As compotas, como você já deve ser observado, tem uma grande quantidade de açúcar. A concentração de áçúcar do lado de fora da bactéria (na conserva) é muito maior do que do lado de dentro (no meio intracelular). Por isso, a água de dentro da bactéria sai por osmose. A água sempre tende a ir para o local de maior concentração de solutos, no caso, fora da célula bacteriana.
O mesmo ocorre com o bacalhau. Por isso que ele não estraga, mesmo fora da geladeira. O sal retira a água de dentro das células microbianas, matando-as por desidratação.
2006-10-31 07:59:21
·
answer #1
·
answered by Isabel Titoneli 3
·
1⤊
0⤋
Antes precisamos retornar a um príncipio químico-físico muito importante na biologia: o fenômeno da osmose - trata-se, de modo simplificado, da difusão passiva do solvente (comumente a água) de um meio de menor osmolaridade para um meio de maior osmolaridade, casos estes meios sejam separados por uma membrana semi-permeável (já que de outro modo seria o soluto que se difundiria e não o solvente).
Os doces em conserva possuem altíssimo grau de osmolaridade em relação a bactéria. portanto a tendência natural é a água presente na bacteria se "difundir" para o doce e acaba se desidratando. Como a água é essencial para reações químicas biológicas a bacteria é destruida . A bactéria possui mecanismos de defesa contra este fenômeno, mas não a tal ponto de extrema osmolaridade do doce, que é bem superior a capacidade de adaptação da bactéria.
Este mesmo raciocinio vale para o antigo hábito de salgar as carnes para preservá-las, que era comum antes do advento da geladeira e ainda presente em várias comunidades que não tem acesso a energia elétrica.
Outra utilização interessante deste princípio é a colacação açúcar mascavo em grandes ferimentos (escaras) para se evitar profilferação bacteriana e infecção posterior, apesar de racional ainda não tem comprovação cientifica de peso.
2006-10-31 08:53:49
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Porque nos doces em conserva há alta concentração de açúcar, o q reduz significativamente o potencial osmótico, e isso impede q bactérias se desenvolvam, pois elas perdem muita agua quando entra em contato com a conserva
2006-10-31 03:47:56
·
answer #3
·
answered by Brunerva 1
·
1⤊
0⤋
porque sao adicionados a esses doces produtos quimicos que inibem o crescimento principalmente de bactérias coliformes. mas por outro lado, é comum nos doces a contaminação por outras bactérias como Listéria monocitogenes que causa meningites gravíssimas e o Clostridium botulinum que causa o botulismo. A toxina botulinica é a mais ativas das neurotoxinas que se conhece sendo capaz de matar uma cobaia (o porquinho da índia) na dose de 0,0001 miligramas. Daí, veja sempre se as latas de doces ou de outras conservas estejam dentro do prazo de vencimento. Se estiverem estufadas é botulismo na certa.
2006-10-31 03:52:30
·
answer #4
·
answered by navenaz 7
·
0⤊
0⤋
As bactérias podem desenvover-se em doces de conserva. Para evitar o problema, o frasco deve ser esterilizado (água a ferver 15 minutos), antes de ser cheio.
Recomenda-se a utilização de frascos estanques e uma nova esterilização após hermeticamente fechados.
2006-10-31 03:44:36
·
answer #5
·
answered by Alberto José 4
·
0⤊
0⤋
Porque doce em conserva tem conservante que proteje precisamente o produto da contaminação bacteriana e de outros microorganismos que possam deteriorar o mesmo,sem ser tóxico para quem o consome.
2006-10-31 03:41:01
·
answer #6
·
answered by Costa 7
·
0⤊
0⤋
Não se desenvolvem naum sabia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
2006-11-04 02:00:49
·
answer #7
·
answered by Vivi 3
·
0⤊
1⤋