Sexo diferenciado
Nas espécies com sexo diferenciado, os órgãos sexuais (ou genitálias) são diferentes e produzem gâmetas diferentes. Estes órgãos podem estar separados em indivíduos diferentes e então a espécie chama-se dióica, como acontece normalmente nos mamíferos, ou encontrarem-se no mesmo individuo, como acontece na maior parte das plantas verdes; nesse caso, a espécie denomina-se monóica. Os animais de espécies monóicas são também denominados hermafroditas.
Em muitas espécies dióicas, para além da presença de órgãos sexuais diferentes - caracteres sexuais primários -, pode haver outras diferenças exeriores nos indivíduos, tais como diferentes cores da plumagem na maior parte das aves, ou a presença de mamas nas fêmeas e sua ausência nos machos, como acontece nos mamíferos - caracteres sexuais secundários. Quando isto acontece, diz-se que a espécie exibe dimorfismo sexual.
Entre os mamíferos, aves e várias outras espécies, o sexo é determinado pelos cromossomas sexuais, chamados X e Y nos mamíferos e Z e W nos pássaros. Normalmente, os machos apresentam um de cada (XY), enquanto fêmeas têm dois cromossomos X (XX). Todos os indivíduos possuem pelo menos um cromossoma X, e o cromossoma Y é geralmente mais curto que o cromossoma X com o qual é emparelhado, e está ausente em algumas espécies, o que acarreta algumas variações consideráveis.
2006-11-05 22:22:34
·
answer #1
·
answered by Deuteronômio 5
·
0⤊
0⤋