English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-30 16:14:29 · 12 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Sociologia

12 respostas

Primeiramente gostaria de parabenizar a pequena "monografia" que o nosso amigos respondeu acima, isso sim que é vontade de ganhar 10 pontos!

Bom, os historiadores dizem que há indícios que os primeiros indios americanos tenham vindo andando pela américa do norte sobre o gelo congelado, estamos acostumados a olhar o mapa com as américas a esquerda, oceania a direta e a europa no centro, mas se olharmos com a américa no centro, podemos repar que a distancia entre ásia e a américa do norte não é tão grande, e uma vez na américa eles ocuparam todo o continente.

Há tb uma outra corrente que acredita que antigamente, quando a Terra era formada por um só continente, a famosa PANGEA, já haviam povos que habitavam essas regiões, e ao longo de milhares de anos, com o afastamento das terras, esse povo ficou isolado e constituiu os índios americanos.

2006-10-30 16:33:06 · answer #1 · answered by CostelaMan 2 · 1 1

Provavelmente povos que migraram via navegação da asia ou Africa.

2006-10-30 23:31:42 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Polinésios, pode reparar que tanto os índios como os polinésios tem olhos esticados, não tem pelo no corpo, geralmente não tem barba, e não são da região do japão mas sua origem é do sul asiático, pode reparar nos seios das índias brasileiras que são avantajados, coisa que não tem nas japonesas e chinesas, teoricamente eles atravessaram o oceano a milênios e foram os primeiros habitantes do continenete americano.

2006-10-30 17:45:47 · answer #3 · answered by pensador 4 · 2 0

Eles tem origem mongolóide, assim como os maias, os astecas, os incas e até mesmo os índos estadunidenses. Todos esses grupos são originários de um outro que primeiramente atravessou o estreito de Bering até o Alasca. É interessante notar que algumas tribos estadunidenses perderam muitas de suas caracteristicas mongoloides (que originalmente eram adptados para o frio) por viver muito tempo no deserto (por volta de 25 mil anos), e ficaram mais parecidos com povos do oriente médio. Esta é uma prova de que as "raças" humanas, ou etinias tem parte de seu comportamento moldado pelo ambiente (deserto, floresta, gelo, savana) em que seus antepassados permaneceram por pelo menos 25 mil anos.

2006-10-30 16:44:26 · answer #4 · answered by Harima 2 · 1 0

Indios do Brasil tem gene aborígene

2015-11-05 02:22:09 · answer #5 · answered by ? 2 · 0 0

da asia

2015-03-10 02:17:03 · answer #6 · answered by Anderson 1 · 0 0

Acho que foram os esqimós que vieram migrando.

2006-10-30 21:29:00 · answer #7 · answered by jgn 3 · 0 0

Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco lingüístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis ( região do litoral ), macro-jê ou tapuias ( região do Planalto Central ), aruaques ( Amazônia ) e caraíbas ( Amazônia ).
Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.
A sociedade indígena na época da chegada dos portugueses.
O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época, graças a Carta de Pero Vaz de Caminha ( escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral ) e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas.
Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara ( derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).
Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha. Na Carta de Caminha é relatado que os índios se espantaram ao entrar em contato pela primeira vez com uma galinha.
As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum.
Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Desta madeira, construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações (ocas ). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. A cerâmica também era muito utilizada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimônias das tribos. O urucum era muito usado para fazer pinturas no corpo.
A organização social dos índios
Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho ( machado, arcos, flechas, arpões ) são de propriedade individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.
Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique. O pajé é o sacerdote da tribo, pois conhece todos os rituais e recebe as mensagens dos deuses. Ele também é o curandeiro, pois conhece todos os chás e ervas para curar doenças. Ele que faz o ritual da pajelança, onde evoca os deuses da floresta e dos ancestrais para ajudar na cura. O cacique, também importante na vida tribal, faz o papel de chefe, pois organiza e orienta os índios.
A educação indígena é bem interessante. Os pequenos índios, conhecidos como curumins, aprender desde pequenos e de forma prática. Costumam observar o que os adultos fazem e vão treinando desde cedo. Quando o pai vai caçar, costuma levar o indiozinho junto para que este aprender. Portanto a educação indígena é bem pratica e vinculada a realidade da vida da tribo. Quando atinge os 13 os 14 anos, o jovem passa por um teste e uma cerimônia para ingressar na vida adulta.
Os contatos entre indígenas e portugueses
Como dissemos, os primeiros contatos foram de estranheza e de certa admiração e respeito. Caminha relata a troca de sinais, presentes e informações. Quando os portugueses começam a explorar o pau-brasil das matas, começam a escravizar muitos indígenas ou a utilizar o escambo. Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho.
O canto que se segue foi muito prejudicial aos povos indígenas. Interessados nas terras, os portugueses usaram a violência contra os índios. Para tomar as terras, chegavam a matar os nativos ou até mesmo transmitir doenças a eles para dizimar tribos e tomar as terras. Esse comportamento violento seguiu-se por séculos, resultando no pequenos número de índios que temos hoje.
A visão que o europeu tinha a respeito dos índios era eurocêntrica. Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia. Foi assim, que aos poucos, os índios foram perdendo sua cultura e também sua identidade.
Canibalismo
Algumas tribos eram canibais como, por exemplo, os tupinambás que habitavam o litoral da região sudeste do Brasil. A antropofagia era praticada, pois acreditavam que ao comerem carne humana do inimigo estariam incorporando a sabedoria, valentia e conhecimentos. Desta forma, não se alimentavam da carne de pessoas fracas ou covardes. A prática do canibalismo era feira em rituais simbólicos.
Religião Indígena
Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. O pajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo. Algumas tribos chegavam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficavam os objetos pessoais. Isto mostra que estas tribos acreditavam numa vida após a morte.

2006-10-30 16:19:13 · answer #8 · answered by Anonymous · 2 3

Quando escreveram a Bíblia, Ninguém sabia da existência
desse continente que é a América do Sul.
Se soubessem, teriam inventado um "Adão e Eva" aqui também.
São coisas para vc pensar e tirar suas conclusões...
Esqueça a evolução da espécie!
Esse é um dos motivos, por que eu não acredito nos ensinamentos bíblicos.

2006-10-30 16:39:15 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 3

orientais

2006-10-30 16:17:43 · answer #10 · answered by joão m 2 · 0 2

fedest.com, questions and answers