English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tiradentes morreu Barbudo e Cabeludo?
Aquela foto da nossa Independência, foi de fato assim?
E aproveitando: O HOMEN DESCEU A LUA EM 69, ou foi uma armação.

2006-10-29 22:26:05 · 6 respostas · perguntado por Marcio B 4 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

6 respostas

Acho que você se refere ao quadro "O grito do Ipiranga", de autoria do pintor brasileiro Pedro Américo (1843-1905).

Bom, segundo Alfredo Boulos Júnior:


Trata-se de uma pintura histórica encomendada pelo governo de D.Pedro II para exaltar D. Pedro I e rememorar o "nascimento" da nação e do Império Brasileiro.

Pedro Américo foi encarregado de criar uma versão oficial para o episódio conhecido como Grito do Ipiranga. Por isso o quadro é enorme (mede 4,15 x 7,6m). Por isso também o pintor inseriu na obra elementos inventados, como as roupas e os animais.

Em vez de mulas, usadas na época para viagens longas, Pedro Américo pintou cavalos imponentes, no lugar de roupas amarrotadas, uniformes impecáveis, e introduziu o agrupamento de soldados da Guarda Imperial (de uniforme branco), que na época ainda não tinha sido criada. O boiadeiro e o carro de bois, bem como o viajante e seu escravo, tudo isso é obra da imaginação do pintor. Outro elemento inserido por ele foi a casa que aparece ao fundo. Essa casa inexistia em 1822, tendo sido construída apenas por volta de 1850. A tal casa acabou sendo conhecida como a Casa do Grito. Ela mesma acabou se tornando um monumento histórico.

Segundo Myoko Makino, historiadora do Museu Paulista, onde o quadro está exposto, Pedro Américo recorreu tanto à imaginação quanto à pesquisa: visitou o local, verificou a vegetação, os aspectos geográficos e as cores ao entardecer. Pesquisou também os uniformes da época junto às famílias dos membros da comitiva de D. Pedro I. A pintura começou a ser feita em 1886 e foi concluída dois anos depois na cidade de Florença, na Itália.

Já na época se falava em plágio: Pedro Américo teria copiado uma pintura de Ernest Meissoiner, “Batalha de Friedland”, uma das batalhas enfrentadas por Napoleão Bonaparte. Para Makimo, a acusação de plágio é exagerada: as semelhanças entre as duas obras teriam surgido porque ambas seguiram o padrão da época para pinturas históricas. Mas há também quem diga que as semelhanças seriam suficientes para caracterizar o plágio. A historiadora lembra que o próprio Meissoiner chegou a ver o quadro de Pedro Américo e a elogiar a técnica do pintor brasileiro.

Depois da exposição na Itália, a obra foi exposta também nos estados Unidos, sendo posteriormente trazida para o Brasil e depositada numa das salas da Faculdade de Direito, até sua colocação em1895 no Salão de Honra do Museu Paulista, onde está até hoje. Esse museu hoje pertence à Universidade de São Paulo.

2006-11-03 12:18:14 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Você está descrente de tudo, não? Pois é; meu amigo, de tudo o que perguntou, acho que só o grito da independência tem "informações paralelas".
Barba e cabelo, eram muito comuns naquela época, e o homem na lua acho verdadeiro, sim, pois os filmes da mesma época, anos 60, se você for rever, tinham cenários e "defeitos especiais" visíveis. O cenário tremia e tudo o mais, e dá para ver que era falso. Depois tiveram outros vôos para o espaço onde até morreram astronautas. Então esse eu acredito.

2006-11-04 20:10:13 · answer #2 · answered by Naonda do YR 7 · 0 0

tiradentes é apenas um martir assim como Jesus Cristo, morreram por alguem, de fato se você ficasse numa cadeia sem ter como se barbear, é claro que ficaria barbudo como no desenho, o pintor apenas se inspirou, e o quadro do grito do ipiranga, é claro que um pintor se inspirou e pintou um quadro que se baseasse no grito do ipiranga, e quanto ao homem na lua, é só pedir um arquivo pela internet do homem pisando na lua no apolo 13 no ano de 1969, eu tenho filmes deste evento, o homem foi neil armstrong.

2006-11-03 21:05:37 · answer #3 · answered by Eloirmac 4 · 0 0

a independencia dita foi um navio com ouro para portugal eo grito a margem de um corrego foi apenas a decisão de um decrepito jovem rebelde chamado d. pedro I que só pensava em deitar-se com as escravas. tiradentes foi revolucionário mas não como a história o quiz colocar como jesus, ele tinha ideias um pouco totalitaristas com um aconcentração de poder ao estado mas tirando om pder da classe dominate o que foi sua derrocada e triste como a história principalmente no brasil é tão distorcida.

2006-11-03 12:43:46 · answer #4 · answered by rogerio f 2 · 0 0

Desculpe mas ja são quase i hora da manha eu tocumsono, amanhã eu te repondo essa ok

2006-11-01 22:57:47 · answer #5 · answered by bruxinha_bem 4 · 0 0

com uma corda no pescoço
2- independencia ou morte
os demais pode ter sido apenas ilustração

2006-10-30 06:34:45 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers