Marcela, vou tentar ser o mais simples que puder...
um filtro optico destina-se a filtrar apenas uma certa faixa de freqüência de luz.
Assim, quando olhamos por um vidro de tonalidade verde (e vemos tudo esverdeado) significa que as demais cores foram bloqueadas, e somente a luz verde conseguiu atravessar o vidro.
Dizemos então que este vidro funcionou como um filtro óptico para a cor verde (tecnicamente, um filtro que permite a passagem de luz na faixa de aprox. 550 angstrons de comprimento de onda).
Nesta mesma idéia, um vidro vermelho comporta-se como um filtro para luz vermelha (~700 angstrons) e um vidro azul filtra luz azul (~400 angstrons)
As câmeras digitais e scanners usam filtros nestas três cores para converter o sinal luminoso que entra pelas lentes e compor assim um arquivo "eletrônico" correspondente à realidade luminosa capturada.
A combinação destas três cores (chamadas cores aditivas) permitem a reprodução de uma gama de cores satisfatória para serem vistas depois, por exemplo, em um monitor de computador ou tela de TV.
Espero ter ajudado.
Abraço !
2006-10-30 01:10:11
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Dependendo da aplicação se utiliza um prisma, que age como um filtro ao desviar cada comprimento de onda em um angulo diferente. Este processo é utilizado nos sistemas CWDM e DWDM para multiplicar a capacidade de transmissão de um cabo óptico.
2006-10-30 16:40:04
·
answer #2
·
answered by Paulo M G C 6
·
0⤊
0⤋
Olá.
Por incrível que pareça,o papel celofane colorido é um filtro óptico. Quando se incide luz branca,que é a mistura de várias cores,sobre um papel azul,por exemplo,este absorve todas as cores,menos a azul. O mesmo raciocínio para as demais cores.
Ou seja: um filtro óptico é todo o material que deixa a luz de um determinado comprimento de onda(responsável pela sensação de cor de um material) atravessá-lo,enquanto os demais não.
2006-10-30 09:56:04
·
answer #3
·
answered by kuruguerreiro 2
·
0⤊
0⤋