Golpe de Estado é uma mudança de governo súbita, imposta por uma minoria que age com o elemento surpresa. Tem este nome de "golpe" porque se caracteriza por uma ruptura institucional violenta, contrariando a normalidade da lei e da ordem e submetendo o controle do Estado (poder político institucionalizado) a pessoas que não haviam sido legalmente designadas (fosse por eleição, hereditariedade ou outro processo de transição legalista).
Mais no link abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_de_Estado
*********
Veja aqui os procedimentos depois que sua pergunta obtiver as respostas:
http://br.answers.yahoo.com/info/faq#ks-faq-hash-link-10
*********
2006-10-29 06:10:55
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
7⤊
0⤋
é qdo um grupo ( o exercito, um partido etc ) toma o poder na marra.
2006-10-29 06:17:24
·
answer #2
·
answered by sergio almeida 5
·
1⤊
0⤋
Bom na verdade eu nao achei nada que especificasse o que era somente um golpe de Estado. Mas pelo que sei , consiste na utilização de todas as forças possíveis para se virar um governo de cabeça para o ar e estabelecer um novo de acordo com os interesses de quem promoveu o golpe. O Brasil passou por vários por exemplo. è tipo assim, eu to insatisfeito com o governo lula, arrumo um exercito, vou a brasilia e nos centros politicos e militares do país , os torno obsoletos , ocupo a vaga de chefe do novo Estado e por ai vai, lógico que é muito mais complexo o processo, e tem se que contar com apoio de massas extensas da população. Geralmente ocorrem em momentos em que o povo está muito insatisfeito com o governo , para poder ter aceitação , mesmo q o novo governo venha ser ruiim.
2006-10-29 06:32:55
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É o que vai acontecer com o Brasil, vai finalmente se separar em dois e deixar o Sul progredir quando o Lula ganhar as eleições somente nos estados mais pobres, aí quero ver de quem esse governo vai arrecadar impostos. Os estados pobres vão quebrar.
2006-10-29 06:26:46
·
answer #4
·
answered by Juniorozzy 2
·
0⤊
0⤋
É tomar o poder a força.
Significa estabelecer novas regras e novos rumos de política e governo, a fim de restabelecer a Ordem econômica e social de um País.
Serve para destituir governantes que não cumprem corretamente as obrigações para as quais foram constitucionalmente confiadas.
2006-10-29 06:18:30
·
answer #5
·
answered by a vida é um livro 3
·
0⤊
0⤋
É cobrar a CPMF e destinar para pagar dossiê.
É descontar Imposto de renda na fonte e restituir só a metade.
É cobrar imposto em tudo e investir em nada..
Pra isso é que é golpe de estado.
Bom fim de semana, se puder...
2006-10-29 06:16:54
·
answer #6
·
answered by Alfredo L 2
·
0⤊
0⤋
uma banda de rock onde toca meu amigo de adolescência:Hélcio Aguirra.
2006-10-29 06:16:24
·
answer #7
·
answered by wagnerpcsantos 1
·
0⤊
0⤋
é quando há um presidente eleito que não governo prá todos e é derrubado pelo regime militar. é por ai
abraços
2006-10-29 06:13:18
·
answer #8
·
answered by ISRET55 5
·
0⤊
0⤋
Golpe de Estado é uma mudança de governo súbita, imposta por uma minoria que age com o elemento surpresa
Tem este nome de "golpe" porque se caracteriza por uma ruptura institucional violenta, contrariando a normalidade da lei e da ordem e submetendo o controle do Estado (poder político institucionalizado) a pessoas que não haviam sido legalmente designadas (fosse por eleição, hereditariedade ou outro processo de transição legalista).
Na teoria política, o conceito de Golpe de Estado surge apenas com a modernidade, após a quebra de paradigmas causada pela Revolução Francesa e pela doutrina iluminista. Antes, as rupturas bruscas da ordem institucional eram chamadas genericamente de revolução, como as tomadas de poder em 1648 e 1688 na Inglaterra. Após a tomada da Bastilha, no entanto, o termo "revolução" passou a ser reservado para as mudanças profundas provocadas por intensa participação popular, da sociedade ou das massas. Assim, a expressão "Golpe de Estado" foi criada para designar a tomada de poder por vias excepcionais, à força, geralmente com apoio militar ou de forças de segurança.
Considera-se que o primeiro golpe de Estado no modelo moderno foi o Golpe do 18 Brumário dado por Napoleão Bonaparte para se consolidar sozinho no governo da França.
Um golpe de Estado costuma acontecer quando um grupo político renega as vias institucionais para chegar ao poder e apela para métodos de coação, coerção, chantagem, pressão ou mesmo emprego direto da violência para desalojar um governo. No modelo mais comum de golpes (principalmente em países do Terceiro Mundo), as forças rebeladas (civis ou militares) cercam ou tomam de assalto a sede do governo (que pode ser um palácio presidencial ou real, o prédio dos ministérios ou o parlamento), às vezes expulsando, prendendo ou até mesmo executando os membros do governo deposto. Em casos extremos como o do Chile, em 11 de setembro de 1973, o palácio presidencial foi bombardeado diretamente por aviões da força aérea, na expectativa de destruí-lo e matar todos os ministros do governo Allende.
Golpes de Estado podem ainda ser dados tanto por forças de oposição (como no Brasil em 1964 e na Argentina em 1976) quanto pelos líderes do próprio governo instituído, na esperança de aumentar os poderes de facto que possam exercer (como no Brasil em 1937 e no Peru em 1992).
Outros aspectos comuns que acompanham (antecedendo ou sucedendo) um golpe de Estado são:
suspensão do Poder Legislativo, com fechamento do congresso ou parlamento;
prisão ou exílio de oposicionistas e membros do governo deposto;
intenso apoio de determinados setores da sociedade civil;
instauração de regime de exceção, com suspensão de direitos civis, cancelamento de eleições e decretação de estado de sítio, estado de emergência ou lei marcial;
instituição de novos meios jurídicos (decretos, atos institucionais, nova constituição) para legalizar e legitimar o novo poder constituído.
Ao longo da história de vários países da América Latina, como a Bolívia e o Haiti, o golpe de Estado tem sido um processo de transição política mais comum até mesmo que as eleições e outros modos normais de transferência de poder.O caso boliviano pode mesmo ser considerado o extremo, pois, desde sua independência em 1825, aconteceram 189 golpes de Estado, em uma média de mais de um por ano.
Nem todo processo de deposição de um governo ou regime é necessariamente um golpe de Estado: há, por exemplo, os referendos de revogação de mandato (callback, em inglês) e as votações parlamentares de impedimento de um governante (impeachment), previstas constitucionalmente em vários países.
São raros os países do mundo que nunca sofreram um golpe de Estado nem uma tentativa desde sua independência. Entre eles, encontram-se a Austrália, a Nova Zelândia, a África do Sul, os EUA, a Noruega, a Suécia, Israel e o Canadá.
Os golpes de Estado mais recentes foram os de 2006 nas Ilhas Salomão (maio) e na Tailândia (setembro).
boa sorte na pesquisa issoom é o q eu tenhoo
2006-10-29 06:13:11
·
answer #9
·
answered by loirinha 2
·
0⤊
0⤋
eh o que o lula vai fazer assim que terminar o mandato dele
2006-10-29 06:12:21
·
answer #10
·
answered by felixthecat 2
·
0⤊
0⤋