Um Endereço de IP (IP Address) é um endereço numérico de um computador conectado na Internet. Um número de IP não é a mesma coisa que um nome de domínio (por exemplo www.bvs.br) ou que um endereço de e-mail. O IP, ou Internet Protocol, é o protocolo da Internet que identifica, localiza e estabelece conexão entre computadores ligados à Internet. Todo endereço de IP tem 4 segmentos numéricos, separados por um ponto. É algo como: 64.106.134.185. Um segmento pode ser um número, um asterisco (*) ou um intervalo especificado por um hífen (-).
2006-10-30 11:28:36
·
answer #1
·
answered by Doce Mulher 5
·
1⤊
0⤋
kkkkkkkkkkkkkkkk
2015-01-31 00:09:52
·
answer #2
·
answered by Rodrigo Sodre 1
·
0⤊
0⤋
Protocolo de controle de transmissão (TCP)O protocolo TCP é um padrão TCP/IP necessário definido na RFC 793, "Transmission Control Protocol (TCP)", que fornece um serviço de entrega de pacotes confiável e orientado por conexão. O protocolo de controle de transmissão:
Garante a entrega de datagramas IP.
Executa a segmentação e o reagrupamento de grandes blocos de dados enviados pelos programas.
Garante o seqüenciamento adequado e a entrega ordenada de dados segmentados.
Verifica a integridade dos dados transmitidos usando cálculos de soma de verificação.
Envia mensagens positivas dependendo do recebimento bem-sucedido dos dados. Ao usar confirmações seletivas, também são enviadas confirmações negativas para os dados que não foram recebidos.
Oferece um método preferencial de transporte para programas que devem usar transmissão confiável de dados baseada em sessões, como bancos de dados cliente/servidor e programas de email.
Como o TCP funciona
O TCP baseia-se na comunicação ponto a ponto entre dois hosts de rede. Ele recebe os dados dos programas e processa esses dados como um fluxo de bytes. Os bytes são agrupados em segmentos que o TCP numera e seqüencia para entrega.
Antes que dois hosts TCP possam trocar dados, eles devem primeiro estabelecer uma sessão entre si. Uma sessão TCP é iniciada através de um processo conhecido como handshake de 3 vias. Esse processo sincroniza os números de seqüência e oferece informações de controle necessárias para estabelecer uma conexão virtual entre os dois hosts.
Depois de concluído o handshake em 3 vias inicial, os segmentos são enviados e confirmados de forma seqüencial entre os hosts remetente e destinatário. Um processo de handshake semelhante é usado pelo TCP antes de fechar a conexão para verificar se os dois hosts acabaram de enviar e receber todos os dados.
Os segmentos TCP são encapsulados e enviados em datagramas IP.
Portas TCP
As portas TCP usam uma porta de programa específica para entregar dados enviados por meio do TCP. As portas TCP são mais complexas e operam de forma diferente das portas UDP.
Enquanto a porta UDP opera como uma fila de mensagem única e um ponto de extremidade de rede para a comunicação baseada em UDP, o ponto de extremidade final de todas as comunicações TCP é uma conexão exclusiva. Cada conexão TCP é identificada de forma exclusiva por pontos de extremidade duplos.
Cada porta de servidor TCP é capaz de oferecer acesso compartilhado a várias conexões pois todas as conexões TCP são identificadas de forma exclusiva por dois pares de endereço IP e portas TCP (um par de endereço/porta para cada host conectado).
Os programas TCP usam números de porta reservados ou conhecidos.
O lado do servidor de cada programa que usa portas TCP escuta as mensagens que chegam no seu número de porta conhecido. Todos os números de porta de servidor TCP menores que 1.024 (e alguns números mais altos) são reservados e registrados pela Internet Assigned Numbers Authority (IANA).
A tabela a seguir é uma lista parcial de algumas portas de servidor TCP conhecidas usadas por programas baseados em TCP padrão.
Número de porta TCP Descrição
20 Servidor FTP (canal de dados)
21 Servidor FTP (canal de controle)
23 Servidor Telnet
53 Transferências de zona DNS
80 Servidor Web (HTTP)
139 Serviço de sessão de NetBIOS
Para obter uma lista completa e atualizada de todas as portas TCP registradas e conhecidas, consulte o site Internet Assigned Numbers Authority (IANA).
Endereçamento IPCada host TCP/IP é identificado por um endereço IP lógico. Esse endereço é exclusivo para cada host que se comunica usando TCP/IP. Cada endereço IP de 32 bits identifica um local de um sistema host na rede da mesma forma que um endereço residencial identifica uma casa em uma rua da cidade.
Assim como um endereço residencial tem um formato padrão composto de duas partes (nome da rua e número do domicílio), cada endereço IP é separado internamente em duas partes — uma identificação de rede e um identificador de host:
A identificação de rede, também conhecida como endereço de rede, identifica um único segmento de rede em um conjunto de redes TCP/IP. Todos os sistemas que se conectam e compartilham o acesso à mesma rede têm uma identificação de rede comum no seu endereço IP completo. Essa identificação também é usada para identificar de forma exclusiva cada rede dentro do conjunto maior de redes.
O identificador de host, também conhecido como endereço de host, identifica um nó TCP/IP (uma estação de trabalho, um servidor, roteador ou outro dispositivo TCP/IP) em cada rede. O identificador de host de cada dispositivo identifica de forma exclusiva um sistema em sua própria rede.
Segue um exemplo de um endereço IP de 32 bits:
10000011 01101011 00010000 11001000
Para facilitar o endereçamento IP, os endereços IP são expressos em notação decimal com ponto. O endereço IP de 32 bits é segmentado em quatro octetos de 8 bits. Esses octetos são convertidos em decimais (sistema numérico de base 10) e separados por pontos. Portanto, o exemplo de endereço IP anterior é 131.107.16.200 quando convertido em notação decimal com ponto.
Para obter mais informações sobre notação decimal com ponto e a conversão de números binários em decimais, consulte Convertendo binário em decimal.
A ilustração a seguir mostra um exemplo de endereço IP (131.107.16.200) dividido em seções de identificação de rede e de host. A parte referente à identificação de rede (131.107) é indicada pelos dois primeiros números do endereço IP. A parte referente ao host (16.200) é indicada pelos dois últimos números do endereço IP.
Observações
Como os endereços IP identificam dispositivos em uma rede, deve ser atribuído um endereço IP exclusivo a cada dispositivo da rede.
Geralmente, a maioria dos computadores têm apenas um adaptador de rede instalado e, portanto, requerem apenas um endereço IP. Se o computador tiver vários adaptadores de rede instalados, cada adaptador precisa ter seu próprio endereço IP.
Classes de endereços IP
A comunidade da Internet definiu cinco classes de endereços. Os endereços das classes A, B e C são usados para atribuição aos nós TCP/IP.
A classe de endereços define os bits usados nas partes referentes à identificação de rede e de host de cada endereço. A classe de endereço também define o número de redes e de hosts por rede para os quais se pode oferecer suporte.
A tabela a seguir usa w.x.y.z para designar os valores dos quatro octetos em qualquer endereço IP. Ela é usada para mostrar:
Como o valor do primeiro octeto (w) de qualquer endereço IP indica de forma eficaz a classe de endereço.
Como os octetos de um endereço são divididos na identificação da rede e do host.
O número possível de redes e hosts por rede disponível para cada classe.
Classe Valor de w Identificação da rede Identificação do host Número de redes Número de hosts por rede
A 1–126 w x.y.z 126 16,777,214
B 128–191 w.x y.z 16,384 65,534
C 192–223 w.x.y z 2,097,152 254
D 224–239 Reservado para endereçamento de multicast N/D N/D N/D
E 240–254 Reservado para uso experimental N/D N/D N/D
2006-11-03 06:18:59
·
answer #3
·
answered by ► Dr. X ◄ 5
·
0⤊
0⤋
TCP = Transmission Control Protocol
É um protocolo (ou seja, uma linguagem, um idioma) usado por computadores e outros equipamentos como uma forma de controlar a transmissão dos dados.
Fazendo uma analogia: Não se pode enviar uma carta pelos Correios sem remetente nem destinatário - é necessário preencher o nome, o endereço, o número, o bairro, o CEP, a cidade e o estado.
O TCP serve mais ou menos para isso: controlar de onde e para onde vão as informações.
---
IP = Internet Protocol
Simplificando ao máximo: é um esquema de identificação de computadores e equipamentos. Cada computador ou equipamento recebe um endereço IP (por exemplo, 192.168.0.1). Esse endereço identifica o equipamento de forma exclusiva.
Fazendo outra analogia: o IP é como um número de telefone. Ele indica exclusivamente um determinado aparelho de telefone. Ao discar esse número, o telefone irá tocar e alguém irá atender. Assim é o IP (junto com o TCP).
2006-10-30 12:58:09
·
answer #4
·
answered by denisgomes 7
·
0⤊
0⤋
Simplifando ao máximo para vc entender, apesar de já terem informações acima dizendo o que é o TCP/IP.
O TCP é o protocolo (método de transferência de dados) que se usa para transferir informações entre um computador e outro.
O TCP funciona como enviar pacotes via correio (aff, simplificando bem, tá?!).
Seu computador envia um pacote que contém os dados e outras informações como, de onde começam os dados, de onde terminam os dados e quais os próximos pacotes que seguirão na comunicação.
O outro computador recebe o pacote e envia um pacote minúsculo confirmando o recebimento, então seu computador envia outro pacote ..... e assim por diante.
Já o IP é a estrada por onde esses pacotes correm.
Continuando a analogia, cada computador que se conecta À internet ganha uma identificação, como os carros que tem placas e rodam nas rodovias .
É com o IP que um computador e a rede internet e os entroncamentos (backbones) sabem para onde devem reencaminhar os pacotes(TCP) que seu computador envia ou recebe.
E é pelo IP que se pega o ladrão digital. Todos provedores tem que guardar os horários que qualquer usuário se conecta e sua identificação naquela hora (IP) e de onde se conectou (telefone, casa/cabo etc).
Espero ter ajudado.
2006-10-30 12:01:03
·
answer #5
·
answered by Rodolfo 3
·
0⤊
0⤋
O modelo TCP/IP - como muitos outros modelos de protocolos - pode ser visto como um grupo de camadas, em que cada uma resolve um grupo de problemas da transmissão de dados, fornecendo um serviço bem definido para os protocolos da camada superior. Estas camadas mais altas estão logicamente mais perto do usuário (camada de aplicação), lidam com dados mais abstratos e confiam nos protocolos das camadas mais baixas para traduzir dados em um formato que pode eventualmente ser transmitido fisicamente.
Os protocolos para internet formam o grupo de protocolos de comunicação que implementam a pilha de protocolos sobre a qual a internet e a maioria das redes comerciais funciona. Eles são algumas vezes chamados de "protocolos TCP/IP", já que os dois protocolos mais importantes desse modelo são: o protocolo TCP - Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) - e o IP - Internet Protocol (Protocolo Internet). Esses dois protocolos foram os primeiros a serem definidos.
O modelo OSI descreve um grupo fixo de sete camadas que alguns fornecedores preferem e que pode ser comparado a grosso modo com o modelo TCP/IP. Essa comparação pode causar confusão ou trazer detalhes mais internos para o TCP/IP.
2006-10-30 11:32:31
·
answer #6
·
answered by ? 2
·
0⤊
0⤋
TCP/IP é um protocolo de transferência. É utilizado na transferência de arquivos, para fazer download.. acho que é isto...
2006-10-30 11:29:48
·
answer #7
·
answered by Moleka 5
·
0⤊
1⤋