Lembre-se de que o Parnasianismo cultivava a "Arte pela Arte" , ou seja, rejeitava a poesia social, entendendo que Arte é alguma coisa à parte, para alguns privilegiados .
Então, limitavam-se a descrever um lustre, uma escada de mármore de Carrara, um vaso chinês ... foi um estilo que fugiu completamente ao verdadeiro sentido da literatura, que é estar unida aos fatos sociais e suas conseqüências.
Os parnasianos se valiam de um vocabulário muito rico, difícil, já que faziam arte para uma elite. Comparavam-se aos ourives ( o poema teria que ser perfeito como uma jóia valiosa ).
Já os simbolistas eram completamente voltados para o mundo metafísico , para as questões do espírito , principalmente. Eram muito subjetivos, e tinham a musicalidade , a escolha das palavras mais melodiosas, com sons mais bonitos e adequados como princípio . Os poemas seriam como salmos , que foram feitos para que fossem cantados.
É considerado um estilo difícil, justamente pla abordagem de temas complexos, como a vida e a morte, o contexto espiritual .
O Parnasianismo é diametralmente oposto ao Simbolismo - o 1º sempre preocupado com a forma perfeita, com as rimas ricas ( aquelas que se dão entre palavras de classes gramaticais diferentes ) e com um vocabulário quase que inacessível , distanciado das questões sociais, dos sentimentos humanos ( verifique que Olavo Bilac, nosso maior poeta parnasiano, por ser tão competente no que fazia, acabou construindo poemas de alto grau de sensualidade e sentimento , "escapando" dos princípios que norteavam o estilo parnasiano do qual era Mestre )
O Simbolismo também prezava bastante a forma perfeita , gostava das rimas e da métrica sem defeitos, mas o conteúdo era radicalmente diferente , com vôos de imaginação para o mundo etéreo , dos céus, dos anjos, sem qualquer tipo de preocupação com o lado material da vida.
Espero lhe ter ajudado - isso é assunto para umas 8 aulas !!!
Boa sorte!!!
2006-11-02 16:00:19
·
answer #2
·
answered by GORS 3
·
1⤊
0⤋
http://portalliterario.sites.uol.com.br/parnasionismo.htm
BOA SORTE
SUZI
2006-10-30 07:43:27
·
answer #3
·
answered by ♥ ŠÜZÎ ♥ 7
·
0⤊
0⤋
a poesia parnasiana eh preocupada excessivamente com a forma tipo soneto, rima preciosa , sem conteúdo, eh descritivista, descreve ateh vasos..., não tem musicalidade, jah no simbolismo a musicalidade impera, eh declamada praticamente em prosa, o final de seu trabalho tem q sair perfeito assim como o trabalho final do ourives.
2006-11-02 14:43:57
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Bom os Parnasianistas seguim a fio varias regras como: versos, rimas, vocabulário muito rico e complexos. (no geral sem "Expressão"),
Já os Simbolistas voltam suas poesias para coisas mais materiais.
Manoel bandeira criticou o Parnasianismo com o poema "OS SAPOS" que inaugurou a Semana da Arte de 22".
valeu
2006-10-29 20:24:21
·
answer #5
·
answered by Martinez 2
·
0⤊
1⤋