English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Atendendo ao passado e à actual conjuntura interna do Brasil, será possível que, a médio prazo, se conjuguem todas as condições para que, finalmente, o Brasil aproveita as suas enormes potencialidades e se torne num país desenvolvido com uma riqueza bem distribuída e socialmente sustentável?

2006-10-29 10:07:17 · 7 respostas · perguntado por R Campos 5 em Ciências Sociais Economia

7 respostas

Com certeza eles disseram mais ricos "economicamente" falando. O caminho que o Brasil está percorrendo não é o da perfeita distribuição de renda, pelo contrário, a desigualdade cresce, os ricos ficam mais ricos, os pobres mais pobres e assim o país vai indo. O governo brasileiro peocupa-se, única e exclusivamente, com o crescimento econômico e não com o bem estar da população. Vide que gostam de citar China e Índia, como exemplo de competitividade, sendo que esses países exploram mão de obra barata. O principal não é o país estar entre os mais ricos do mundo, pelo contrário, o ideal é distribuir corretamente a riqueza nos quatro cantos do mundo, de modo que todos tenham uma vida digna, independente do país em que se vive.

2006-10-31 03:02:35 · answer #1 · answered by B. J. 4 · 0 0

Não a li a reportagem, não sei quais os critérios para fazer esta avaliação, mas também não precisa muito esforço, pois pode não parecer mas o Brasil é a 12º economia do mundo, logo sempre estará entre os mais ricos do mundo. Porém acabar com a pobresa e a miséria, justiça social, ai é outra história.

2006-10-30 13:17:48 · answer #2 · answered by comandante 7 · 1 0

Na realidade, o Japão já é o segundo país mais rico do mundo, e a Economist apenas se referia ao fato de os maiores países em desenvolvimento do mundo (China, Índia, Rússia,`África do Sul e o Brasil), que pertencem a um grupo chamado Brics, se tornarem no futuro algumas das maiores potências econõmicas do mundo. Isto é um fato - e já consumado, pois estes países já fazem parte das maiores economias do mundo (citando dois exemplos: a China que, provavelmente já é a quarta ou terceira economia do mundo e o próprio Brasil, atualmente ocupando a 13° posição dentre as maiores economias do mundo, só sendo assim devido ao cãmbio desvalorizado).

2006-10-29 20:59:41 · answer #3 · answered by pantimtim 4 · 0 0

EU NÃO CONCORDO COM ESTA REVISTA !!!


PRA MIM, O BRASIL CHEGARÁ NESTE PATAMAR DE RIQUEZA BEM ANTES DESTA DATA ESTIMADA !!!


CREIO QUE EM TORNO DE 2020, OU 2025 O BRASIL SEJA JÁ, UM LIDER MUNDIAL !!!


O BRASIL SERÁ A MIOR POTENCIA DO PLANETA!!! VC NÃO SABE DISSO ???

ENTÃO FIQUE SABENDO !!!

ESTÃO REGISTRADAS NAS PROFECIAS !!!



UM ABRAÇO !!!

.

2006-10-29 19:57:53 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Bem, pode ser difícil de acreditar, mas imagino que seja possível pelo seguinte: detemos hoje uma das maiores cias. no campo energético do mundo, a Petrobras. E todo munda sabe que esse papo de petróleo vai acabar. Só que a Petro e o Brasil são pioneiros em tirar óleo de mato, que é a tal da mamona.Do óleo da mamona estao vindo não apenas novos combustíveis, como tb plásticos. Futuramente podem haver outros refinos da mamona que produzam substitutos para os refinos do petróleo.

Já os eua voltam sua política para o domínio total das reservas de petróleo. Afinal os atuais governantes são os donos das outras maiores empresas de energia, e lá o uso da máquina adminstrativa pelo empresáriado é muito mais forte e predatório do que aqui. Assim, a queda do império lá é questão de tempo. Nenhum país desenvolvedor de tecnologia vai querer ficar dependendo do óleo negro estadunidense. Quando estiver pra acabar, ou mesmo bem antes, os desenvolvedores de tecnologia vão começar a estudar a engenharia de seus motores pra utilizar outras formas de combustível, e o óleo negro vai ficar de lado. Isso só não acontece agora, no meu entender, porque ainda tem bastante petroleo para lucrarem... Seria tolice, do ponto de vista econômico, deixar de explorar esse recurso agora e deixar ganhos potenciais nas bolsas de valores enterrados embaixo do solo... (Já pensou que maravilha vai ser quando o petróleo chegar a 1000 pratas o barril só porque está acabando???)

2006-10-29 19:39:55 · answer #5 · answered by Patty Valiño 2 · 0 0

Realmente eu contestaria esse jornal com extrema veemência. Não acredito nisso. Até posso acreditar que o Brasil terá uma posição de destaque mas não acredito que ele figurará entre os mais ricos do mundo. Acredito também que será um grande exportador e que nossa posição geográfica e água abundande nos fará como o roteiro turístico mais cobiçado do mundo, mas não mais que isso.

Mas de qualquer forma, riqueza não quer dizer em hipótese nenhuma, distribuição justa. Como exemplo posso citar a China: Em menos de dez anos será a maior economia do mundo mas proporcionalmente, um nordestino do semi-árido viverá melhor que um chinês que vive no interiro do país.

Sou nacionalista mas tenho os pés no chão.

2006-10-29 18:37:11 · answer #6 · answered by BARBOSA® 7 · 0 0

Acho que você pergunta de Portugal! Eu não acredito nessa afirmação. O Brasil não vai a lugar algum. Depois de hoje, dia 29/10, é possível que retroceda e se torne o país mais injusto do mundo!

2006-10-29 18:11:15 · answer #7 · answered by Peter Punk 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers