English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

como é que essa energia é produzida , alguem sabe?

2006-10-30 00:03:09 · 14 respostas · perguntado por Leonardo 5 em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

14 respostas

È a energia produzida pelo vento atrávés de moinhos.

2006-11-03 08:25:00 · answer #1 · answered by Cravo&Canela . 6 · 0 0

A energia eólica é produzida aproveitando-se o deslocamento das correntes de ar, o vento... É prática muito antiga utilizar pás ou hélices que, impulsionadas pelos ventos movem um eixo, cuja força motriz é aproveitada para produzir energia mecânica ou elétrica. Muitos países vem modernizando essa prática antiga com técnicas modernas, como turbinas eólicas, para produzir energia de forma não poluente. Seu principal incoveniente é a inconstância das correntes de ar, pois exigem acumular em baterias para manter o fornecimento de energia quando as hélices param, tornando o processo oneroso e limitado. A Califórnia, nos EUA vem explorando essa modalidade de energia e o Brasil mantêm muitos experimentos, sendo um dos mais conhecido o que existe em Olinda/Recife, próximo do Quartel da Marinha e os utilizados pela PETROBRÁS. É especialmente indicado para extração de água, onde o acúmulo de água em reservatórios compensa a falta de vento.

2006-11-04 10:42:34 · answer #2 · answered by Antônio Gouveia 7 · 0 0

Através do vento

2006-11-03 17:17:31 · answer #3 · answered by fantomas 3 · 0 0

A energia eólica é a energia cinética dos deslocamentos de massas de ar, gerados pelas diferenças de temperatura na superfície do planeta. Resultado da associação da radiação solar incidente no planeta com o movimento de rotação da terra, fenômenos naturais que se repetem. Por isso é considerada energia renovável.
Tudo indica que as primeiras utilizações de energia eólica deram-se com as embarcações, algumas publicações mencionam vestígios de sua existência já por volta de 4.000 a.C., recentemente testemunhado por um barco encontrado num túmulo sumeriano da época, no qual havia também remos auxiliares.
Por volta de 1.000 a.C. os fenícios, pioneiros na navegação comercial, se utilizavam de barcos movidos exclusivamente a força dos ventos. Ao longo dos anos vários tipos de embarcações a vela foram desenvolvidos, com grande destaque para as Caravelas - surgidas na Europa no século XIII e que tiveram papel destacado nas Grandes Descobertas Marítimas.
As embarcações a vela dominaram os mares durante séculos, até que o surgimento do navio a vapor, em 1807 veio dividir este domínio, mas pelo fato de exigir menores despesas em contrapartida a menor regularidade oferecida no tempo dos trajetos, o veleiro conseguiu manter o páreo por um bom tempo, só vindo a perder a concorrência no início do século XX, quando foi praticamente abandonado em favor do vapor. Atualmente os maiores usos das embarcações a vela são no esporte e lazer.
Os ventos são gerados pela diferença de temperatura da terra e das águas, das planícies e das montanhas, das regiões equatoriais e dos pólos do planeta Terra.
A quantidade de energia disponível no vento varia de acordo com as estações do ano e as horas do dia. A topografia e a rugosidade do solo também tem grande influência na distribuição de freqüência de ocorrência dos ventos e de sua velocidade em um local. Além disso, a quantidade de energia eólica extraível numa região depende das características de desempenho, altura de operação e espaçamento horizontal dos sistemas de conversão de energia eólica instalados.
A avaliação precisa do potencial de vento em uma região é o primeiro e fundamental passo para o aproveitamento do recurso eólico como fonte de energia.
Para a avaliação do potencial eólico de uma região é necessário a coleta de dados de vento com precisão e qualidade, capaz de fornecer um mapeamento eólico da região.
As hélices de uma turbina de vento são diferentes das lâminas dos antigos moinhos porque são mais aerodinâmicas e eficientes. As hélices tem o formato de asas de aviões e usam a mesma aerodinâmica.As hélices em movimento ativam um eixo que está ligado à caixa de mudança. Através de uma série de engrenagens a velocidade do eixo de rotação aumenta. O eixo de rotação está conectado ao gerador de eletricidade que com a rotação em alta velocidade gera energia.
Um aerogerador consiste num gerador elétrico movido por uma hélice, que por sua vez é movida pela força do vento. A hélice pode ser vista como um motor a vento, cuja a quantidade de eletricidade que pode ser gerada pelo vento depende de quatro fatores:
-da quantidade de vento que passa pela hélice
-do diâmetro da hélice
-da dimensão do gerador
-do rendimento de todo o sistema

A energia eólica é considerada a energia mais limpa do planeta, disponível em diversos lugares e em diferentes intensidades, uma boa alternativa às energias não-renováveis.

Na crise energética atual, as perspectivas da utilização da energia eólica são cada vez maiores no panorama energético geral, pois apresentam um custo reduzido em relação a outras opções de energia.
Embora o mercado de usinas eólicas esteja em crescimento no Brasil, ele já movimenta 2 bilhões de dólares no mundo. Existem 30 mil turbinas eólicas de grande porte em operação no mundo, com capacidade instalada da ordem de 13.500 MW.
A energia eólica pode garantir 10% das necessidades mundiais de eletricidade até 2020, pode criar 1,7 milhão de novos empregos e reduzir a emissão global de dióxido de carbono na atmosfera em mais de 10 bilhões de toneladas.
Os campeões de uso dos ventos são a Alemanha, Dinamarca e os Estados Unidos, seguidos pela Índia e a Espanha.
No âmbito nacional, o estado do Ceará destaca-se por ter sido um dos primeiros locais a realizar um programa de levantamento do potencial eólico, que já é consumido por cerca de 160 mil pessoas. Outras medições foram feitas também no Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, litoral do Rio de Janeiro e de Pernambuco e na ilha de Marajó. A capacidade instalada no Brasil é de 20,3 MW, com turbinas eólicas de médio e grande portes conectadas à rede elétrica.
Vários estados brasileiro seguiram os passos do Ceará, iniciando programas de levantamento de dados de vento. Hoje existem mais de cem anemógrafos computadorizados espalhados pelo território nacional. Um mapa preliminar de ventos do Brasil, gerado a partir de simulações computacionais com modelos atmosféricos é mostrado na figura abaixo.
Considerando o grande potencial eólico do Brasil, confirmado através de estudos recentes, é possível produzir eletricidade a custos competitivos com centrais termoelétricas, nucleares e hidroelétricas, com custo reduzido

2006-11-02 20:39:32 · answer #4 · answered by Menina 1 · 0 0

Através dos ventos que sopram hélices igual de avião que giram motores que transformaram esta força em energia elétrica

2006-11-02 15:43:57 · answer #5 · answered by tiruana 3 · 0 0

Por Oleo Claro.
e olica = e oleo

2006-10-31 19:17:14 · answer #6 · answered by PORQUE? 2 · 0 0

se têm uma helice enorme, onde essa helice é movida por ventos que por sua vez gira uma turbina que gera a energia.

2006-10-30 08:26:25 · answer #7 · answered by barcthelo 5 · 0 0

é produzida apartir de um catavento onde é acoplado um gerador que quando seu bobinado ou enrolamento primário é excitado por uma fonte de corrente contínua, produz um campo magnético ou "FEM'' força eletromotriz, que por sua vez e devido ao movimento do referido campo magnético pelo movimento do catavento induzirá no enrolamento secundário uma tensão alternada que será enviada a um transformador elevador e dai á linha de transmissão. o processo de geração é semelhante as usinas hidráulicas...a diferença é a água. espero ter ajudado.
abraços

2006-10-30 08:15:21 · answer #8 · answered by ISRET55 5 · 0 0

A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento). É uma abundante fonte de energia, renovável, limpa e disponível em todos os lugares.

Os moinhos de vento foram inventados na Pérsia no séc. V. Eles foram usados para bombear água para irrigação. Os mecanismos básicos de um moinho de vento não mudaram desde então: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade).
Já estive em fortaleza, e pude conhecer de perto as turbinas de vento é muito bonito de se ver, principalmente ao por do sol.

2006-10-30 08:15:02 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

a força dos ventos

2006-10-30 08:11:02 · answer #10 · answered by Karla S 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers