Isso já está citado at´r nas escrituras
JESUS falou sobre isso
e disse que sempre será assim
Talvez pela própria natureza do homem
Criar uma sociedade mais justa é possível
mas sempre haverá pobres
O primeiro passo é fazer a economia do país crescer
mas até nos EUA há pobres
2006-10-30 10:58:55
·
answer #1
·
answered by Maga s 5
·
1⤊
0⤋
O HOMEM É O LOBO DO PRÓPRIO HOMEM.
(já dizia um antigo adágio)
Como todos animais sociais, somos amigos e concorrentes ao mesmo tempo. Amigos quando caçamos em grupos, desde tempos ancestrais. (quando vestimos a mesma pele, como a camisa do meu time de futebol) Inimigos ou concorrentes quando disputamos femeas do mesmo grupo, comida, território, etc. (hoje sublimamos espaço com patriotismo, sua casa seu território, etc)
Nos modernizamos mas não perdemos os instintos básicos.
Com a divisão do trabalho das aldeias primitivas, houve setores que se privilegiaram, outros não. Com o advendo do capitalismo, entre outros que o sucederam, a força do mais forte ficou evidente, também através do dinheiro e não só das armas.
Continuamos disputando o mundo como animais que somos, mas com armas muito mais perigosas, e submetendo os outros em detrimento dos nossos interesses.
Paises mais fortes submetem paises mais fracos. Pessoas ricas, exploram as mais pobres. A lei da Selva continua.
Da mesma maneira que a substituição da competição predativa pode ser substituida pela competitividade esportiva, muito dessa agressividade e instinto básico pode ser utilizado de forma recreativa e útil, muito dessa desigualdade social, arrogante e belicosa poderia ser utilizada ou sublimada, se pudéssemos colocar como inimigos, objeto de nossa agressividade, os problemas básicos como a luta contra as doenças, a competição de tecnologia contra mais tecnologia, (robos contra robos melhores, que façam os humanos estudarem mais mecênica robótica, e não bombas para matar mais humanos)
Precisamos de um novo modelo educacional mundial, que substitua nossa competitividade básica da luta do homem contra o homem, pela competitividade contra as doenças, a miséria, a indiferença, a opressão.
Não dá para mudar o básico do Homem. Mas dá para reeducá-lo e mudar seus objetivos, fazendo-o lutar e competir por algo que engrandeça os homens e que valham a pena.
Não precisa mudar os homens. Precisa mudar seus objetivos.
2006-10-30 20:06:20
·
answer #2
·
answered by ClaiX 6
·
0⤊
0⤋
Simplesmente porque há pessoal que pensam e si próprio.
2006-10-30 19:31:23
·
answer #3
·
answered by Marcão 1
·
0⤊
0⤋
Basicamente, é porque impera no mundo a ganância, o egoísmo. É bem verdade que muitos não têm ânimo, outros não têm capacidade, outros não têm saúde, outros não têm força para se desenvolverem e alcançar melhor condição de vida. Note-se que desde os mais remotos acontecimentos que se tem da história da humanidade, o mundo sempre tem sido dos "mais espertos", dos mais fortes. A melhoria deste quadro de desigualdade é muito complexo e muitas pessoas lutam para melhora-lo. Acredito entretanto que uma melhoria significativa só será possível quando se conseguir mudar a cultura da humanidade, incutindo nas pessoas um senso mais acurado de amor ao próximo.
2006-10-30 19:12:52
·
answer #4
·
answered by VICORREMGA 4
·
0⤊
0⤋
Porque a maioria das pessoas só pensam no próprio nariz, são preguiçosas, ambiciosas e indiferentes aos problemas alheios.
Sinceramente, tento fazer a minha parte sendo ético e solidário, entretanto, acho que se Jesus voltasse a Terra, as elites o crucificariam novamente.
2006-10-30 19:05:25
·
answer #5
·
answered by HELLBOY 3
·
0⤊
0⤋
ainda não conheci nenhuma desigualdade q fosse sócia da outra, mas quando eu conhecer prometo q te explico pq ok?
2006-10-30 18:56:12
·
answer #6
·
answered by vandinhaadamms 2
·
0⤊
1⤋