·
answered by John - Se chamarem digam que saí 7
·
0⤊
1⤋
Inicialmente pelo espermatozoide e óvulo, nove meses depois , tudo pronto.
2006-11-01 07:45:57
·
answer #6
·
answered by Creuzinha 6
·
0⤊
2⤋