Se a SEPPIR falar de branco aí sim será demagogia. Como você está fazendo ao dizer que é casado com uma afrodecendente, isso não lhe confere direito de falar por um afrodecendente com toda essa arrogância e empáfia. Falta a você informação e conhecimento histórico.
Foram os brancos que foram arrancados dos seus paises de origem e trazidos a uma terra distante para trabalhar como escravo?
Foram os brancos que até a década de 70 era proibido estudar em escolas públicas?
Foram os brancos que tiveram seus filhos mortos só por causa da cor?
Foram os brancos que só por causa da cor foram preteridos em disputa de cargo de trabalho?
Eu sou professor e sei o que o preconceito diário, eu disse diério pode causar numa criança. Não me venha com essa de mérito, pois as condições não são as mesmas.
Por que um homem negro ganha menos do que um homem branco cumprindo a mesma função? IBGE deste ano. O mesmo acontece com as mulheres.
Ou seja os brancos sempre tiveram cotas, agora se sentem ameaçados quando se quer reparar erros históricos que ainda hoje causam males a sociedade atingindo diretamente a população negra, indígena e os ciganos.
O respeito de que você fala não é criticar o que existe de bom e sim afirmar o que existe como a própria SEPPIR, políticas de cotas, etc.
Sugiro que estude e leia mais, pois a sua falta de visão é medonha
2006-10-31 14:49:40
·
answer #1
·
answered by Reis 2
·
0⤊
0⤋
Com certeza está história de cotas é puro racismo! Direitos tem que ser de igualdade, que importancia tem a cor da pele? Estes politicos se quissesem, já teriam resolvido isto a muito tempo, isto td é pura demagogia, seculo XXI e não acordaram ainda! Mas cotas e branco da paz, é de uma ignorãncia que não tem tamanho!
2006-10-31 15:10:03
·
answer #2
·
answered by leo 4
·
0⤊
0⤋
Eu sinto que no afã de se fazer uma justiça social estão sendo tomadas medidas discutíveis que acabam por oficializar o racismo, ao invés de coibí-lo. Lembram-me muito aqueles filmes americanos que mostram fatos como os ônibus que tinham assentos reservados para brancos e negros, e sinceramente não sei se coisas assim combatem ou incentivam uma separação racial.
2006-10-31 14:27:46
·
answer #3
·
answered by Rafael 7
·
0⤊
0⤋
Eu estou de pleno acordo com tudo o que você colocou, inclusive, já escrevi um artigo em que confrontava a política de cotas raciais com o texto constitucional apontando o absurdo que é esse mecanismo excludente e racista no acesso ao ensino superior. Estamos indo para um caminho muito perigoso no Brasil de Lula, é o Brasil da demagogia populista que opõe ricos e pobres, negros e brancos, operários e patrões.
Essas políticas de afirmação racial do governo Lula são absurdamente "racistas às avessas". E de um racismo que vai em duas direções, tanto contra o branco, que é tratado como elemento de segunda classe pressupondo que todo não negro seja racista (ignorando-se que isso em si também é um preconceito) e tanto com relação ao próprio afro-descendente, que é considerado dentro da categoria de "eterno coitadinho" e incapaz de se afirmar na sociedade sem a intervenção privilegiadora de um Estado paternalista.
Isso tem que acabar, um exemplo de como essas políticas da SEPPIR estão indo contra ao que está expresso na Constituiçao, onde lemos que "Todos são iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza" (Artigo 5) é o fato de que ela considera as pessoas com base no princípio racial e não na perspectiva de cidadãos. Isso é muito grave, o que estamos vendo é que o governo está fazendo exatamente o que lhe é proibido no Artigo 19 da mesma Constituição, onde lemos que o Estado brasileiro NÃO PODE "Criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si". Ou seja, nossa constituição fundamenta-se em todo seu texto na visão de que o brasileiro, independente da raça ou condição social é cidadão e deve gozar dos mesmos direitos que qualquer outro.
Já se fala em convocar uma nova constituinte; hora, o que temos visto é que o governo Lula está desde há muito desconstruindo o texto constitucional com suas políticas paternalistas e no que tange a essa absurda política racial, isso fica ainda mais escandaloso.
