Olá Fernando
Entendo sim.... mas primeiro desejo lembrar Monteiro Lobato... esse mesmo ... o escritor do século retrasado...
Ele foi o pioneiro da busca de petróleo no Brasil .. dizia que o Brasil tinha petróleo e ninguém acreditava... hoje a Bahia está cheia de poços de petróleo...
Um poço de petróleo contém no fundo a nafta ou o petréleo bruto... no fundo uma camada de água salgada , e por cima do petróleo bruto, uma camada de gás...
O volume de gás é imenso... e todos os poços do Brasil contêm esse gás...
ALguns poços de petréleo foram fechados porque a qualidade não é boa... muito bem... destes se poderia extrair esse gás e se necessário reabri-lo mais tarde, injetar qualquer gás comprimido lá dentro ( é o que os americanos fazem)...
Gás não falta... no entanto, parece ser mais barato construir gasodutos da Bolivia... pelo simples fato de que todos os poços produtivos do Brasil estão sendo usados para produzir petróleo... e os poucos que estão fechados por deficiente qualidade, são profundos, afastados da costa, e exigiriam custos elevados para que lhes fossem ligados os tais gasodutos...
Espero ter sido claro o suficente para o entendimento da questão...
(E como se conseguem tantos pontos?... deixe a dica...)
.
2006-10-30 13:14:05
·
answer #1
·
answered by Paco Rabane 3
·
1⤊
1⤋
Quem guarda,tem!
2006-10-30 20:59:24
·
answer #2
·
answered by ? 7
·
1⤊
0⤋
o investimento foi caro pra fazer a canalizaçao,
2006-10-31 23:09:33
·
answer #3
·
answered by biancanet2001 4
·
0⤊
0⤋
Porque ? Dinheiro muito dinheiro ( enfiado nas cuecas da quadrilha) e o presidente Mula e' muito amigo do Presidente da Bolivia. Voces sabiam que o Brasil emprestou dinheiro para a Bolivia e Cuba??? E', deve estar sobrando muito aqui'..tanto que estamos emprestando e tambem perdoando dividas.Mas como diz Mula, temos que ajudar nossos irmaos ( acho que ele e' crente! Rs). E' um absurdo ajudar outros paises enquanto o nosso passa fome.
2006-10-30 21:33:42
·
answer #4
·
answered by MKC 1
·
0⤊
0⤋
O Brasil tem reserva de gas natural sim.
Na baixada santista tem uma reserva capaz de suprir o gasto brasileiro, mas essa reserva foi descoberta relativamente ha pouco tempo.
O contrato q o Brasil tem com a Bolivia foi feito na gestao de FHC, uma vez q seria barato a compra desse gas (o salario minimo na bolivia eh em torno de 65 dolares, dai ja da pra ter nocao de tal economia) e a entrada de empresas brasileiras no pais seriam permitidas. As crises recentes com a bolivia, sao crises justamente resultantes da entrada das empresas brasileiras no pais. Ganharam tal autonomia q se tornaram mais influentes q as empresas nacionais, em outras palavras, as empresas brasileiras (PETROBRAS) monopolizou o mercado de gas natural boliviano.
O Gas natural na Bolivia eh um recurso natural extremamente importante na economia, e com as mudancas e as novas tendencias mundiais, o governo boliviano ve o tratado com o brasil como algo "injusto". Ou seja... os brasileiros ganham e a bolivia perde.
Em relacao ao petroleo e seus derivados, nao acredito que seja alvo de constante corrupcao, umas vez que eh um assunto realmente polemico e problematico. Os brasileiros estao sempre reclamando pelo preco da gasolina, mas pelos padroes mundiais, o preco brasileiro nao eh tao elevado.
Nos EUA o preco da gasolina eh +- 2,40 por galao (2.8 litros), enqt na Alemanha o mesmo galao eh vendido por 6 dolares! Entao, acaba q eh economicamente viavel ao Brasil investir diretamente na extracao do petroleo do q no Gas.
2006-10-30 21:25:33
·
answer #5
·
answered by Ione Vanessa S 2
·
0⤊
0⤋
Em relação às reservas do Brasil, a relação R/P, com a incorporação das novas descobertas e considerando que será mantida uma produção de 36 milhões de m³/dia (produção média da Petrobras para o ano passado), estaria em torno de 22 anos, quatro a mais do que quando eram consideradas apenas as reservas anteriores. Um dos maiores gargalos que vêm enfrentando a produção de gás natural no Brasil é o escoamento. A maioria do gás na Bacia de Campos é gás associado, havendo uma limitada quantidade de dutos de transferência. O gás é queimado inevitavelmente na boca do poço visto que, o petróleo é o produto principal de exploração. Todavia, o atual preço do gás importado está inibindo a ampliação do seu uso uma vez que alguns concorrentes energéticos vêm se mostrando, aparentemente, mais atrativos no que diz respeito ao preço, em parte devido a uma política ambiental ainda incipiente na taxação do uso de lenha ou derivados de petróleo, ambos comprovadamente, mais poluentes que o gás. Contudo, não é somente o preço do gás nem a infra-estrutura que vêm sendo obstáculos para um crescimento mais acelerado do mercado. Empreendimentos de gás estão sob a óptica de grupos ambientalistas, muitos deles posicionando-se radicalmente contra o uso do gás no Brasil, mesmo não tendo nenhum fundamento cientificamente comprovado sobre os efeitos, nestas latitudes, que poderiam ocorrer decorrentes da combustão. Adicionalmente, políticas energéticas para a indústria de gás natural foram direcionadas sem levar em conta especificidades do perfil energético do País, pois, o fato de a União traçar pra si uma participação de 12% de gás natural até o ano 2010 na matriz energética sem implementações coerentes de como chegar nesse patamar está se mostrando utópico.
Na indústria de gás investimentos ao longo da cadeia crescem mais ou menos na seguinte proporção 1 na produção, 2 no transporte e 4 na distribuição. Sendo assim, a tarefa do governo é buscar uma forma de viabilizar e incentivar a chegada do gás natural a um número cada vez maior de consumidores finais, isso deverá implicar em volumosos investimentos no curto prazo. Em contrapartida, esse esforço trará benefícios em mediano e longo prazos, tanto em questões ambientais, bem como na diversificação da matriz energética.
O "Projeto Malhas" que deverá ser lançado pelo governo central espera-se que venha a atingir esse objetivo, pois, o fracassado projeto do Programa Prioritário Termoelétrico - PPT ainda está vivo na memória do mercado.
Contudo, o governo parece acertar uma no prego e outra no dedo. De fato, se de um lado pretende lançar um projeto para ampliar o consumo de gás natural, do outro, a insistente posição de uma facção do PT sobre rever a função e inclusive a existência das agências reguladoras está revelando um desconhecimento total em relação à sua criação e o papel que cabe a elas desempenhar no mercado, pois, subjugar as agências ao bel prazer das vontades e ditames do governo de plantão significaria anular um dos pilares do atual modelo que é a autonomia de funcionamento dos órgãos reguladores. Essa autonomia é imprescindível para mostrar transparência nas regras do jogo e, conseqüentemente, outorgar confiança ao investidor, que é o mínimo exigido para aplicar capital num País onde além das incertezas nas regras de mercado deve ainda se arcar com uma carga tributária profundamente inibidora ao investimento.
Porém, apesar de tudo, a revelação dessas novas descobertas tem sido bem acolhida no mercado e embora não seja prudente esperar grandes mudanças no perfil de suprimento do gás natural doméstico e sempre é bom saber que o litoral brasileiro, em especial do Sudeste, possui boas perspectivas de ampliar as reservas de gás e assim outorgar um grau maior de confiabilidade às companhias que vêm investindo na exploração do gás.
2006-10-30 21:16:12
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Tem sim!
Na bacia de Campos, no RN, em SC e PR, Santos, por quase toda a amazônia, etc, etc & etc...
Como enviar dinheiro para a Bolívia, de lá para a Venezuela e finalmente para cuba se explorassem o gás por aqui???
É que eles são muito "humanistas", e, em vez de "ajudarem" somente os brasileiros, dividem tudo com "los hermanos".
"...hay que endurecerse, pero en el culo de los petistas jamas..."
Esse é o lema dos vigaristas!!!
um abraço
2006-10-30 21:13:08
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Recomendo que vc. leia o link que é muito informativo:
http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/09-Gas_Natural(2).pdf
2006-10-30 21:11:41
·
answer #8
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
sim, nós temos, mas na gestão do FHC foi feito o acordo com a
Bolivia, ele preferiu fazer a extração de gás lá e não quis fazer na
bacia de campos, porque não se sabe, e até hoje estamos cumprindo aquele acordo, para não perder mais do que já
perdemos com km e km de gasoduto.
2006-10-30 21:08:03
·
answer #9
·
answered by joão m 2
·
0⤊
0⤋
é claro que o brasil tem .. mas nao é o suficiente para suprir as necessidades que o pais posui
Blz
2006-10-30 21:07:58
·
answer #10
·
answered by gatypo 3
·
0⤊
0⤋