English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eles tentaram ferir o estado democrático de direito e derrubar o poder estabelecido e legitimado pelo povo. E agora me pergunto qual seria a postura da impresa neste novo momento. Talvez o Brasil mereça uma imprensa mais democrática e que pense nos anseios do povo.

2006-10-31 00:08:56 · 6 respostas · perguntado por Sócrates Magno 2 em Governo e Política Política

6 respostas

Quem foi o grande perdedor dessa eleição ? Não, na minha opinião não foi o Alckmim o maior derrotado, nem o PSDB nem o PFL. Quem perdeu feio nessa eleição foi a imprensa. Nunca na história do Brasil os "articulistas", os "formadores de opinião" foram tão desprezados. A imprensa, como sempre, tudo tentou contra Lula, o lícito e o ilícito. Dessa vez ficaram falando sozinhos, foi em vão, o povo sabia o que queria, sabia dos erros e acertos do governo e da oposição. Algumas certezas a partir de agora: nem o governo, nem a oposição, nem a imprensa serão os mesmos daqui pra frente, a última saiu desmoralizada, foi quem mais perdeu. Quem concorda comigo ?

Essa eleição é histórica não apenas porque Lula foi reeleito. Ao vermos o mapa do Brasil com o resultado da apuração constatamos que pela primeira vez uma eleição foi decidida por quem nunca decidiu.

Não se trata aqui de dividir o Brasil, muito pelo contrário, o que se vê é um Brasil agora maior, um Brasil mais maduro, mais democrático, apesar dos pesares. Vemos um exercício de poder mais equânime do povo brasileiro.

Lula, apesar dos seus erros (é humano, lembram?), não vale só pelo que é mas também pelo que significa. É uma pena que muitos brasileiros têm dificuldade em enxergar isso. Política é política, implica, como em quase tudo na vida, em vitórias e derrotas, entretanto muitos (não a maioria felizmente) diante da derrota ao invés de fazerem autocrítica partem para agressões como se vê hoje na internet. Esses são, na democracia, os eternos perdedores, os eternos raivosos, e é por isso que detestam democracia. Repito o que já disse em outra ocasião: a democracia, como toda mãe, é boa, tão boa que trata igualmente os filhos, até os potenciais matricidas.

Contra minha vontade eu vi Collor ser eleito, depois FHC, depois FHC novamente. Nunca tive na minha cidade e no meu estado executivos do meu agrado mas sempre soube sem rebeldia aceitar o que a maioria decidiu. Independente do resultado das eleições, sempre chamei essa gente de meu presidente, meu governador, meu prefeito. Afinal era a pura verdade, não se pode fugir da realidade, esse privilégio é só dos psicopatas.

Ninguém deixou de ser meu amigo porque não votou no Lula e desses eu não espero concordância quanto à sua reeleição, isso é natural, é democrático.

O que eu sei e o que muitos não sabem é que a dor da derrota diminui muito quando a absorvemos, quando a aceitamos. Só Isso nos libera para começar a pensar na próxima luta. Assim foi comigo, assim foi com o Lula, assim foi com o PT, por muitos anos.

Por isso meus amigos, principalmente os que não votaram no Lula, digam agora, "Lula, meu Presidente". Não digam para mim, não é pela minha vaidade, não o façam por mim, digam para si mesmos. O que faço aqui não é pilhéria, não é escárnio, por favor não me interpretem mal.

A vida continua e, tanto quanto voces, espero que melhore, para todos.

2006-10-31 00:13:15 · answer #1 · answered by sidney 4 · 0 1

Se você coloca imprensa marron , como aquela cuja linha editorial seja contrária ao seu ponto de vista você está adotando uma postura fascista. Ouço muitos comentários quanto a necessidade da neutralidade da mídia no debate político , mas como neutra ? A neutralidade é uma forma de parcialidade e a mesma já causou enormes tragédias na história da humanidade. No meu entender a mídia Brasileira vive um grande momento propiciando o debate político em todos os seus veículos e isto tem que ser visto como uma vitória para a Sociedade Brasileira. Qual veículo da imprensa foi marron ? Aquele com o qual não concordamos , ou detinha uma linha editorial definida ? A postura da imprensa foi magnífica , por parte de todos os seus veículos , me agradassem ou não.

2006-10-31 01:18:14 · answer #2 · answered by Claret. 6 · 0 0

Deixo a seguinte pergunta ao autor: que novo momento?!?

O Lulla foi REELEITO e não TOMOU o poder... Se existe mesmo essa imprensa MARRON tão avessa, tenha medo... Muito medo!!! Pois vão tornar a vida do presidente, do PT e do governo um inferno!!! Podendo até acabar em impeachman COM apoio popular!!!

O caro autor da pergunta esqueçe ou desconhece história. Collor foi eleito com percentuais bem próximos aos de Mulla e caiu por muito menos. Claro que não caiu por causa de apoio (ou falta de) popular e sim por falta de base parlamentar. Mas, se os escândalos como o do primeiro governo continuarem a pipocar, em breve, José de Alencar será presidente...

2006-10-31 00:37:27 · answer #3 · answered by Monteiro 3 · 0 0

Se a imprensa realmente estivesse contra o Lula, ele teria caído.

2006-10-31 00:17:18 · answer #4 · answered by Rafael L 6 · 0 0

Mudar de cor, sair do 'esculambacho' acusatório e fazeras coisas coerentes. Acusar e xingar é fácil demais. Façam uma imprensa mais gostosa.

2006-10-31 00:15:53 · answer #5 · answered by poeta 2 · 0 1

De marrom ficou amarela de susto. Queriam de verdade ficar verdes como chuchu mas... não deu, né?

2006-10-31 00:11:43 · answer #6 · answered by bertolivier2004 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers