English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

já procurei, mas axei um resultado um tanto duvidoso, alguém sabe oq eh?
me explica?

2006-10-29 05:32:37 · 7 respostas · perguntado por Yuki-Yasha Higurashi 2 em Ciências e Matemática Química

7 respostas

Na química inorgânica, são 4 as ligações entre átomos dos elementos para formação das moléculas.

Ligação iônica, covalente, ligação de Van der Walls e ligações metálicas.

As ligações metálicas são extrememente ordenadas em formas de poliedros, em geral em formas de prismas cúbicos ou tetrágonos ou ainda em poliedros de base hexagonal.

Ao todo são 14 os sistemas cristalinos em que se organizam as ligações metálicas, algumas: cúbica de faces centradas, de corpo centrado, hexagonal, hex.compacta, monoclínico, triclínico, tetragonal, etc...

Ao se solidificar, o metal se arranja de forma ordenada, formando "grãos" que daí caracterizam o elemento, tipo de liga e conjunto soluto X solvente. Os elétrons compartilham esses átomos ordenados, formando uma "nuvem eletrônica" que perpassa por todo o reticulado cristalino, favorecendo condutividade elétrica, térmica, etc...

Os aços são um exemplo clássico.

Dá prá preparar uma semana de aulas sobre esse assunto.

Sou engº metalúrgico e tenho obrigação de saber isso !

2006-10-29 05:49:23 · answer #1 · answered by WillyBigDog 5 · 0 1

mto fácil
vc sabe que na tabela periódica existem: hidrogênio ,metais, semi-metais, ametais e gases nobres certo?
ligação metálica é só ligação entre os metais
só isso
espero ter te ajudado

2006-10-29 16:43:15 · answer #2 · answered by Guilherme B 2 · 2 0

A principal caracteristica dos metais é a eletropositividade, a tendencia de doar eletrons. Na ligação entre átomos de um elemento metálico, ocorre liberação parcial dos életrons mais externos, com consequente formação de ions positivos.
Esses ions positivos se agrupam numa estrutura cristalina, a qual chamamos de celula unitaria.
Uma amostra de metal é constituida por um número imenso de celulas unitarias formadas por cations desse metal.
Esses cations tem suas cargas positivas estabilizadas pelos eletrons que foram liberados e que ficam envolvendo a estrutura como uma nuvem eletronica. São dotados de um certo movimento e, po isso são chamados de eletrons livres.
Nas ligações metalicas temos Arranjos cristalinos de corpo centrado, cubico de faces centradas,e hexagonal compacto.Também temos Condutividade Elétrica e Fusão de orbitais atomicos.

2006-11-01 08:09:57 · answer #3 · answered by Antônio Carlos 2 · 1 0

Ligação metálica é feita entre metais, Fe com Pb, Mn com Na.
Mas existe uma observação a ser feita, os metais geralmente perdem elétrons, logo eles não se ligam de fato, mas sim, se misturam. Um joga os elétrons pro outro e assim vai, isso faz com que seus átomos se "grudem". Mas existe ligação de fato também. O nitrogênio tende a ganhar 3 elétrons, o antimônio(Sb), e o bismuto(Bi), também. Podem se ligar com o Fe que pode perder 2 ou 3 ------>FeBi ; Fe3Bi2. Valeu

2006-10-30 15:25:59 · answer #4 · answered by Xará 2 · 0 0

As ligações metálicas diferentemente das iônicas e covalentes, não têm representação eletrônica e sua representação estrutural depende de um conhecimento mais profundo dos retículos cristalinos.... Os metais, em geral são representados por seus símbolos, sem indicação da quantidade de átomos envolvidos, que é muito grande e indeterminada..... Axu q eh issu!!!

2006-10-29 13:43:15 · answer #5 · answered by *Saphyra* 2 · 0 0

senta que la vem a historia de um mestre de verdade: o metal sodio elementar é macisso, brilhante opaco, suscetivel de ser cortado, e conduz bem o calor e a corrente eletrica. a analise da difraçao dos raios x revela que as unidades estruturais estao dispostas,como as do cloreto de sodio ou do cloro solido, segundo o padrao regular, periodico, de um verdadeiro solido cristalino. as propriedades do metal diferem de tal forma das de seus sais e das dos gases solidificados que somos levados a suspeitar um mecanismo de ligaçao diferente. o sodio, como todos os verdadeiros metais, conduz eletricidade oque significa que os eletrons podem mover-se livremente, com grande rapidez, atravez da estrutura. o sodio e seus semelantes proximos, cesio, rubidio, e potassio são de tal forma liberais com seus eletrons que o impacto da energia radiante da luz libera, da estrutura, um consideravel numero deles. este efeito fotoeletrico, do qual dependem instrumentos como os medidores de exposiçao, mostra que os eletrons estao ligados muito fracamente na estrutura do metal. podemos assim admitir que as unidades de estrutura dos metais verdadeiros sao realmente os nucleos atomicos unidos pela carga eletrica agregada de uma nuvem de eletrons que os rodeia. um eletron nao pertence a qualquer nucleo em particular, sendo livre para mover-se atravez da estrutura ou mesmo inteiramente fora dela sem romper o mecanismo de ligaçao. chama-se este tipo de ligaçao, muito adequadamente, ligaçao metalica. a ela, devem os metais suas plasticidades, tenacidades, ductilidade e condutibidade elevadas, bem como sua dureza, pontos de fusao e de ebuliçao geralmente baixos. entre os minerais, somente os metais nativos apresentam ligaçao metalica pura.

2006-10-29 13:54:33 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 2

essas ligações acointecem quando duas pessoas com aparelhos dentários se beijam... ai há uma ligação metálica

2006-10-29 13:38:58 · answer #7 · answered by Priscix 5 · 0 2

fedest.com, questions and answers