Supondo que se verifica uma subida nos preços que compõem o produto final ( matéria prima por ex.) oferecido pela empresa no mercado. Esta subida rouba competitividade a esta empresa, quer no mercado interno como externo. Daí, terá que, por um lado, fazer um plano de redução nos seus custos e, por outro, de procurar uma tecnologia mais moderna e inovadora que valorize o seu produto final e possibilite com isso adquirir de novo a competitividade no mercado. Por sua vez, se uma subida generalizada de preços provoca maior receita, também provoca um maior custo para repor de novo os Stokes, já que estes são adquiridos, muitas das vezes, a preços mais altos do que a mercadoria que tinha sido vendida.
Uma baixa generalizada de preços, pode levar as empresas menos competitivas a fechar, provocando antes uma descida de salários e depois o desemprego.
Por todas estas razões é que deve haver um equilíbrio no sistema produtivo, aumentando a competitividade das empresas mas garantindo que esta não será obtida através da redução de salários e, portanto com a redução do consumo, mas, antes, pelos avanços tecnológicos do sistema produtivo. Tanto será prejudicial para a economia, um processo inflacionista galopante como uma recessão acentuada !
2006-11-06 11:02:34
·
answer #1
·
answered by R Campos 5
·
0⤊
0⤋
Normalmente quando se fala em alteração de preços, é natural que estejamos a falar de aumentos e nunca de diminuição.
As reacções podem ser diversas:
- Tentar manter os preços (dos seus produtos ou serviços).
- Trabalhar mais e melhor, de forma a aumentar a produtividade.
- Reduzir desperdícios (de tempo e material).
- Poupar na energia eléctrica, comunicações, água, ou materiais.
- Contratar estagiários em vez de pessoas muito experientes.
- Criar novos serviços ou produtos (manutenção, formação, ...)
2006-10-30 22:27:13
·
answer #2
·
answered by Super Engenheiro 4
·
0⤊
0⤋