English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Seria a religião um componente necessário da vida social ou apenas uma herança perniciosa que deveria ser apagada da história humana? Explique.......

2006-10-29 07:44:55 · 25 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades Filosofia

25 respostas

Uma boa pergunta merece uma boa resposta.
Vou contar uma história real que me serve de referência:

Certa vez eu estava em Cidade Ocian no litoral paulista e fui até a padaria de manhã comprar o pão nosso de cada dia.
Na rua vi um homem de má aparência puxando uma cadela de raça pura uma Husky Siberiana! O sujeito puxava ela não andava e então ele deu um chute no abdomem dela!
Suspeitei que o sujeito estivesse roubando essa cadela.
Eu larguei o pão no balcão e fui lá, apontei um dedo em sua direção e lhe disse:
Para cada chute que você der nesse animal eu vou dar dois chutes em você.
_O homem me olhou firme e me disse:
Se você soubesse quem sou eu não me diria isso...
Primeiro me disse que a cadela pertence à patroa dele e o estranha porque só anda com a patroa e não com ele.
Aí começou a me contar a história dele e me disse que passou 20 anos na cadeia porque é homicida e já matou muitas pessoas já até perdeu a conta de quantos ele mandou para o inferno!
Me disse que a sua pena foi reduzida porque se converteu em crente e agora vive com o coração em Deus e que não mata mais ninguém porque tem medo de arder no fogo do inferno.

Eu lhe disse não se preocupe com isso porque inferno não existe. Lhe disse que eu sou ateu e que não acredito nem em Deus nem em Diabo nem em vida depois da morte e que minha vida é normal e não sofro nenhum castigo por ser ateu.
Os olhos do homem brilharam como dois diamantes e me pediu para contar mais sobre isso.
Bem, eu tenho uma oratória perfeita e explico muito bem, expliquei expliquei e expliquei tanto que o homem se convenceu de que realmente tudo isso que dizem as religiões são ilusões.

O homem mais do que depressa me agradeceu muitíssimo até demais e eu quiz saber porque agradecia tanto e ele me disse:

Tenho que matar mais sete pessoas e vou começar hoje matando o primeiro, o mais safado dos sete.

Perguntei se era eu? Ele disse, não, você foi quem me deu a coragem me deu informação, me tirou da ilusão e eu te agradeço muito, vou matar fulano por isso e por aquilo e coisa e tal e depois vou matar fulano e depois sicrano, estava todo animado a cometer uma chacina!

Me deu um estalo na cabeça e mais do que depressa eu neguei tudo o que havia dito ao homem, e lhe disse que eu sou um Mensageiro do Senhor e que lhe disse aquelas coisas para testar a fé dele e que ele deveria rezar muito para o Senhor o perdoar por sua pouca fé e para que assim o Senhor pudesse voltar a confiar nele seu filho amado. O homem acreditou em mim de novo e me despedindo, eu um ateu legítimo, lhe disse:

Fique com Deus meu filho e parti.

Meditando no caminho de volta à padaria eu entendi que nem todo mundo nesse mundo tem condições para ser ateu.

Sou ateu e não mato ninguém porque sou inteligente tenho formação em curso superior, respeito a legislação de meu País e de outros quando vou ao exterior, tenho família, filhos, bens e sou uma pessoa de fato do bem e posso ser ateu.

Mas tem gente que se não for pelo temor à Deus, pelo medo de ir para o inferno, pelo medo de renascer como um aleijado se mantêm ordeiros e confiáveis, bons cidadãs e se não fosse pela ilusão em que vivem nessa fanatasia de que existe vida após a morte, de que existe um julgamento após a morte, seriam criminosos sangüinários certamente.

Conclusão:
Ser ateu, não é para qualquer um, antes de se tornar ateu é necessário ter formação moral sólida ter formação e educação, se não tiver, melhor que continue supersticioso e convertido à alguma religião, essa é a realidade:


Comentário de quem já leu essa história:

Você resumiu a história humana e religiosa em tão pouco mas tão bem colocado que até utilizarei em alguma colocação minha futura. E você, guarde isso também pois é a mais pura verdade! Mais de 70% dos religiosos não cometem maldade (ou coisa pior) por medo de um deus punitivo e vingativo e não por respeito ao próximo. E quando não consegue (e éra de se esperar), inventaram um ser maligno para justificar seus atos de desrespeito, desafeto e de vícios. Chamam-no de diabo, capeta, satanás, lucifer. Mas o que eles não entendem é que existem milhares de pessoas neste mundo que nunca conheceram a bíblia (vide história dos povos e religiões) e estas vivem muito bem. Outra coisa, a maioria das guerras foram fomentadas por causa das religiões.
Parabéns pelas colocações. Quem sabe um dia o ser humano ACORDE e entenda que respeito, educação moral e boa vontade ao seu semelhante é a melhor arma contra "satanás".

2006-10-29 07:59:57 · answer #1 · answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7 · 0 0

Sim, a religiao nos da o caminho, uma direçao. Na minha experiencia neste sentido, estudei varias religioes por curiosidade e em outras epocas por necessidade. E encontrei a minha, e nem so me da forças como mudou o tudo na minha vida e da minha familia. Um abraço.

2006-10-30 16:22:20 · answer #2 · answered by Vanvan 2 · 0 0

Não há história de culturas que não tiveram ou tenham religião.

Dos beduínos aos esquimós; dos pigmeus aos comanches; dos gregos aos chineses. Todos tiveram e têm.

O homem acredita que haja algo além do que vê porque seu maior medo é tudo acabar (ou como diria Fernando Pessoa, cessarem todos os pensamentos).

E alguns (igrejas) encarregam-se de tirar proveito disso para beliscarem sua fatia de riqueza e poder.

Para a sociedade creio que faça mais bem do que mal...pelo menos apacenta e conduz a maior parte do imprevisível rebanho.

2006-10-30 14:58:10 · answer #3 · answered by Clair R 2 · 0 0

A sociedade precisa, você não... -
Se fosse tirado todos os meios de conduta e moralidade, a sociedade simplesmente desapareceria, pois sociedade é isso e depende disso, tira-lhe isso e ela acaba, e oque resta é você, independente de religião, sociedade ou moralidade você ainda assim vive.
Se não fosse a religião seria outra coisa pra ditar algum tipo de conduta, e isso é importante sim, só pra sociedade e a convivência, mas para você isso não vale nem um chiclete mascado.
Agora o gosto que alguem tem por seguir certa religião tambem não tem nada a ver com a sociedade, é algo pessoal.

2006-10-30 00:27:41 · answer #4 · answered by ? 3 · 0 0

Com certeza precisa. Imagina o que seria da sociedade se não houvesse nada que lhe ditasse ordens. Não matamos ninguem e nem roubamos não porque é proibido por leis e podemos ser presos e sim porque Deus nos castigaria e seriamos julgados culpados depois de nossa morte.

2006-10-29 22:20:09 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Não sei se vc conhece um pensador chamado Feuerbach, se não, queria responder à sua pergunta a partir dele. Para ele, o verdadeiro cristianismo está no homem, e não na religião. O Deus está no próprio homem, e não nessa força invisível que desde os inícios da humanidade conhecemos seus sinais. Ele esquece-se, porém, que a religião é a expressão ritualística de uma essência natural ao homem.

2006-10-29 18:21:33 · answer #6 · answered by rafasilva 1 · 0 0

A sociedade não precisa de Religião, mas o homem precisa de Deus!

2006-10-29 17:52:11 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Não precisamos de religião. precisamos de E D U C A Ç Â O e C I D A D A N I A,
Se tivéssemos isso, não haveria necessidade de mais nada.
Abs

2006-10-29 17:29:26 · answer #8 · answered by suely 4 · 0 0

Alberto com certeza não porque não existiriam tantos papagaios repetitivos das verdades que outros escreveram para subjugar mentes desavisadas e fracas, então teríamos seres humanos mais preocupados com verdades mais úteis e sem ilusões que os aprisionam dentro de argumentos que nem mesmo podem comprovar a sua existência, ficando somente em palavras e ilusões que outros dizem assim serem verdades.
Um abraço

2006-10-29 17:14:30 · answer #9 · answered by filosofo 6 · 0 0

Você não está querendo uma resposta, parece que você já tem um pensamento formado ao falar de " herança perniciosa"...
A religião acompanha o ser humano faz muito tempo, dizem os filósofos que a religião vai onde a razão não pode ir... O ser humano encontra na religião explicações e sustento para questões que sua ciência e intelecto não conseguem resolver e por meio dela conseguem de certa forma controlar todas as coisas mesmo áquelas que são racionalmente incontroláveis...Por isso apregoar um deus para o Sol, outro para a colheita outro para a morte, porque assim consegue-se obter explicações e o ser humano se sente menos vulnerável...

2006-10-29 17:02:11 · answer #10 · answered by alvarojunior 3 · 0 0

A Religião como instituição não será sempre necessária, mas a religiosidade sim, pois é ela que infunde sentido ao viver, fazendo-nos despertar para as coisas fundamentais da vida.

2006-10-29 16:36:11 · answer #11 · answered by tubalcain1733 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers