Se não me engano na revista mundo estranho fez uma reportagem justamente desse assunto, onde numa usina ondas mexiam umas boias gigantes onde essas boias iriam girar as turbinas gerando assim energia.
Uma outra usina se utiliza de um tipo de galpão para que as ondas empurrem o ar e girem as helices, que girariam as turbinas, gerando assim energia
2006-11-01 08:23:04
·
answer #1
·
answered by agentrbr 4
·
0⤊
0⤋
Olá.
Em primeiro lugar,é necessário saber que a corrente elétrica num fio, ou qualquer material condutror, se dá quando este atravessa um campo magnético. Em um gerador,por exemplo,existem imãs presos a estrutura(carcaça ou estator), que é fixa, com seus respectivos campos magnéticos(fixos na carcaça) e um eixo(rotor)ao qual estão acoplados as espiras(material condutor),ou seja: o rotor, ao girar,faz as espiras(como são chamados os anéis presos ao rotor) atravessarem os campos magnéticos fixos na carcaça do gerador, que são estáticos,gerando a corrente elétrica. Então,imagine plataformas fixas,nas quais estão fixos os imãs. Flutuando na água, estarão as bóias 'as quais estarão ligadas as espiras ou fios condutores que,devido ao movimento ondulatorio do mar,sobem e descem,atravessando os campos magnéticos estáticos presos 'as plataformas fixas. A corrente gerada dessa maneira é do tipo alternada,pois os movimentos das espiras, em determinado momento, têm um sentido(a bóia sobe) e em outro, o sentido é inverso( a bóia desce). Qual a vantagem em relação 'as hidrelétricas?
Nas hidrelétricas,a energia potencial que faz com que as turbinas(equivalentes aos rotores) se movimentem,são oriundas dos imensos lagos artificiais,que causam danos 'a natureza. Enquanto no mar, a energia potencial está contida nas próprias ondas do mar. Qual a desvantagem em relação 'as hidrelétricas?
A desvantagem principal é a dificuldade de controle da frequência da variacão de tensão gerada,que deve ser de 60 Hz( lê-se hertz). Pois,podemos controlar a vazão de uma comporta na hidrelétrica,mas não podemos controlar o movimento das ondas do mar.
2006-10-30 09:43:11
·
answer #2
·
answered by kuruguerreiro 2
·
0⤊
0⤋
olá amigo!
existem duas explicação, a simples e de fácil entendimento, e a técnica.
eu vou tentar lhe explicar as duas.
1ª: a agua do mar entra por tubulações, e enche um tanque, e quando esse tanque esta cheio, e introduzido ao tanque, umas varas de urânio enriquecido, e a agua do mar alcança temperaturas elevadíssimas, que fazem a agua ferver, surgindo assim vapores, e esses vapores por sua vez, faz girar um gerador, e esse gerador que transforma o vapor em energia
2ª:a agua do mar e levada por dutos para tanques enormes"reatores" e nessa agua represada e introduzidos muitas varas de urânio enriquecido( muito perigoso pelo alto nível de radioatividade) e acontece uma reação enorme, elevando a temperatura da agua (evaporação)
e esses vapores vão impulsionar um gerador de energia (atômica) e essa energia por sua vez vai para um transformador
que transforma a energia atômica em eletricidade (energia elétrica) e essa por sua vez vai sofrendo transformações (diminuição de voltagens) ate chegar as casas.
2006-10-30 08:16:50
·
answer #3
·
answered by POETA/PENSADOR 3
·
0⤊
0⤋
Colocam-se vários surfistas remando suas pranchas para pegarem uma onda. o movimento dos braços e a parafina de suas pranchas provocam uma reação de cataloze múltipla que misturada ao sal cisne do mar gera exatos 0,05 htz por metro cúbico de água salgada condensada. Foi essa experiência q provocou o tsuname na Asia, onde a fonte de energia foi o campeonato de surf na Austrália.
2006-10-30 08:07:09
·
answer #4
·
answered by j quest 1
·
0⤊
0⤋
CANALIZANDO A ONDA EM UMA ESTRUTURA AFUNILADA, ONDE NO FINAL É COLOCADO UMA TURBINA DE BAIXA ROTAÇÃO ONDE NA EXTREMIDADE DE SEU EIXO SE ACOPLA UM GERADOR...O PROCESSO É SEMELHANTE AO DAS HIDRELÉTRICAS, A DIFERENÇA É QUE AS HIDRO TRABALHAM COM QUEDA D'AGUA.
ABRAÇOS
2006-10-30 07:43:05
·
answer #5
·
answered by ISRET55 5
·
0⤊
0⤋