separei-me recentemente e estou tendo dificuldades em fazer a divisão de bens com minha ex esposa. temos uma casa que ela ficou dentro, e 2 vans que ficaram comigo pois é com elas que me sustento. nosso filho de 18 anos saiu comigo, pois ela se incompatibilizou tambem com ele.apos combinarmos de separarmos consensualmente, ela no momento da divisão fica alegando que eu devo a ela, 5 mil reais que ela emprestou para a entrada de uma das vans, e os quer de volta com juros, alega que não aceita a avaliação mais alta da casa (foram 3) dizendo aceitar somente a média da duas mais baixas e várias outras alegaçoes que não permitem o acerto final. pergunto: entrando com a separação litigiosa, demoraria muito para resolver tudo? minha situação financeira é muito delicada.
meu filho (18 anos, entrou agora para uma faculdade particular; teria eu que arcar sozinho com o custo desta faculdade? desculpem tantas indagações. obrigado por qualquer ajuda.
2006-10-30
22:51:30
·
14 respostas
·
perguntado por
antero b
1
em
Família e Relacionamentos
➔ Divórcio
primeiro consulte um bom advogado pra saber de seus direitos e dos dela.. imóveis, móveis, autos.. e tudo mais.. a partilha judicial sempre leva a mais problemas, pois fica mais cara, ale´m dos impostos.. muita coisa feita em off, não terá impostos.. tipo, se declarar na separação tudo q falou, só de impostos vão pagar horrores.. As vezes perder é ganhar.. na minha separação, pelo stress todo q deu, hj teria feito um pouco diferente, mas no fundo a perda ainda me saiu no lucro..
2006-11-02 00:53:25
·
answer #1
·
answered by Paulo J 2
·
0⤊
0⤋
Antero
Todo processo de separação é doloroso...quer litigiosa...quer consensual...
Infelizmente a justiça é um tanto morosa e, em certos casos, depende muito da Vara Judicial em que o seu processo seja distribuído.
Quanto à avaliação dos bens, desde que não haja muita diferença nos valores, prevalece mesmo a média e não o que vocês possam achar ou venham a aceitar.
Os bens contraídos são igualmente repartidos e, no caso de seu filho, vc estando com a guarda e sua esposa tendo renda, deverá colaborar com a ajuda de custo na manutenção do estudo dele até a formatura (se não me engano, até os 24 anos de idade)...
Vc poderá consultar jurisprudências na própria internet, caso hajam mais dúvidas...
De qualquer forma, lamento a situação e desejo um desfecho tranquilo.
Espero ter ajudado.
Abs.
2006-10-30 23:23:32
·
answer #2
·
answered by Walmir 6
·
1⤊
0⤋
Meu caro, já passei por isso. E para ter paz cedi o máximo que pude.
O que são cinco mil reais perto da "Carta de Alforria" que você vai conseguir.
Infelizmente o casamento é assim: "Antes é meu bem, prá cá, meu bem prá lá; depois a frase delas é sempre a mesma: "meus bens".
2006-10-30 23:17:31
·
answer #3
·
answered by João Pinto 2
·
1⤊
0⤋
gtu
2006-10-31 22:01:03
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
infelizmente nao vai existir outra saida. So a ligiosa para estabelecer os paramentros entre voces.
2006-10-31 08:20:23
·
answer #5
·
answered by alcirflorentino 7
·
0⤊
0⤋
meu amigo vc assinou algo? está escrito registrado? então ignorea,não deve nada e pronto.ela não quer aceitar a venda ,procure seu advogado entre com ação contra ela e rapidinho ela muda de ideia.é lei a divisão de bens procure seus direitos e não esquenta com ela. procure um advogado dos bons e brigue pelo seu direito a justiça venderá e pronto. a separação letigiosa só demora se não houver testemunhas e na concensual se ela não assinar o juiz assina procure um advogado que te oriente pois só te falta isso. relaxe, já passei por algo parecido e resolvi em 2 meses.boa sorte, não se esqueça de falar na ação da faculdade do seu filho.ele tem 18 não é obrigado a arcar com nada,então tente a divisão de tarefas e valores. tudo de bom.tente ler um livro sobre isso e esteja por dentro de tudo.não é que sou a favor do homem ou mulher é que sofri pacas com o não dele.
2006-10-31 06:44:57
·
answer #6
·
answered by vanyacat 5
·
0⤊
0⤋
VEJO QUE VC ESTÁNO LUCRO.E ENQUANTO O JUIZ OU JUIZA NÃO DER VEREDITO ELA TEM QUE FICAR QUIETA E ESPERAR PODE LEVAR TEMPO SUFICIENTE PARA VC GANHAR CONDIÇÕES DE PAGARO QUE ELA QUWER COMO VC PUDER. SEU ADVOGADO DEVE SABER DISTO.A LEI É LENTA. E SE VC TEM O QUE PRECISA . ELA ESTÁ EM DISVANTAGEM..
SEMPRE QUEM FICA PEDINDO PEDINDO PERDE.
FORA QUE ELA NEM SABE DISSO.
TOCA O BARCO E MANDA BRASA E DEIXA ELA ENTRAR EM LETIGIO. PELO VISTO ELA É SÓ PAPUDA. NEM SAI DO LUGAR,SABE QUE VC VAI SE ENCOMODAR E POR ISTO FICA COMPLICANDO.CONHEÇO JUIZES QUE NÃO DÃO O QUE A PESSOA QUER ASSIM NÃO.NÃO É ASSIM. VC NÃO ESTÁ SE NEGANDO A PAGAR .POR CERTO SE JÁ TEM PAPELADA VÁ EM FRENTE. SE NÃO DEU ENTRADA EM NADA. PASSE UM CARRO PARA O NOME DE SEU FILHO. OU DE UM AMIGO COM PROCURAÇÃO EM CARTÓRIO DE PLENOS PODERES.SENDO ASSIM . ELA PARA DE TE ENCHER E VC SE ACHAR QUE DEVE DÁ AOS POUCOS UNS TROQUINHOS P ELA.. CERTO.
ESPERO QUE A SUA SEPARAÇÃO SEJA O COMPORTAMENTO DELA. E PELO VISTO É. ELA TEM PROBLEMAS EMOCIONAIS E ACABA ATÉ COM PLANTAÇÃO DE PIMENTA.
AGORA SE VC FEZ ALGO ERRADO ,O QUE NÃO PARECE...PENSEM NO SEU FILHO. O QUE ELA NÃO PENSA. ELA TEM PROBLEMAS COM O EMOCIONAL JÁ DEU P VER. É MATERIALISTA E NEM SE TOCA QUE A VIDA ESTÁ DIF´CIL E QUE VC TEM UM FILHO P ENCAMINHAR.
BOA SORTE.
2006-10-31 05:56:52
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
paciência amigo, esforça e tenha bom ânimo paga esse 5 mil reais ou divide faça novamente um acordo com ela referente essa pendência.
2006-10-31 04:28:04
·
answer #8
·
answered by supercílio 2
·
0⤊
0⤋
Bom, o que sei sobre o caso é pelo que estudei e pesquisei recentemente, quando meu marido se divorciou, e posso te assegurar que se vc está com seu filho e ele faz faculdade então ela tem que pagar pensão para o filho e esse dinheiro vc pode direcionar para a faculdade, mas ela não tem obrigação de rachar essa mensalidade pois o juiz entende que ela não é obrigada a arcar com essa despesa até mesmo pq existem faculdades publicas. Detalhe: Se seu filho arrumar um emprego, ela pode solicitar o "cancelamento" da pensão.Quanto ao divórcio eu sei que o litigioso demora muito mais, porém se está havendo tanta dificuldade no consensual, será que não seria o caso de já passar para o litigioso? Se vc chegar a conclusão que não chegarão a acordo algum, entre com o litigioso. Boa sorte
2006-10-31 04:08:00
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
o litigioso sempre demora mas a chance melhora com um bom advogado ele vai fazer uma boa defesa p vc q ficou com o filho vai apresentar suas contas e dividas nessa horas nós mulheres sempre agimos da mesma forma...brigas e mais brigas naum sei o motivo da separação mas deixe a cargo dos advogados naum esquente a cabeça tb estou me separando boa sorte
2006-10-30 23:02:32
·
answer #10
·
answered by Marcela R 2
·
0⤊
0⤋