Qualquer conto de fada serve, mas vou pegar o exemplo de O Pequeno Polegar:
"A miséria da família era tanta, q os pais resolveram ABANDONAR OS FILHOS na floresta"
"Quando o gigante chegou, sentiu logo o cheiro de CARNE FRESCA dos meninos"
"Enquanto o gigante AFIAVA SEU FACÃO"
"O gigante DEGOLOU AS FILHAS pensando q eram os garotos"
"Os irmãos APANHARAM TODAS AS JÓIAS e fugiram"
Esse conto de fadas, assim como muitos outros, trazem menção a assassinatos, canibalismo, roubo, abandono de crianças.
2006-10-29
07:01:09
·
13 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Mitologia e Folclore
Delicinha... eu ACREDITO em um mundo perfeitinho. Sei q violência faz parte da vida, mas gosto de crer q ela vai desaparecer (ou diminuir drásticamente) algum dia (mesmo q demore, com tanto político mal-caráter por aí).
Perguntas idiotas... respostas idem...
2006-10-29
07:52:11 ·
update #1
A princípio, não foi essa a proposta, mas o mundo "evolui." Cada um interpreta , a seu modo, as histórias contadas de geração a geração. No mundo em que vivemos , só nos resta transferir tanta criatividade para a realidade: violência. Afinal, no mundo de hoje, só existem lobos maus.
2006-10-29 09:14:45
·
answer #1
·
answered by Tetê 4
·
1⤊
0⤋
Pois 頤esde de crian硠jᠳe recebe mal influꮣia de coisas que parecem ser inocentes... Nossas cantigas de ninar s㯠aterrorizastes, ɠsmbrar por ex : Boi da cara preta pega essa crian硠que tem medo de careta! Esse tipo de coisa n㯠serve para auxiliar o desenvolvimento da crian硠, somente amedronta-la , se bem que as crian硳 de hj em dia s㯠bem mais espertas do que as de antigamente , mas mesmo assim ... certas hists e cantigas deveriam ser bem analisadas antes de se contar ou cantar para uma crian硠...
2006-10-31 11:47:33
·
answer #2
·
answered by Dan@ 6
·
1⤊
0⤋
Vou arriscar, mas o Pequeno Poleger é um conto dos Irmãos Grimm...? Sei lá, mas desconfio que sim...
Tenho um livro de contos como o seu (menor, mas também no estilo) e é incrível como esses Irmãos Grimm são sádicos! Todo conto deles é uma desgraça só, sem contar que o final nunca é totalmente feliz...
Nunca me esqueço duma histórinha de um passarinho que tinha que migrar e parou para descansar numa estátua... A estátua pediu para que o passarinho ajudasse umas pessoas necessitadas, arrancando as pérolas que a revestiam, as chapas de ouro que a folheavam e etc... O pássarinho ajudou todo mundo e o inverno chegou, matando-o, pois ele não migrou! Já a estátua, sem todas as jóias que a revestiam, ficou feia e foi derrubada, virando farelo... Que raio de conto de fadas é esse? Queimei aquela droga de livro! Pô! Chorei por uns vinte minutos com pena do passarinho e da estátua...!
2006-10-30 08:41:06
·
answer #3
·
answered by Makoto 6
·
1⤊
0⤋
Novamente certa Baralho Negro, você é uma estudiosa da vida....observa tudo...será que essas trasgressões dos Contos de Fadas atuaram no nosso subconsciente, como Mensagem Subliminar? Seria esse um dos motivos da violência na fase adulta? Te adoro Baralho Negro, você é minha amiguinha do Coração!
P.S. Está se dando bem na produção de RPG´s? Já estou maluco para jogar o primeiro Demo, me avisa antes de mandar para as lojas de todo o Brasil.
2006-10-29 16:39:42
·
answer #4
·
answered by Bruno2006 5
·
1⤊
0⤋
E também músicas infantis como "atirei um pau no gato"
2006-10-29 15:27:41
·
answer #5
·
answered by brasilianissima 3
·
1⤊
0⤋
ISSO PQ. VC ESQUECEU DA CHAPEUZINHO VERMELHO, ONDE O LOBO GAROTÃO DEPOIS DE COMER A VOVÓ AINDA QUERIA TRAÇAR A NETA, UM CASO DE PEDOFILIA E MENEGÉ A TROIS, PURA PERVERSÃO SEXUAL ONDE AS MENININHAS APRENDEM DESDE CEDO QUE O LOBO TE VÊ MELHOR, TE OUVE MELHOR E AINDA TE "COME" VORAZMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
2006-10-29 15:22:07
·
answer #6
·
answered by Sin_ceros 3
·
1⤊
0⤋
Tanto as fábulas como os contos de fada e os mitos são herança de tradições culturais de nossos ancestrais. Segundo alguns estudiosos sua função é socializar ou seja ensinar aos mais jovens as regras de sociedade e os papeis que desempenharão quando adultos, assim como apresentam conteúdos simbólicos que fazem parte da cultura de um povo.
Bruno Bettelheim em sua obra Psicanálise dos Contos de Fadas
estuda muito bem este aspecto, sendo uma leitura interessante.
A figura da criança como um ser "inocente" que deve ser protegido das maldades e violências da vida é muito mais recente do que os contos de fadas que tinham presente um outro modelo de criança. Não nos esqueçamos que na sociedade pré industrial as crianças realmente andavam por bosques e florestas, trabalhavam e também no princípio da revolução industrial eram presença constante nas fábricas.
2006-10-29 15:24:00
·
answer #7
·
answered by Zazie dans le metro 4
·
1⤊
1⤋
realmente a contos que sao um pouco "forte". Mas e ai que entra o real do imaginario onde temos que orientar a criança.
2006-10-29 15:06:50
·
answer #8
·
answered by m@nu 4
·
1⤊
1⤋
Eles são o retrado da vida real.......ou vc vive em um mundo perfeitinho, sem violência, mas além de violência eles tbm tem lições q podem ser aprendidas, romance, amizade, encantamentos, magia para a vida, para d ver somente o lado negativo das coisas, veja o mundo pelos dois lados, para q vc possa medir com justiça, bjão.
2006-10-29 15:05:35
·
answer #9
·
answered by Delicinha 3
·
1⤊
1⤋
Sugiro que leia ou assista a obra de Joseph Campbell, O Poder Do Mito. Ser-lhe-á muito esclarecedor. Campbell defende que os contos de fada são histórias com motivos mitológicos desenhadas especialmente para as crianças. Todos esses fatos apontados por você, todas essa matanças de dragões e travessias de limiares têm a ver com a ultrapassagem da paralisação, com a superação dos demônios internos. São os rituais das primitivas cerimônias de iniciação com bases mitológicas para eliminar o ego infantil e florescer o adulto. Algo espiritual, por mais politicamente incorreto que possa parecer, tem haver com a essência humana. Leia e não se arrependerá.
2006-10-29 15:34:24
·
answer #10
·
answered by ELVIS 3
·
0⤊
1⤋