English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenham uma ótima semana

Um abraço

2006-10-29 12:44:17 · 17 respostas · perguntado por MariaCrissssss 7 em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

17 respostas

Um mito é uma narrativa tradicional com carácter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, o fenómenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitidas pela tradição oral através dos tempos.

De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos que aconteceram com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana.

Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis e até certo ponto aceitáveis para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

*********
Veja aqui os procedimentos depois que sua pergunta obtiver as respostas:

http://br.answers.yahoo.com/info/faq#ks-faq-hash-link-10
*********

2006-10-29 12:46:52 · answer #1 · answered by Anonymous · 10 1

Filtrando.

2006-11-01 15:25:08 · answer #2 · answered by Marcio B 4 · 1 0

lenda e que nem historia em quadrinhos não existe.....já mito existe quando algo marcar muito uma epoca vira mito!

2006-11-01 05:30:22 · answer #3 · answered by wendell a 7 · 1 0

Lenda é uma tradição popular e mito é um fato natural histórico ou filosofico.

2006-10-31 10:22:05 · answer #4 · answered by Preta 1 · 1 0

MITO E LENDA NO FOLCLORE
Você acredita em Papai Noel? Se acredita, aceita que outra pessoa desconfie disso, ou tolera que haja alguém que simplesmente o desconheça.
Para você, Papai Noel existe e acabou o assunto: você é daqueles que nem imaginam que possa haver pessoas que afirmem que Papai Noel é invenção? Quem sabe seu caso seja diferente: acreditava em Papel Noel e agora tem vergonha de dizer; ou acreditava e descobriu que Papai Noel era uma brincadeira; ou tem saudade do tempo em que Papai Noel existia de verdade?
Não sei se contemplei todas as alternativas, mas espero que você possa sublinhar a alternativa que é seu caso. Penso que ninguém, hoje, poderá dizer: nunca ouvir falar quem é Papai Noel. Mas por que estou tratando desse assunto? Estamos ainda no mês de agosto e o natal está longe. É que, convidado a falar de mito para vocês, não encontrei nenhum que chegasse mais perto de todos os leitores que o Papai Noel e, ao mesmo tempo, mostrasse o que é mito no Folclore. Preferi começar falando de Papai Noel porque ele está mais perto de nós do que Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Lobisomem ou Vampiro.
Ao fazer as perguntas para você se situar e escolher, esperava encontrar pouquíssimas pessoas que dissessem: - para mim, Papai Noel existe, e pronto. Papai Noel não é posto em dúvida. Nesse caso, estamos diante do puro mito. Porém, a maioria de nós acredita, já acreditou, ou não acredita em Papai Noel, mas todos sabemos quem ele é.
Quando Pai Noel se torna assunto de "crença", mostra para nós o lugar do mito no folclore. Dá para você entender a diferença? Quando ninguém coloca em dúvida a existência de um "fato", estamos diante de um mito, em sua pureza; mas quando, um fato é objeto de "crença", então aí está o mito folclorizado. Se pergunto a meu pai: Papai Noel existe? E ele coça a cabeça ou a barba antes de responder, é que o mito de Papai Noel existe para ele como folclore. O Folclore estuda o mito que já é objeto de crença e não o mito de que ninguém duvida. Quando você precisa lutar para impor aos outros, suas crenças têm base em mitos folclorizados.
Agora, vamos à "lenda" de Papai Noel. Papai Noel vive na Lapônia. É um velhinho de barbas brancas e longas, vestido de lã colorida de vermelho e anda de trenó. Acabe você mesmo de contar a história ou procure um livro adequado. A história de Papai Noel é uma lenda. Quer dizer, ela tem elementos de "verdade". A Lapônia existe no mapa, é região onde faz muito frio e até cai neve, situa-se na Europa. Na Lapônia, as pessoas usam agasalhos contra o frio e, no Natal, é inverno rigoroso. O trenó é usado ali como veículo para vencer a neve. Papai Noel, na lenda, assume todos os traços locais.
Como disse, há mitos que não são ainda folclore e há mitos que existem como folclore. A lenda narra o mito, situa o mito. Há alguns mitos, ainda hoje, que não são Folclore e há lendas que não são mitos. Você já ouviu falar em Lampião, do Padre Cícero do Juazeiro, de Antônio Conselheiro ou do Presidente Getúlio Vargas? Em torno dessas figuras, há muitas lendas. A lenda que não é uma narração do mito é um conto exagerado. Nós mesmos temos muitas lendas ligadas à nossa família. A lenda é um recurso de gravar acontecimentos importantes que precisam ser memorizados, decorados. Decorar quer dizer: guardar no coração. A lenda, para isso, apela para o sobrenatural, Deus ou o Diabo. A maneira como uma pessoa ficou rica ou pobre, recebeu castigo por sua maldade ou foi premiada pela bondade, muitas vezes é uma lenda, conto se transforme em lenda, ele deve perder os direitos autorais, ser do que é chamado de "imaginário coletivo".
A lenda conta um acontecimento, enfeitando-o . A gente se lembre do acontecimento porque não consegue se esquecer do aspecto sobrenatural, fora do comum. O mito está acima do tempo e dos lugares, é universal. Já a lenda faz parte da "História". Lenda não é ficção, não é fábula, nem romance; é história contada, misturada a pedaços de mitos. Do mito ninguém duvida, até que este seja mantido por uma lenda. A lenda sustenta o mito quando as pessoas começam a desconfiar dele.
Histórias de Lobisomem são lendas. Mas, quando um homem da minha rua se transforma em lobisomem, não é lenda, é mito. As histórias de vampiro são lendas. Mas, quando uma mocinha amanhece com o pescoço mordido, ai o vampiro atacou em pessoa. Não é lenda, é mito. Quando contamos essas histórias, então trata-se de lenda. Lenda é mito contado, e mito é realidade vivida.
ok,

2006-10-30 15:43:15 · answer #5 · answered by M.M 7 · 1 0

Lenda
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitidas pela tradição oral através dos tempos.

De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos que aconteceram com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana.

Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis e até certo ponto aceitáveis para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Um mito é uma narrativa tradicional com carácter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, o fenómenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.

A explicação mítica é contrária à explicação filosófica. A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto que o mito não explica racionalmente a realidade, procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.

Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em acção o mito na vida do Homem (ex: cerimónias, danças, orações, sacrifícios...).

O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objectivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso) de diversas comunidades. No entanto, até acontecimentos históricos se podem transformar em mitos, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia - por exemplo, a mitologia grega e a mitologia romana.

Todas as culturas têm seus mitos, alguns dos quais são expressões particulares de arquétipos comuns a toda a humanidade. Por exemplo, os mitos sobre a criação do mundo repetem alguns temas, como o ovo cósmico, ou o deus assassinado e esquartejado cujas partes vão formar tudo que existe.

Mito não é o mesmo que fábula, conto de fadas, lenda ou saga.

O mito é o nada que é tudo.
O mesmo sol que abre os céus
É um mito brilhante e mudo.[1]

Fernando Pessoa
Índice [esconder]
1 Funções do mito
2 Temas comuns
3 Tipos de mitos
4 Notas
5 Ver também
6 Leituras



[editar] Funções do mito
O mito tem como finalidade de acomodar e tranquilizar o Homem, que vive num mundo inseguro, assustador e muitas vezes hóstil. Dá-lhe também confiança de quem, através das acções mágicas e da adoração de certos deuses, o mundo natural irá ter equilíbrio e irá auxiliar o Homem. Ele, de certo modo, fixa modelos exemplares de todas as funções e actividades humanas.

O mito, portanto, é uma "primeira fala sobre o mundo", uma primeira atribuição de sentido ao mundo, sobre a qual a afetividade e a imaginação exercem grande papel, e cuja função principal não é explicar a realidade, mas acomodar o homem ao mundo.


[editar] Temas comuns
O criador e seu assistente ou oponente
O ovo cosmogônico
O pai e a mãe do mundo
O sacrifício ou a batalha primordial
A criação pela palavra
Origem do homem: de Deus, do céu, da terra
Origem da morte: um erro do homem, queda do paraíso, conseqüência da sexualidade e nascimento, perversão de mensagem por um animal
Fim do mundo
Idades do mundo
Tempo: conceito cíclico e conceito linear
Reencarnação
Criador: imanente e/ou transcendente
O herói que transforma o mundo e traz a vida
O dilúvio

[editar] Tipos de mitos
Cosmogonias: mitos de origem
MItos de origem e destruição, incluindo os messiânicos e milenários
Soteriológicos: de salvadores e heróis
Mitos de tempo e eternidade
Mitos de renascimento e renovação, incluindo os de memória e esquecimento
Mitos de providência e destino
Mitos de seres superiores e seus descendentes
Mitos de transformação, inclusive os ritos de passagem

[editar] Notas

e uma otima seana para vc gostosa

2006-10-30 13:53:50 · answer #6 · answered by neto 7 · 1 0

Lenda p mim é uma história contadas por pessoas, às vezes fica difícil saber o que é falso e o que é verdadeiro
O mito é muito confundido com o conceito de lenda, porém esta não tem compromisso nenhum com a realidade, são meras histórias sobrenaturais, como é o caso da mula sem cabeça e do saci pererê. O mito não é exclusividade de povos primitivos, nem de civilizações nascentes, mas existe em todos os tempos e culturas como componente indissociável da maneira humana de compreender a realidade.
Há diferença entre eles.
bjus

2006-10-29 21:24:47 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

Boa noite M.Crissss. Lenda , seria um conto (fábula)tradicional popular. Mito, pode ser um personagem; um fato; uma particularidade que não tem existência real. Aquilo que não se crê. Quimera. Utopia. Explo. Mula s/cabeça.

2006-10-29 21:18:17 · answer #8 · answered by nyzzo 6 · 1 0

SEI LÁ...

acredito que um seja ficção o outro baseado em fatos reais...

Ou seja, a lenda alguém inventou, o mito realmente existiu...


NEGA LÍ

2006-10-29 21:03:37 · answer #9 · answered by NEGA LÍ 3 · 1 0

Lenda: Termos um presidente!!!!!

Mito: Termos o que temos a uns bons anos!!!!

2006-10-29 20:58:52 · answer #10 · answered by hfredericomeyer 4 · 1 0

fedest.com, questions and answers