English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Passou no Jornal Hoje, uma reportagem sobre este fato que esta acontecendo em uma cidade do Goiás. Me diga o que acha, a melhor resposta ganhará 10 pontos!!

2006-10-30 12:26:05 · 9 respostas · perguntado por Fa. : ) 1 em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

9 respostas

Fa. : ), o que acho extranho, é que determinadas pessoas condenem as badaladas dos sinos da Igreja, porque alguns moradores despertavam com as referidas, porém não despertam com os ônibus barulhentos a quatro da manha, não despertam com o canto de guerra do galo as três da manhã e as seis da mesma, com os carros envenenados, motos e etc, o interessante é que eu morei no Andaraí a cem metros da igreja São Cosme e Damião, e nunca me incomodei, e quando vem aquela turma da balada de sexta feira, chutando lata quebrando as luzes dos postes e gritando, esses também não os incomodavam, não! Eu lhe garanto que não é medo da turma não! É que se acaso levantarem vão extrapolar com uns caras dispostos a tudo, que mesmo assim sairão correndo, muito interessante, será que os reclamantes não pertencem a outra igreja? Acho que não, eles adoram as Igrejas Católicas e os Católicos, claro são os escolhidos estão salvos, deixo bem claro não sou Católico, mas é algo tradicional da Igreja, e que deve ser preservado.
Um forte abraço.

2006-10-30 13:48:57 · answer #1 · answered by RuyLFreitas 7 · 16 1

Fui morar no Centro de Campinas na minha juventude, ao lado da igreja matriz. Depois de 2 semanas enlouqueci e chorava cada vez que aquele sino tocava a noite.
Meu irmão comprou um lindo apartamento num prédio novinho em folha, fez todo acabamento do jeito que queria.Só que só ia lá durante o dia.na 1ª noite que tentou dormiu lá com a noiva, foi tanto barulho pois era do lado de uma igreja bastante antiga , o prédio inteiro tremia.
Em 2 semanas ele e os outros moradores quase todos recém casados conseguiram que o padre não tocasse mais o sino entre 20:00 até as 8:00 da manhã.( Até o padre que era velho disse que não aguentava aquele sino tocando a noite toda.
Só quem passa´por isso sabe como é ensurdecedor.
Eu pessoalmente adoro sino.
Hoje na minha paróquia em dias especiais temos um sistema de som que imita os sinos, pois suas badaladas estavam destruindo a estrutura da igreja.
Ah! o ano retrasado tive a feliz experiência de ir até a torre da igreja de Monte Mor e ficar lá para acertar o relógio que controla os sinos, uma bela máquina alemã, muito lindo só que é ensurdecedor.
Hoje viviemos cheios de poluição sonora e a noite queremos sossego.

2006-10-30 21:04:35 · answer #2 · answered by vica 3 · 1 0

Interna o juiz que ele tá doido.

2006-11-03 20:24:09 · answer #3 · answered by flor-de-lys 6 · 0 0

tocar sino,,poxa achei que isso não existia mais...........por utro lado o povo daquela cidade ja deve ter se saturado de ouvir esse sino..............................

2006-11-03 16:28:43 · answer #4 · answered by Roberto C s 4 · 0 0

Fa, esta é uma questão delicada. A Constituição Federal assegura o dever de todos nós respeitarmos a crença religiosa. Por outro lado, é direito do cidadão, também previsto na Constituição Federal, de ter respeitado o seu silêncio. Acredito que, pelo o que você falou, o Juiz deve ter proibido de a igreja tocar o seu sino, porque provávelmente; algum vizinho ou um grupo de pessoas que moram nas proximidades dessa igreja, estariam sendo atormentadas pelas badaladas do sino da igreja, atrapalhando o descanço, o sossego. O Código Civil em seu art. 1277, confere o direito de o proprietário ou o possuidor de um bem imóvel de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao SOSSEGO, a saúde, etc dos que habitam, provocadas pela utilização da propriedade vizinha,no caso, a igreja. Então muito provavelmente, pelo que eu entendi, a vizinhaça deve ter entrado com uma ação contra a igreja pelo fato de o sino estar atrapalhando e, o Juiz com base na Constituição Federal, cujo art. não lembro e no art. 1277 do atual Código Civil, mandou cessar o barulho, proibindo a igreja de tocar o seu sino. Em direito, utilizamos para casos assim, em que existe dois direitos constitucionalmente tutelados pela lei, o princípio da razoabilidade. Daí a questão: Seria razoável que em nome da crença religiosa, os vizinhos fossem lesados em seu direito ao sossego pelo tocar do sino da igraja? Penso que não.
Se o Juiz proibiu por este motivo, ele está absolutamente correto e, a minha decisão seria a mesma que ele tomou.

2006-10-30 20:50:11 · answer #5 · answered by José Silvio Bazzo 2 · 0 0

O Juiz não proibiu a igreja de tocar o sino. Apenas limitou as badalaras. E acho muito certo. O sino ficava tocando durante meia hora, às 6 horas da manhã, perturbando o sono de quem precisava dormir mais um pouco para depois trabalhar. Teve umas velhinhas fanáticas que não têm o que fazer que reclamaram. Afinal, quando termina a missa elas podem ir para casa e dormir o dia inteiro. De parabéns ao juiz que não se curvou ao poder da igreja e teve muito bom senso ao tomar a decisão.

2006-10-30 20:39:59 · answer #6 · answered by .TÔ INDO. nÃO EMPURRE 4 · 0 0

Desde pequeno, lá no interior onde morava, o badalar do sino era o relógio da comunidade. Hoje cada vez que ouço um sino de qualquer igreja sinto uma saudade do meu tempo de criança e fico feliz que as igrejas continuem tendo sinos.
O juiz que proibiu o badalar do sino nem deve estar dormindo direito, não tem sentimento nem romantismo.

2006-10-31 05:43:12 · answer #7 · answered by becker 6 · 0 1

Desde garoto sou acostumado com badalo do sino na região onde moro, é uma tradição, naquela época não existia essas leis da poluição sonora. Onde moro tem muito mais barulho com carros de som no meio da rua, shows e tudo mais.
Penso que é bem toleravel o badalo do sino da Igreja.

2006-10-30 20:41:05 · answer #8 · answered by Chico Jr. 4 · 0 1

isso é inconstitucional , o Brasil é um estado Laico e não pode ocorrer este tipo de intervenção por parte de ninguém ,muito menos do próprio judiciário , na verdade não sei o motivo da proibição, a juíza deve ter justificado sua decisão , mas a priori não concordo.

2006-10-30 20:38:31 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers