Boa pergunta! Eu não sei e creio que ninguém saiba a resposta. O que temos são teorias, como aquela que dizia que a terra era chata, que era o centro do universo, do éter, etc.
2006-10-31 04:48:07
·
answer #1
·
answered by Belphegore 5
·
1⤊
1⤋
É uma característica descoberta por Einstein. Não se sabe porque. E=mc2. A energia criada é igual a massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz. Nessa equação a velocidade da luz é uma constante.
Se bem que existem teorias mais recentes que contrariam essa descoberta de Einstein, mas nao sei se foi comprovada, onde a velocidade da luz varia.
2006-10-30 07:05:31
·
answer #2
·
answered by Luiz Sabra 7
·
3⤊
0⤋
Nao eh assim q a ciencia funciona amigo.
Primeiramente Einstein POSTULOU essa hipotese. Dps, baseado nessa afirmaçao, chegou a uma serie de consequencias logicas q foram provadas experimentalmente. Como elas foram comprovadas experimentalmente, admite-se a hipotese como verdadeira.
Eh assim q a ciencia "funciona".
Einstein postulou isso baseado nas equaçoes de Maxwell.
Detalhe q Einstein nao ganhou o premio nobel pela teoria da relatividade, pois nao havia como se comprovar tais consequencias nakela epoca. Ele ganhou mais tarde pelo efeito fotoeletrico mais como um premio de consolaçao.
2006-10-30 11:27:37
·
answer #3
·
answered by OWNED 4
·
2⤊
0⤋
Bom, de qualquer forma essa sua pergunta parece ser um daqueles grandes misterios da natureza. Como foi um postulado, a unica explicação que podemos dar é aquela que tão repetida pelo Chicó (auto da compadecida): NÃO SEI, SÓ SEI QUE É ASSIM!!!
2006-10-30 22:35:11
·
answer #4
·
answered by Schineider 2
·
1⤊
0⤋
Nenhuma das respostas anteriores é satisfatória. Quando Einstein formulou sua teoria da relatividade especial (porque existe a relatividade ggeral também) ele POSTULOU que a velocidade da luz era a mesma independente de qualquer referencial inercial. Um postulado é algo que se impõe em uma teoria sem uma prova concreta. Portanto, a constância da velocidde da luz é uma parte da teoria da relatividade restrita (como também é conhecida) e isso foi simplesmente postulado por uma série de motivos (motivos fortes) que fogem ao escopo dessa discussão, mas que pode ser tema para uma próxima pergunta.
O colega OWNED se confunde em alguns aspectos. O que digo ser um postulado é exatamento o que ele tenta explicar: você diz ser verdade e se ficar ok simplismente aceita como verdadeiro.
Ele se contradiz quando fala que "(...) teoria da relatividade, pois nao havia como se comprovar tais consequencias nakela epoca" e depois diz que "Como elas foram comprovadas experimentalmente(...)". Ainda, Einstein não tomou como base a Teoria de Maxwell para falar sobre a velocidade da luz. Como Einstein conhecia muito bem o eletromagnetismo, ele propôs uma mudança na mecância Newtoniana com base nas transformações de Lorentz e formulou a teoria da relatividade restrita. Isto é, "Einstein postulou isso (a velocidade da luz constante) baseado nas equaçoes de Maxwell" não é bem verdade.
Por último, dizer que o premio Nobel pelo efeito fotoelétrico foi um prêmio de consolo para Einstein é negar a importância dessa teoria importantíssima e tremendamente exclarecedora para a humanidade. E estuprar a genialidade de Albert Einstein. O efeito fotoelétrico foi uma teoria revolucionária e não deve ser rebaixado assim. Repudio essa resposta!!!!
2006-10-30 09:35:51
·
answer #5
·
answered by Physique Fox 2
·
2⤊
1⤋
A Teoria da Relatividade não explica por que a velocidade da luz é constante. Ela simplesmente assume que é.
Para explicar por que a velocidade da luz é constante, teremos de formular uma outra teoria. Para isso precisamos de alguma mente brilhante que consiga ver o Universo de um ponto de vista diferente.
Ainda estamos aguardando...
2006-10-31 08:05:31
·
answer #6
·
answered by Dario 5
·
0⤊
0⤋
por causa da lei da relatividade.
2006-10-30 06:57:59
·
answer #7
·
answered by Rei Kong 2
·
0⤊
1⤋
Eu acho que ela é constante pois não há atrito com o ar ou qualquer outra coisa por onde ela ilumine.
2006-10-30 08:19:48
·
answer #8
·
answered by Danilo A 1
·
0⤊
4⤋