2006-10-31 14:17:42
·
answer #4
·
answered by Lavs Deo! 7
·
0⤊
0⤋
Disse absolutamente tudo ! Estas políticas não só não se prestam ao papel de amenizar como aprofundam as diferenças sociais.
2006-10-31 14:05:30
·
answer #5
·
answered by LSemac 3
·
0⤊
0⤋
Para um negro as coisas são mais dificeis, por que é facil pra alguem que não é pobre, sem generalizar, não me refiro a sua pessoa, não é negro, dizer: "você negro, se faz de coitado, pobrezinho.." Chega a ser engraçado, pois este que fala, tem um bom emprego e salario que pague suas contas, faz faculdade, por que ou o pai banca, ou fez vestibular, por que a escola particular não foi bem a proveitada, não tem problema de entrar em lugar nenhum...Pois bem, eu sou negro, forte, alto, não permito que me diminuam, já entrei em mercado, e tentaram me barrar, por causa de uma pasta com documentos, tive de discutir, pra entrar e para deixar o local, fui grosso, mas não é uma grosseria tentar pressupor que irei entrar ali pra roubar algo e esconder na minha pasta?, então todos que tenham meu perfil devem ser tratados da mesma maneira...já fora discriminado na frente de outra pessoa, que não fez nada, por ser um cliente seu, fiquei calado, guardei a raiva, hoje em dia tento não ser mal esucado e grosso, mas fica dificil ser diferente, a medida que somos confundidos com marginais, apenas pelo fato de se de poucos sorriso e negro..ser negro tem de deixar de ser uma estigmata, ser nordestino tem de deixar de ser uma estigmata, ser japones, chines, alemão, americano, mexicano, muçulmano, budista, cristão, hinduista, gays, lesbicas...a final o mundo é tão grande, vasto, simplemente quer que alguma etinia desapareça, seja subjulgada, ou sei lá o que...é bobagem...eu vejo todos meus amigos de apenas uma forma, comprimento de uma forma, sou solidario de uma forma, amo de uma forma, os ouço da mesma maneira, enfim, procuro tratar todos de forma igual, acho que o mundo seria melhor se fosse assim...mais igual, de verdade..
2006-10-31 14:02:27
·
answer #6
·
answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7
·
0⤊
0⤋
Eu concordo, a discriminação não está voltada a uma raça ou crença mais sim a um estado social pois quem tem dinheiro ou é famoso não e discriminado não importando a raça ou credo.
O Brasil não é formado por um povo racista mais tem muitos abusos que por qualquer motivo são tratado como racistas mas não passa de discriminação ao status do ofendido. Não digo que todos são mas a maioria sim.
2006-10-31 13:53:48
·
answer #7
·
answered by Mikcza 5
·
0⤊
0⤋
A discriminação começa com a separação de raças...não existem raças dentro da espécie humana!
Negros possuem mais melanina na pele do que brancos...alguns genes diferentes e só!
Não existe raça negra, branca ou amarela...somos todos da raça humana!
A partir do momento que há distinção e tenta-se colocar valores para cada "raça" inicia-se uma diferenciação que é cultural...e não deveria ser encarada dessa forma...
É como dizer que todos os negros são pobres e merecem apoio..na verdade todos os pobres merecem oportunidade...indiferentemente de cor, tipo de cabelo ...
Sou descedente de portugueses que tiveram que trabalhar para ter bens e tudo mais..não tiveram tudo pelo simples fato de serem brancos ...
É essa minha opinião =)
2006-10-31 13:53:24
·
answer #8
·
answered by Letícia_CPV 2
·
0⤊
0⤋
É dose, a demagogia chegou e estacionou. Acho isso humilhante para todos nós. É a velha demagogia disfarçada em nome duma pretensa justiça social q não existe e não é feita
2006-10-31 13:49:14
·
answer #9
·
answered by Sérgio, em tons azuis 5
·
0⤊
0⤋
Francisco Xavier uma vez foi preencher um cadastro pra emprego e tinha lá a questão raça, ele colocou humana...
2006-10-31 13:44:34
·
answer #10
·
answered by Rogerio 6
·
0⤊
0⤋