English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

China, Japão, USA, cresceram tanto, e nosso país continua a mesma coisa, se mudou, então foi muito pouco.

2006-10-29 10:22:16 · 8 respostas · perguntado por Marcos S 1 em Governo e Política Governo

8 respostas

Esperando que essa pergunta tenha sido feita sem cunho político, enumero abaixo os itens (todos bem óbvios) que já se sabe nacional e internacionalmente:

1. O Brasil é extremamente deficiente em termos educacionais.Em especial nos níveis mais básicos.

2. O Brasil não tem uma postura claramente capitalista, que defenda os interesses das empresas, do investimento, da poupança, entre outros.

3. O Brasil não gera segurança jurídica suficiente para investimentos de longo prazo. Adicionalmente, movimentos como o MST colocam sempre em dúvida a real intenção do governo.

4. O Brasil não conseguiu, antes ou agora, definir um plano estratégico de ação.

5. Francamente, falta um pouco mais de seriedade geral com o compromisso social verdadeiro, com a vontade de reformar (em especial dar mais eficiência ao setor público) e com uma visão de gestão de melhor qualidade.

Culturalmente, nós, latinos, ainda ocilamos entre a vontade de crescer e competir em um mundo de negócios e a culpa pelas diferenças sociais. No fim, não estamos resolvendo nenhuma das duas questões.

2006-10-29 10:43:03 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Por inúmeros fatores; infra-estrutura, corrupção, informalidade, situação política atual(uma herança histórica), juros altos, carga tributária, legislação arcaica, violência, etc... Contudo é unânime que a mãe de todos os males é a educação. O baixo nível educacional brasileiro produz uma sociedade disforme; muita informalidade, pouco desenvolvimento tecnológico, e baixa produtividade. A cada ano o Brasil deixa de ganhar o equivalente a um PIB da Austrália devido às práticas econômicas ilegais. Um mal que atinge 41% da economia brasileira(318 bilhões de dólares), a ilegalidade é hoje o principal obstáculo que trava o nosso crescimento. Práticas a margem da lei, como sonegação de impostos, contrabando e falsificação, respondem por 39% da diferença de renda entre brasileiros e americanos, tomados como parâmetro. Isso significa que, para produzir a mesma coisa, um trabalhador nosso leva cinco vezes mais tempo q um americano.

O nosso governo precisa ter planos d verdade p o futuro, ñ essa ilusão q é o assistencialismo. As reformas tem q ser voltadas p "Substituição de Impotações e desenvolvimento", povo menos ignorante, acomodado, e mais independente p empreender...

Substituição de importações aumentaria a renda per capita dos brasileiros. Pela forma como está estruturada a nossa economia -praticamente todos os nichos de mercados sendo dominados por multinacionais extrangeiras (Unilever, GE, Bayer, Monsanto...) - é normal que o povo tenha pouco dinheiro. Quando se compra um carro, 65% do valor vai para a matriz, 13% vão para os fornecedores(Pirelli, SaintGlobam, 3M...), 20% são impostos(dependendo da alíquota), e apenas 2% retornam à circulação -já que fornecemos aço e mão-de-obra. O carro é apenas um exemplo emblemático de tantos outros. Para q surjam empresas nacionais competitivas é necessário tecnologia, e isso não se consegue sem educação. Infelizmente o Brasil é um dos países que gasta a menor parcela do orçamento com educação, e esse pouco ainda é muito mal empregado. Para mim, é justamente aí que reside o grande erro.

Uma regra dos Tigres asiáticos: Educação = +Produtividade.
A produtividade é exatamente a capacidade de gerar riquezas, portanto é natural que uma economia mais produtiva gere uma sociedade mais rica. Os Tigres encaram a educação como a "fórmula" para aumentar a produtividade, e os resultados vem provando que o caminho é certo, sem "messias" e sem milagres

2006-10-29 21:47:32 · answer #2 · answered by ஃ panen et circenses ஃ 7 · 1 0

Porque foram eficientes em seus investimentos na educação.
O Brasil nesse tempo só evolui um pouco no ensino superior, a situação das nossas escolas públicas de ensino fundamental continuam precárias. Essa distorção acaba achatando as classes pois oferece muito mais oportunidades para os que podem pagar colégios particulares (ricos), e acirram as desigualdades sociais. Conseqüentemente isso afeta toda a cadeia pois gera violência, baixa produtividade, informalidade e o Estado continua errando feio nas escolhas de políticas para a solução destes problemas.

2006-10-29 18:31:22 · answer #3 · answered by Almirante Kirk 3 · 1 0

Porque estamos atrassados a décadas colega, é impossivel mudar o cenário de um país que vem sendo assaltado a 50 anos em apenas 4 anos. Se fosse tão fácil assim o PSDB já o teria feito nos 8 anos que ficou no governo com FHC. Eles acham tão fácil criticar, só não entendo porque no governo deles nada fizeram.

2006-10-29 18:34:10 · answer #4 · answered by Elziene L 2 · 0 0

Por incrivel que pareca, nao foi o Militarismo que afundou esse pais. Fomos nos mesmos. Ficamos reclamando dos 22 anos de ostracismo, e ja ha, 20 anos, que estamos livres e nada fizemos. Em nada melhoramos. Fico aqui pensando, pra que votar ? Ja votei, desde 87, pelo menos, umas 5 vezes para presidente, e nada de novo. So resta dar uma chorada, lavar a cara e ir em frente. Nao pense que o Geraldo faria diferente. Choro por tudo. Geraldo e Lula nada tem de diferentes.

2006-10-29 18:29:40 · answer #5 · answered by eduardo 4 · 0 0

ESTUDA MAIS UM POUCO,DEPOIS VC VAI FICAR SABENDO,VIU SUA ANTA !!!

2006-10-29 18:25:36 · answer #6 · answered by ====== 6 · 0 0

CADA PAIS É UM INDICE DIFERENTE...

ISTO AÍ É DISCURSO OPORTUNISTA ELEITOREIRO !!!


MINHA VIDA NÃO ESTÁ PIOR DO QUE NA ÉPOCA FHC !!!

PELO CONTRA´RIO !!!

POR ISSO MESMO EU DIGO:


FORA TUCANADA FDP !!!!

FORA CHUCHU !!!


.

2006-10-29 19:13:04 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 1

É pessoal, o homem foi reeleito, agora só existem dois caminhos a seguir:
1) Que ele reveja todos os casos de corrupção em seu governo, pedindo apuração com rigor, colaborando para que sejam colocados na cadeia, mesmo aqueles que fazem parte de seu governo que estejam envolvidos;
2) Ou, continuar fazendo “ouvidos moucos” para as situações que estão ocorrendo de seu lado, dizendo que não viu e que não sabe nada.
Só que hoje a sociedade brasileira está aguçada para tomar as mesmas medidas que por bem menos colocar Collor para fora do governo.
Dentro do item 1, ele precisa vir à público e esclarecer entre outros os seguintes casos:
◄ enriquecimento rápido de seu filho Lulinha, que em quatro anos se tornou milionário;
◄ pedir apuração do caso Celso Daniel que até hoje permanece incubado, apesar de informaçòes precisas de terem mandado assassiná-lo por que queria parar de contribuir para o caixa 2 do PT e caso continuassem insistindo ele daria nome aos bois;
◄ esclarecer melhor a privatização da Amazônia, pois dar concessão por 30 anos, renovável por mais 30 significa privatizar;
◄ também, a partir de agora deixar de culpar os outros ou justificar suas atitudes criminosas como omissão, baseado no passado de outros presidentes. Agora ele terá mais quatro anos para fazer aquilo que não fez até então.
Estou muito à vontade para apresentar esse tópico, porque sou brasileiro, amo minha pátria e, apesar de viver nos EUA há seis anos e não ter côr política, pois a mim nada do que aconteceu aí ou vai acontecer pode mudar a minha vida, más como não sou egoísta e tenho mãe e irmãos vivendo no Brasil, desejo de todo coração que Lula possa acertar mais do que errar.
Caso contrário, estaremos fazendo côro junto daqueles que lutarão para pedir a cabeça dele, em continuando esse estado de corrupção instalada em Brasilia. Queira Deus que ele mais acerte do que erre e que possa governar para todos os brasileiros e não somente para os petistas. Estes sãos os meus mais sinceros votos!!!!

2006-10-29 18:23:07 · answer #8 · answered by alcirflorentino 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers