Muito se especula sobre a reforma política.
- Redução do número de partidos. Uso de dispositivos legislativos que incentivem a união de partidos, com o objetivo de termos poucos e fortes partidos políticos. Nem dá pra lembrar de todas as siglas, quanto mais de todas as ideologias, o que acaba levando o eleitor a esquecer o partido e votar só na pessoa. Mediante um escândalo o político troca de partido e é como se apertasse o botão de 'reset'.
- Fidelidade partidaria. Para acabar com a pouca vergonha da dança das cadeiras. Hora o político é da direita hora é de centro hora é de esquerda. No modelo atual, chamado lista aberta, o eleitor vota diretamente no candidato ou no partido. Cada partido tem o número de cadeiras proporcional ao número de votos em seus candidatos ou na sua legenda. A proposta é mudar para o sistema de lista fechada, onde o eleitor vota no partido, que tem uma lista de candidatos. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem dos candidatos nas listas
2006-10-31
22:58:42
·
4 respostas
·
perguntado por
Christian R C
4
em
Governo e Política
➔ Política
O partido é que define a ordem dos candidatos nas listas, a não ser do candidato que troque de partido. Esse entra obrigatoriamente no fim da lista do seu novo partido. Dessa forma a intenção é matar dois coelhos com uma porrada só. O partido evita, se quiser, a entrada de candidatos alienados à sua causa.
2006-10-31
23:07:29 ·
update #1
"william bakana" => não perguntei e respondi não, são só dois ítens entre muitos que a reforma política compreende, que achei legal exemplificar, se alguém conhecer mais algum ítem, dá uma ajuda. A reforma pretende ajudar o eleitor a votar melhor, do jeito que você disse. O que mais se pode fazer no momento?
2006-10-31
23:26:20 ·
update #2