English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gostaria de saber tudo sobre a história do tecido de renda. Como começou, como se difundiu pelo mundo. Na Idade Média, Moderna e Contemporânea.

2006-10-30 13:37:14 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Beleza e Estilo Moda e Acessórios

3 respostas

Veja se ajuda;
Dia-a-Dia - Diário do Grande ABC
... obra conta a história da renda, desde o século XV, passando pela vinda do tecido ao Brasil. A parte nacional da história dessa manufatura é mais complicada de se contar ...diaadia.dgabc.com.br/materia.asp?materia=534907

2006-11-03 06:17:51 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

A arte de fazer renda de forma artesanal é muito antiga. Ela começou a ser produzida em maior escala depois que duas técnicas foram criadas: a difícil arte da renda de agulha, criada na Itália, e a renda de bilro que foi desenvolvida em Flandres na França. A arte rendeira foi desenvolvida na Europa, mas só se desenvolveu a partir da Renascença. embora a moda da renda tenha se iniciado por volta de 1540 quando livros de modelos começaram a aparecer. Por volta de 1600 se tornou um tecido de luxo e um importante artigo de comércio. No reinado de Charles I a renda era usada tanto em roupas como para decoração de interiores. Por volta de 1643 a renda já estava sendo fabricada em grande escala. A primeira renda famosa foi a reticella, produzida em Veneza, que tinha desenhos geométricos. No século 17 foi criada a técnica do "punto in aria" (ponto no ar) com desenhos artísticos e não mais geométricos. As mais belas rendas Venezianas foram produzidas a partir do século 17 quando atingiu a sua quase perfeição. Na França a renda foi se tornando cada vez mais trabalhada e delicada. O "ponto francês" foi muito usado para a decoração. A França desenvolveu estilos próprios, com as famosas rendas de Alençon, Argenton e Valenciana. As novas técnicas italianas passaram para Flanders, atingindo o máximo de produção no século 18. As rendas feitas à máquina apareceram pela primeira vez por volta de 1760, sendo que em torno de 1813 a máquina de bilros estava já aperfeiçoada. Até 1830 as rendas eram feitas de linho e nessa época passaram a ser feitas de algodão. A revolução industrial no século 19 permitiu a criação de máquinas para a produção de renda mais barata feita de algodão, mas isso fez com que deixasse de ser artigo de luxo e começasse a desaparecer das roupas masculinas e femininas. Por volta de 1920 a indústria estava agonizando mas a indústria da moda reanimou a produção e muitos padrões foram copiados dos antigos e alguns que foram modificados são denominados renda Cluny. Atualmente o tecido de renda é produzido em muitos países. Existem também rendas finas especiais, produzidas na Bélgica e na Eslovênia. Famosa é a renda de Bruges. Os maiores produtores atualmente são França, Bélgica, Inglaterra, Irlanda e Itália.

2006-10-30 15:16:13 · answer #2 · answered by ddelund 7 · 0 0

Começou na antiga Arábia Saudita, com os Mormons que caminhavam sobre as areias quentes e tinham que dedsenvolver melhores tecidos para suportar o calor intenso. Desde lá a humanidade começou a diversificar os tipos de tecidos para se adptar ao ambiente. Por isso até hoje mesmo em deesfiles de modas podemos observar que esta tendência sempre é seguida, conforme os acontrecimentos globais. Com a diferença que agora tudo o ambiente para um indivíduo é global.

2006-10-30 14:52:39 · answer #3 · answered by EU MESMO 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers