English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

sao, santo,padroeiro do brasil,candomble,terreiro,santo salvador,igreja,

2006-10-29 05:21:34 · 7 respostas · perguntado por juracy m 1 em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

7 respostas

Creia em Deus, deixa essas coisas de são isso, são aquilo. No egito haviam diversos deuses, um para cada coisa, hoje é da mesma forma, é santo disso, santo daquilo. e onde fica Deus, o que realmente tem vaor, nessa história? Quer dizer que esse homem, se realmente existiu, o que não duvido, tem mais divindade do que o proprio Deus? Pelo amor de Deus, ainda existe isso porque nós preferimos acreditar no que disseram a nossos tatravós do que simlemente ler a biblia e descobrir o que realmente é certo ou errado.
Dá vontade de chorar quando vejo isso, são tantas pessoas caminhando errado e dizendo somente que todos tem o direito de "escolher a religião que seguir".
Desculpe-me pela forma de se expressar, mas não dá para ver vc engolindo tudo isso e nem ao menos tentar t dizer o que realmente é verdade: É TUDO MENTIRA, leia a biblia e verá, afinal de contas se são santos, devem estar de acordo com a vontade de Deus,não é?

2006-11-01 16:29:07 · answer #1 · answered by Solidário 2 · 0 2

Existiu sim. não e figura mitológica ou invenção das pessoas, foi uma pessoa temente a DEUS.

2006-11-01 11:26:32 · answer #2 · answered by MARGOT 5 · 1 0

"pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. "1 Pe 1: 15,16. Se ele existiu eu não sei, mas se você quer ver os santos lá no céu tem que ser santo também."Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,"Hb 12:14.

2006-11-01 01:26:07 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

São Jorge, de nome Jorge de Anicii, é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha e Lituânia, além de ser padroeiro dos escoteiros. Dia 23 de Abril comemora-se sua data. Ele também é lembrado no dia 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lydda (atualmente em Israel), onde foi deposto o seu corpo glorioso. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte.Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto Gelasiano do século VI), seu culto se espalhou por todo o mundo. O culto a São Jorge teria também suas origens na mitologia nórdica na figura de Sigurd, o caçador de dragões.

Índice [esconder]
1 História
2 São Jorge é o padroeiro da Inglaterra
3 São Jorge na Catalunha
4 São Jorge o Dragão e a Lua
5 São Jorge é venerado desde o século IV
6 Oração de São Jorge
7 São Jorge na cultura pop
8 Ver também



[editar] História
Atenção: Este artigo possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade. Tenha cuidado ao ler as informações contidas nele. Se sabe alguma coisa sobre este assunto, tente tornar o artigo mais imparcial.
Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade - qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde. Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções.

Por essa época, o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.

Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo como Senhor e salvador dos homens. Indagado por um cônsul sobre a origem desta ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da VERDADE. O tal cônsul, não satisfeito, quis saber: "O QUE É A VERDADE ?". Jorge respondeu: "A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e nele confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da verdade."

Como São Jorge mantinha-se fiel a Jesus, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Jorge sempre respondia: "Não, imperador ! Eu sou servo de um Deus vivo ! Somente a Ele eu temerei e adorarei". E Deus, verdadeiramente, honrou a fé de seu servo Jorge, de modo que muitas pessoas passaram a crer e confiar em Jesus por intermédio da pregação daquele jovem soldado romano. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito em seu plano macabro, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus no dia 23 de abril de 303. Sua sepultura está na Lídia, Cidade de São Jorge, perto de Jerusalém, na Palestina.

Toda a trajetória de São Jorge está bem documentada através da obra Perseguidores e Mártires(no Brasil, editado pelas Editoras Paulinas, por volta de 1960) , do escritor católico italiano Tito Casini. No livro, Casini demonstra São Jorge como o verdadeiro Paladino da Capadócia, que apesar de ser perseguido pelo tirano imperador Diocleciano, ele se manteve fiel ao Império, mas também a Cristo, e se recusou a contrair alianças com o genro do Imperador, Galério, que pretendia ter o apoio do Conde da Capadócia para deliberar um golpe contra Diocleciano, o que terminantemente, o santo militar recusou. Um belo livro, que além de contar um pouco da vida de São Jorge, também conta a de outros santos, heróis, e mártires perseguidos durante os primórdios da Igreja Primitiva.

A devoção a São Jorge rapidamente tornou-se popular. Seu culto se espalhou pelo Oriente e, por ocasião das Cruzadas, teve grande penetração no Ocidente.

Verdadeiro guerreiro da fé, São Jorge venceu contra Satanás terríveis batalhas, por isso sua imagem mais conhecida é dele montado num cavalo branco, vencendo um grande dragão. Com seu testemunho, este grande santo nos convida a seguirmos Jesus sem renunciar o bom combate.


[editar] São Jorge é o padroeiro da Inglaterra
O "Santo Guerreiro" é também o padroeiro da Inglaterra, de Portugal e da Catalunha (região da Espanha que reivindica identidade nacional, onde se localiza Barcelona). Não há consenso, porém, a respeito da maneira como teria se tornado patrono da Inglaterra. Seu nome era conhecido na Inglaterra e na Irlanda muito antes da conquista normanda, o que leva a crer que os soldados que retornavam das Cruzadas influíram bastante na disseminação de sua popularidade. Acredita-se que o santo tenha sido escolhido o padroeiro do reino quando o rei Eduardo III fundou a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge, em 1348. Em 1415, a data de sua comemoração tornou-se um dos feriados mais importantes do país. Em 1970, a festa anual do santo nas igrejas católicas foi tornada opcional, com a reforma do papa Paulo VI. Entretanto, na Inglaterra e em outros lugares onde São Jorge é especialmente venerado, tal festa guarda ainda toda a sua antiga solenidade. Os ingleses acabaram por adotar São Jorge como padroeiro do país.


[editar] São Jorge na Catalunha
A presença documental da devoção a São Jorge em terras catalãs remonta ao século VIII: documentos da época falam de um sacerdote de Tarragona chamado Jorge que fugiu para a Itália. Já no século X, um bispo de Vic tinha o nome de Jorge, e no século XI o abade Oliba consagrou um altar dedicado ao santo no mosteiro de Ripoll. Encontram-se exemplos do culto a São Jorge, nesta época, na consagração de capelas, altares e igrejas em diversos pontos da nossa terra. Os reis catalães mostraram a sua devoção a São Jorge: Jaime I explica na sua Crônica que viram o santo ajudando os catalães na conquista da cidade de Mallorca; Pedro o Cerimonioso fundou uma ordem de cavalaria sob a sua proteção; Afonso o Magnânimo dedicou-lhe capelas nos seus reinos da Sardenha e Nápoles. Os reis e a Generalitat de Catalunya impulsionaram a celebração da festa de São Jorge em todos os Países catalães. Em Valência, em 1343 já era uma festa popular; em 1407, Mallorca celebrava-a publicamente. Em 1436 a Generalitat da Catalunha propôs, nas Cortes reunidas em Montsó, a celebração oficial e obrigatória de São Jorge; em 1456, as Cortes reunidas na Catedral de Barcelona ditaram uma constituição que ordenava a festa, incluída no código das Constituições da Catalunha. As remodelações do Palau de la Generalitat (sede do governo catalão) feitas durante o século XV são a prova mais clara da devoção impulsada pela Generalitat, ao colocar o medalhão do santo presidindo a fachada gótica e ao construir no interior a capela de São Jorge.


[editar] São Jorge o Dragão e a Lua
O dragão (o demônio) simbolizaria a idolatria destruída com as armas da Fé. Já a donzela que o santo defendeu, representaria a província da qual ele extirpou as heresias. A relação entre o santo e a lua viria de uma lenda antiga que acabou virando crença para muitos. Diz a tradição que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.


[editar] São Jorge é venerado desde o século IV

Castelo de São Jorge, LisboaO culto a São Jorge vem do século 4 dC. O soldado foi martirizado na Palestina no dia 23 de abril de 303, vítima da perseguição do imperador Diocleciano. Foi torturado e teve a cabeça cortada, em Nicomédia, devido a sua fé cristã.

Os restos mortais de São Jorge foram transportados para Lídia (antiga Dióspolis), onde foi sepultado, e onde o imperador cristão Constantino (que depois de vários imperadores anti-cristãos converteu-se e a império à religião cristã) mandou erguer suntuoso oratório aberto aos fiéis. Seu culto espalhou-se imediatamente por todo o Oriente. No século V, já havia cinco igrejas em Constantinopla dedicadas a São Jorge. Só no Egito, nos primeiros séculos após sua morte, foram erguidas quatro igrejas e quarenta conventos dedicados ao mártir. Na Armênia, na Grécia, no Império Bizantino (a região oriental do Império Romano, que tinha capital em Bizâncio, depois, Constantinopla) São Jorge era inscrito entre os maiores Santos da Igreja Católica. No Ocidente, na Idade Média, as Cruzadas colocaram São Jorge à frente de suas milícias, como Patrono da Cavalaria. Na Itália, era padroeiro da cidade de Gênova. Frederico III da Alemanha dedicou a ele uma Ordem Militar. Na França, São Gregório de Tours era conhecido por sua devoção a São Jorge; o rei Clóvis dedicou-lhe um mosteiro, e sua esposa, Santa Clotide, erigiu várias igrejas e conventos em sua honra. A Inglaterra foi o país ocidental onde a devoção ao santo teve papel mais relevante. O monarca Eduardo III colocou sob a proteção de São Jorge a Ordem da Cavalaria da jarrateira, fundada por ele em 1330. Por considera-lo o protótipo dos cavaleiros medievais, o inglês Ricardo Coração de Leão, comandante de uma das primeiras Cruzadas, constituiu São Jorge padroeiro daquelas expedições que tentavam conquistar a Terra Santa aos muçulmanos. No século 13, a Inglaterra celebrava sua festa como dia santo e de guarda e, em 1348, criou a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge. Os ingleses acabaram por adotar São Jorge como padroeiro do país, imitando os gregos que também trazem a cruz de São Jorge na sua bandeira. Ainda durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) muitas medalhas de São Jorge foram cunhadas e oferecidas aos enfermeiros militares e às irmãs de caridade que se sacrificaram ao tomar conta dos feridos da guerra. As artes, também, divulgaram amplamente a imagem do santo. Em Paris, no Museu do Louvre, há um quadro famoso de Rafael (1483-1520), intitulado "São Jorge vencedor do Dragão". Na Itália, existem diversos quadros célebres, como o de autoria de Donatello (1386-1466).


[editar] Oração de São Jorge
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegarem, cordas e correntes se arrebentarão sem ao meu corpo amarrarem.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, a Virgem Maria de Nazaré, me cubra com o seu sagrado e divino manto, me protegendo em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja o meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
E o Glorioso São Jorge, em nome de Deus, em nome de Maria de Nazaré, em nome da Falange do Divino Espírito Santo, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, do poder dos meus inimigos carnais e espirituais, e todas as suas más influências, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós, sem se atreverem a ter um olhar se quer que me possa prejudicar. Assim seja com os poderes de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. Amém!

Oração a São Jorge II

São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos, ajuda-me a conseguir um bom emprego; faze com que eu seja bem quisto por todos superiores, colegas, e subordinados; que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração, no meu lar e no meu serviço; meus inimigos terão os olhos e não me verão, terão boca e não me falarão, terão pés e não me alcançarão, terão mãos e não e não me ofenderão.
São Jorge vela por mim e pelos meus, protegendo-me com suas armas.
O meu corpo não será preso nem ferido, nem meu sangue derramado; andarei tão livre como andou Jesus Cristo nove meses no ventre da Virgem Maria.

--------------------------------------------------------------------------------

Oração a São Jorge III

Ó Deus onipotente, Que nos protegeis Pelos méritos e as bênçãos De São Jorge. Fazei que este grande mártir, Com sua couraça, Sua espada, E seu escudo, Que representam a fé, A esperança, E a inteligência, Ilumine os nossos caminhos... Fortaleça o nosso ânimo... Nas lutas da vida. Dê firmeza À nossa vontade, Contra as tramas do maligno, Para que, Vencendo na terra, Como São Jorge venceu, Possamos triunfar no céu Convosco, E participar Das eternas alegrias. Amém!


--------------------------------------------------------------------------------

Oração (para termos fé)

Ó Deus todo-poderoso, vós nos protegeis pelos méritos e bênçãos de São Jorge. Fazei que este grande mártir, com sua couraça, sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, esclareça a nossa inteligência, ilumine os nossos caminhos e fortaleça o nosso ânimo nas lutas da vida. Que ele nos alcance de vós a firmeza diante da vossa vontade contra as ciladas do mal. E assim, vencendo como São Jorge venceu, possamos triunfar convosco no céu, e participar das eternas alegrias. Amém!


--------------------------------------------------------------------------------

Oração II (para termos fé)

Glorioso São Jorge, tribuno militar e cavaleiro romano, diante de vós havia pela frente uma carreira brilhante. Mas a fé vos garantiu que o vosso dever era lutar por Cristo. E vós, protestando contra a perseguição do imperador Diocleciano, trocastes a espada de soldado pela cruz de Jesus. tombastes mártir da fé, e o vosso martírio foi o golpe que transpassou a garganta do dragão da maldade. Alcançai para nós, perseverança até o fim e muuita fé na graça de Deus. Amém!


--------------------------------------------------------------------------------

Oração III (para termos fé)

Glorioso São Jorge! O malvado dragão que vós pisastes tenta erguer-se sempre de novo. É o dragão do paganismo moderno, que se arremete com furor contra a humanidade. Imploramos a vossa proteção. Consevai firme a nossa fé. Corrigi aqueles que usam o vosso nome para enganar o próximo com práticas de superstição, contrárias à fé que defendestes. Milagroso São Jorge! Ajudai-nos em todas as nossas dificuldades. Defendei-nos do dragão do pecado e livrai-nos de todo mal. Amém!


[editar] São Jorge na cultura pop
Jorge de Capadócia é uma música de Jorge Ben, interpretada também por Caetano Veloso e pelos Racionais MC's.
As tatuagens com o Santo Guerreiro estão entre as que fazem mais sucesso no Brasil.
Atualmente existe uma grande variedade de produtos de moda que possuem a estampa de São Jorge. Vão desde simples camisas até mesmo bolsas de marcas famosas. Muito além das fronteiras religiosas, São Jorge virou um ícone pop, especialmente no Brasil

2006-10-30 23:36:58 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Lógico. Ele mora na lua tem até um dragão! Tá lutando não sabe porque e nem a quanto tempo tá lá nessa de super herói.

Ele era conhecido como o "Seu Jorge", morava lá em Realengo.
Brigou com a mulher dele que era uma bruaca danada. Saiu de casa e ninguém sabia pra onde ele tinha ido.
Um dia dedaram ele pra mulher dele onde ele havia se escondido: Tava lá na lua.
Coitado brigando com um dragão, emblema da sua ex.

2006-10-30 08:26:10 · answer #5 · answered by Alex Sander 4 · 0 0

23 de Abril


São Jorge



Com alegria, hoje, lembramos de modo especial de São Jorge, que é um grande santo, desde o século IV é venerado e invocado como o grande mártir. Sobre este popular santo, contou-se muitas estórias e lendas, mas temos a certeza de que ele foi militar.

No ano 300, Jorge era um soldado do Império de Diocleciano, mas a partir do encontro pessoal com Cristo passou a se posicionar apenas sob o comando de Jesus. Verdadeiro guerreiro da fé, não só empunhou armas, agora espirituais, mas venceu contra satanás terríveis batalhas, por isso, sua imagem mais conhecida é a dele montado num cavalo branco, vencendo um grande dragão.

Diante de sua marcante conversão e frutos do seu Batismo, São Jorge foi acusado como cristão, o que na época era motivo de injúrias e, depois de muito sofrer, teve seu pescoço cortado. Cultuado no Egito, São Jorge, com seu testemunho, nos convida a seguirmos a Jesus sem renunciar ao bom combate.

Quanto ao candomblé, Jesus está lá também.

2006-10-29 05:30:41 · answer #6 · answered by miosotis 7 · 0 0

era padroeiro do time do Corinthians ,o parque São Jorge não tem pago nem as promessas do santo que são Jorge desistiu rsrs...bjs.

2006-11-01 05:17:52 · answer #7 · answered by eu Amabile 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers