English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-29 21:25:42 · 6 respostas · perguntado por Jemuce Mandá 1 em Ciências Sociais Economia

6 respostas

A quebra da Bolsa de Nova Iorque, provocada pelo alto número de papéis supervalorizados. Essa crise foi sentida pelo mundo inteiro e foi uma das razões para o fortalecimento dos Estados totalitários (Itália, Portugal, Espanha, Alemanha, Japão). Depois dessa crise, os conceitos econômicos foram revistos, o que resultou em uma maior participação do Estado na economia. Um exemplo dessa maior participação é o New Deal norte-americano, responsável pela recuperação americana após o crash da Bolsa.

2006-10-31 23:00:40 · answer #1 · answered by Receptor de idéias 2 · 0 0

Durante a primeira guerra mundial os EUA exportavam para praticamente todos paises europeus, sua produçao era grande, para poder abastecer os paises que estavam com sua industria "parada" por causa da guerra. No final da Guerra qdo os paises europeus voltam a produzir., e diminuem sua importaçoes, mas os EUA continuam no mesmo ritmo de produção. (muita oferta pouca procura). Em 29 de outubro de 1929 há um "crack da bolsa de valores de NY", há uma queda das açoes, e elas perdem qse todo seu valor. As empresas reduzem seu ritmo e demitem funcionarios, EUA diminui tbem suas exportaçoes, prejudicando paises que dependem de produtos exportados por eles, e diminui tambem as importaçoes, prejudicando o Braisil que dependiam des exportaçoes de café ´para os EUA. A economia cafeeira do brasil tbam cai...gerando uma crise para os cafeicultores.

2006-10-29 21:47:30 · answer #2 · answered by Má C 1 · 1 0

não seria a queda da Bolda de New york?

2006-10-29 21:44:37 · answer #3 · answered by carla b 1 · 1 0

Ela começou nos EUA por cauda da superprodução de produtos e o sub consumo. Acostumados a produzir para um mundo em época de guerra, os EUA não diminuiram essa produção quando os demais paises começaram a se reestruturar, a voltar a produzir. Então, com tanta produção e tão pouca gente para consumir a economia entrou em crise, e como o país sempre foi muito influente na economia de outros levou todo mundo para o buraco. Aqui no Brasil os mais atingidos foram os banqueiros e os cafeiculturos, que não tinham mais para quem vender o café que produziam aos montes.

2006-10-29 21:36:59 · answer #4 · answered by Flor 3 · 1 0

A Grande Depressão, também chamada por vezes de Crise de 1929, foi uma grande recessão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada a pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX. Este período de recessão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.

O dia 29 de outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão. Porém, as taxas na queda da produção industrial americana já haviam começado a cair a partir de julho do mesmo ano, causando um período de leve recessão econômica que estendeu-se até 29 de outubro, quando valores de ações na bolsa de valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente, desencadeando a Quinta-Feira Negra. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando grande deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram o fechamento de inúmeras empresas comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego.

Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Estes efeitos, bem como sua intensidade, variaram de país a país. Outros países, além dos Estados Unidos, que foram duramente atingidos pela Grande Depressão foram a Alemanha, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e especialmente o Canadá. Porém, em certos países pouco industrializados à época, como a Argentina e o Brasil, a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização.

Os efeitos negativos da Grande Depressão atingiram seu ápice nos Estados Unidos em 1933. Neste ano, o Presidente americano Franklin Delano Roosevelt aprovou uma série de medidas conhecidas como New Deal. O New Deal, juntamente com programas de ajuda social realizados por todos os estados americanos, ajudaram a minimizar os efeitos da Depressão a partir de 1933. A maioria dos países atingidos pela Grande Depressão passaram a recuperar-se economicamente a partir de então. Em alguns países, a Grande Depressão foi um dos fatores primários que levaram à ascensão de regimes de extrema-direita, como os nazistas comandados por Adolf Hitler na Alemanha. O início da Segunda Guerra Mundial terminou com qualquer efeito remanescente da Grande Depressão nos principais países atingidos.

2006-10-29 21:36:24 · answer #5 · answered by South JP 4 · 1 0

foi um tempo em q o povo acreditou na bolsa como investimento e nao como jogatina. o valor da açao era muito maior q o valor da firma. qdo os preços voltaram pra realidade, muita gente que tinha posto as açoes como garantia de emprestimo foi a falencia. e um foi quebrando o outro até a depressao. meu bisavo era barao do cafe e perdeu tudo.

2006-10-30 08:20:09 · answer #6 · answered by jaderdavila 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers