English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

DEIXE SUA OPINIÃO PARA A REFORMA TRABALHISTA, DOCUMENTO SERÁ ENCAMINHADO AO CONGRESSO NACIONAL COM AS NOSSAS IDÉIAS.

2006-10-30 23:07:25 · 7 respostas · perguntado por alceu 7 em Governo e Política Outras - Governo e Política

7 respostas

Há mais de 10 anos não consigo ter carteira assinada, então, se você estiver, não vai querer ler minha opinião.Escrevo isto para que entendam,que algumas situações tem varios entendimentos.

2006-10-30 23:22:36 · answer #1 · answered by gil 5 · 1 0

A nossa CLT é uma das mais bem elaboradas do mundo, mesmo tendo sido feita a tanto tempo.... cabar com ela não, Flexibilizar SIM , há alguns pontos a serem discutidos a fim de se gerar mais empregos, mas o que acho na verdade é que ao invés de se mexer na CLT o governo deveria diminuir os insumos, encargos, impostos, etc... aí fica bom pra todo mundo, direitos preservados e o sindicato patronal contratando!
Abraço

2006-10-31 07:31:37 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Reformar a CLT, eu concordo. Mas "abaixo a CLT", não. Ela tem, conforme já disseram, muitos problemas (por exemplo, a imposição dos impostos e taxas, já citados por outro colega). Mas há também coisas boas na CLT.

Então, vale a pena pesquisar (a CLT está disponível na internet) e ver o que achamos que vale ou não a pena mudar.

2006-10-31 07:24:07 · answer #3 · answered by Verbena 6 · 1 0

Bem eu discordo das opiniões já emitidas aqui. A CLT é uma lei absolutamente retrógrada e é devido a ela que os empregos não aumentam no Brasil. A CLT impõe uma grande quantidade de impostos e taxas sobre a contratação de mão de obra, então o empregador prefere ficar na clandestinidade. O governo com a sua CLT usa os trabalhadores como geradores de impostos.

2006-10-31 07:19:53 · answer #4 · answered by Escatopholes 7 · 1 0

Olá Alceu,

Assim, "abaixo" acho que é exagero mas uma reforma viria a calhar.

A CLT deveria ser modificada sim, para restringir os direitos dos empregados, em aproximadamente metade dos encargos que obrigam o empregador!

Nossa que absurdo! Será que eu sou maluca?! Não, na verdade não, é apenas uma das possíveis saídas para o poço sem fundo em que o país se enfiou. Justamente os encargos excessivamente onerosos é que travam a geração de emprego, a criação de empregos formais, e consequentemente a melhoria na qualidade de vida da população.

O Brasil é o país que mais onera o empregador, praticamente o obriga a não ter empregados, ou coloca os filhos, esposa, primos, tios, sócios para trabalhar, ou a empresa pode falir com poucos empregados!

Direitos trabalhistas só são bons para quem tem emprego fixo. E quem não tem que é a maioria da população? Vai continuar não tendo até que as leis continuarem assim.

Óbvio que esta declaração está sendo "latu sensu", sem muitas especificações e possíveis de serem entendidas pelo senso comum, mas a fundamentação está mais arraigada do que imagina, principalmente em normas como o 13º salário, que iniciou como uma bonificação para o bom empregado estar cada vez mais motivado e prezar seu emprego, aí virou lei, uma obrigação, se o empregador paga não faz mais do que a obrigação, o empregado pode ser um traste, mas recebe o 13º.
Isso aconteceu também o o 1/3 constitucional, direito a vender as férias, +- com o FGTS e etc etc etc.

Direito do Trabalho, concepção política, visão estrutural e futura da aplicação de direitos, evolução do ordenamento jurídico e revolução na ordem tributária simplesmente são matérias que não podem ser discutidas a nível de Y! Respostas... os "histéricos" petistas não toleram.

O próprio Projeto de Lei 5.483 de 2001, enviado ao Congresso pelo Executivo, era uma boa proposta, mantinha direitos essenciais e mudava (muito pouco) em prol da flexibilização. Afinal o brasileiro está mal acostumado, não dá para cortar tudo de uma só vez.

Outra idéia seria, talvez, seria fazer rever direitos como o Salário-família, FGTS, Seguro Desemprego e Aviso Prévio, que são encargos excessivamente onerosos ao empregador que acabam por dificultar que o empregado arrume (ou queira arrumar) outro emprego rapidamente.

Mas, antes de mudar as Leis, primeiro mudar o país, quando o brasileiro sofrer a mudança social e mental que necessita, aí poderemos modificar a legislação vigente.

B-jos.

2006-10-31 13:10:43 · answer #5 · answered by Si 7 · 0 0

Minha opinião é que isso aqui (Brasil) vai se tornar como na China, muita gente trabalhando por um prato de comida e alojamento. E a grande maioria só recebendo a cesta básica na sombra de um cajueiro.

2006-10-31 07:10:14 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

Idéia furada, já pensou quantas pessoas ficariam desempregadas se acabassem com a CLT?

2006-10-31 07:09:50 · answer #7 · answered by Marcos Lopes 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers