English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu sou contra. Acho que direito é algo que vc pode escolher.
Se voto não fosse obrigatório, aí vc iria ver uma campanha política diferente.
Não aguento mais a cara ****** do Alckmixou falando que "está errado", "não está bom"...
Como se o pessaol do PSDB fosse fazer melhor pelo povo.
Pois sim....

2006-10-29 02:36:31 · 27 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Eleições

27 respostas

Pelo amor de Deus. Me doi qaundo vejo esse tipo de resposta. " se não for obrigado o povo não vota" !!!!!!!!!
E daí?
Uma cara respondeu lá em cima uma coisa que é a mais pura verdade.
temos é que ir as ruas brigar pelos nosso direitos.
Não importa se vc vota nulo, no alckmim, no Lula etc.
Todos, mas todos sem exceção, temos que ir brigar pelo nossos interesses.
Nada de votar e pronto. AChar que já fez sua parte.
Sou contra, muito contra.
Se você se acha inteligente, saiba que países, ditos democráticos e de pessoas inteligente (eu acredito que todos somos), elas não são obrigadas a votar.
Para alegria de todos, o senado já pensa em Mudar isso pra 2008.
Vejam a matéria no site do senado.
Eleições 2008: o exercício do direito de votar pode mudar

Desde que o povo brasileiro reconquistou o direito de eleger seus representantes por meio do voto, eleições e democracia são, no Brasil, tratadas praticamente como sinônimos. A questão é tão importante que figura na Constituição federal como cláusula pétrea – um ponto que não pode ser retirado pelo Congresso.

Os legisladores não podem, nessas cláusulas pétreas, retirar direitos adquiridos pelo cidadão. Entre esses direitos está “o voto direto, secreto, universal e periódico”. Assim, se alguma proposição viesse a sugerir que o brasileiro fosse obrigado a declarar seu voto ou que as eleições fossem realizadas de maneira indireta, ela não poderia sequer ser objeto de deliberação no Congresso.
No entanto, há diversos projetos tramitando no Senado e na Câmara que alteram as regras para o cidadão exercer seu direito de voto, que podem trazer novidades a partir das eleições de 2008.

O tema mais polêmico diz respeito à obrigatoriedade do voto. No Brasil, determina a Constituição, o voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos e opcional para os que têm mais de 16 e menos de 18 ou para os que passaram dos 70 anos. Juristas entendem que tornar o voto facultativo não retirará do cidadão nenhum direito, mas, ao contrário, dará a ele um novo direito: o de não votar. E, portanto, não seria atingido pela limitação de reforma imposta pela cláusula pétrea.

Com esse intuito, tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/2004, de iniciativa do senador Sérgio Cabral. O relator, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), já apresentou seu voto, sugerindo o adiamento da discussão dessa matéria até que se concluam no Congresso os estudos sobre uma reforma política mais ampla. Também está na CCJ - com parecer favorável do relator, senador Alvaro Dias (PSDB-PR) -, a PEC 65/2003, cujo primeiro signatário é o senador Pedro Simon (PMDB-RS), para permitir o voto facultativo ao preso, mas manter sua inelegibilidade.

A PEC 38/2006 visa separar as eleições de âmbito nacional das demais. Tendo como primeiro signatário o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), também tramita na CCJ do Senado. Para Azeredo, a não-coincidência das datas das eleições nacionais com as regionais tornariam os debates mais bem aproveitados: temas nacionais à época da eleição para a Presidência da República, para o Senado e para a Câmara dos Deputados; e temas regionais à época das demais eleições - governador, prefeito, deputado estadual e vereador -, que passariam a ser coincidentes.

Já o senador Marcos Guerra (PSDB-ES) apresentou a PEC 42/2006, com a idéia de eleições gerais para todos os cargos de quatro em quatro anos a partir de 2014, simultâneas em todo o país. A matéria também está na CCJ.
Está na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei do Senado (PLS) 398/2003, de autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que prevê que os brasileiros que estiverem no exterior no dia da eleição possam votar para governador, vice-governador e senador. O projeto foi aprovado no Senado no final de 2005.

Muitos outros projetos sobre eleições tramitam na Câmara e no Senado, como o que institui uma reforma política propriamente dita, abrangendo questões como eleições por meio de lista partidária e fim do coeficiente eleitoral, entre outros temas.

2006-10-29 02:51:37 · answer #1 · answered by Fernando F. A. 2 · 1 0

CONTRA.

2006-10-29 03:21:18 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Claro que sou contra. E olha até dizem que estamos numa democracia , que hipocrisia! . Você tem razão, se votar não fosse obrigatório, teríamos uma eleição diferente, pois só quem tivesse uma verdadeira consciência política iria votar.. Mas calma aí "companheiro", não se stresse tanto , aguarde os aconntecimentos.O que tiver de acontecer ,vai acontecer. Relaxe!

Um grande abraço, bom voto obrigatório,

2006-10-29 03:03:09 · answer #3 · answered by Gra硠B 4 · 0 0

Contra!!! Se um Brasil eh msm uma democracia então deveriamos escolher se queremos ou naum votar!!

2006-10-29 02:53:57 · answer #4 · answered by brina_alves 2 · 0 0

Sou contra, vota quem for consciente.

Sexta feira, na fila do banco(BB) conversando com uma pessoa encarregada da limpeza da prefeitura daqui, ela contou toda sorridente que tinha votado pra governador num cara chamado Blairo pq alguém pediu. Quase um mês depois ela descobriu que Blairo já era governador e que estava na reeleição. Achou a coisa mais engraçada ter votado no governador, nem sabia de reeleição.......
Esse povo é pura massa de manobra, me deu tanta peninha de ver ela contando pra todo mundo e achando graça. Sem nenhuma noção de nada.

2006-10-29 02:50:59 · answer #5 · answered by Harmony 7 · 0 0

Partindo do princípio que vivemos num Estado democrático, o voto não deveria ser obrigatório.

2006-10-29 02:46:24 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Contra.

2006-10-29 02:42:27 · answer #7 · answered by Daniela 6 · 0 0

eu também sou contra. Que vota obrigado vota errado. Se é direito de votar tem que ser facultativo. Agora se for obrigatorio divia xamar dever de votar. Se o voto fosse facultativo com certeza Lula não iria ganhar. Imagina qts pessoas mau informadas votam nele so pq sao obrigadas a votar em alguem?

2006-10-29 02:39:25 · answer #8 · answered by jucatony 4 · 0 0

contra e contra o partido de suga dores sem dedo escoria de sindicatos

2006-10-29 02:39:20 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Eu tbm sou contra!

2006-10-29 02:38:55 · answer #10 · answered by Tironis Angelus 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers