Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele
a mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida
toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas
2006-10-29 01:22:57
·
answer #1
·
answered by nihilistic_kaos 3
·
0⤊
1⤋
Primeira Lei de Newton - ou Princípio da Inércia
A partir das idéias de inércia de Galileu, Isaac Newton enunciou sua Primeira Lei com as palavras:
"Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas a ele."
No entanto, o verdadeiro potencial da primeira lei aparece no quando se envolve o problema dos referenciais. Numa reformulação mais precisa:
"Se um corpo está em equilíbrio, isto é, a resultante das forças que agem sobre ele é nula, é possível encontrar ao menos um referencial, denominado inercial, para o qual este corpo está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme"
Segunda Lei de Newton - ou Princípio Fundamental da dinâmica.
Consiste em que todo corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar e todo corpo em movimento precisa de uma força para parar. O corpo adquire a velocidade e sentido de acordo com a força aplicada. Ou seja, quanto mais intensa for a força resultante, maior será a aceleração adquirida pelo corpo.
A Terceira Lei de Newton também é conhecida como Lei da Ação e Reação.
Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força que A aplicou em B.
As forças de ação e reação têm as seguintes características:
* estão associadas a uma única interação, ou seja, correspondem às forças trocadas entre apenas dois corpos;
* têm sempre a mesma natureza (ambas de contato ou ambas de campo), logo, possuem o mesmo nome ("de contato" ou "de campo");
2006-10-29 01:39:03
·
answer #2
·
answered by gatarm 3
·
3⤊
0⤋
Inércia(1ª) - Força(2ª) - Ação e Reação(3ª).
2006-10-29 01:22:28
·
answer #3
·
answered by miguel a 6
·
2⤊
0⤋
Lei da Inércia
Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele.
Lei F=m.a
A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida.
Lei da ação-reação
A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.
2006-10-29 01:25:02
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
lei da inércia.
lei da forca.
lei da ação e reação.
Falowww.
2006-10-29 01:23:18
·
answer #5
·
answered by Pirata_do_Caribe1 3
·
1⤊
0⤋
Ja falaram...tudo....
2006-10-29 06:49:44
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
newton é algum livro de leis e diretrizes?
2006-10-29 01:45:06
·
answer #7
·
answered by ágata 2
·
0⤊
0⤋
LEIS DE NEWTON
5.1 Introdução
Passaremos à parte da mecânica que estuda os movimentos dos corpos e a causas que os originam, chamada Dinâmica. Há três princípios fundamentais, conhecidos como Leis de Newton, que enunciaremos a seguir:
Princípio da Inércia (1ª Lei de Newton)
Todo corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou de movimento;
Princípio Fundamental da Dinâmica (2ª Lei de Newton)
A força resultante que age em um ponto material é igual ao produto da massa desse corpo pela sua aceleração
(5.1)
e considerando FR como sendo o somatório de todas as forças que agem no corpo, (5.1) poderá ser escrita na forma
Princípio da Ação e Reação (3ª Lei de Newton)
Quando um corpo A exerce uma força FAB no corpo B, este exerce imediatamente uma força FBA em A de mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário
(5.2)
5.2 Forças em Plano Horizontal Liso (uma massa)
Considere um corpo A de massa m sendo puxado por uma força horizontal F, imprimindo ao corpo uma aceleração de acordo com a 2ª Lei de Newton dado por (5.1). Como esta é uma equação vetorial podemos decompô-la segundo os eixos vertical e horizontal, fazendo o somatório de todas as forças que agem na direção x e o somatório de todas as forças que agem na direção y da seguinte maneira:
Componente da força resultante na direção x (Fx)
Sendo F uma força horizontal de módulo F, não apresenta componente vertical de modo que Fx = F e escreve-se então Fx = max. Como o movimento se processa apenas numa direção (eixo dos x), o módulo da aceleração na direção do movimento ax será apenas conhecido por a.
Componente da força resultante na direção y (Fy)
As forças que atuam na vertical são o peso do corpo A dado por P = mg (força de atração da Terra sobre o corpo) e também a força normal N (reação do plano que suporta o corpo). Como o movimento não ocorre na direção y, a aceleração é nula, da mesma forma, também é nula a componente de F na direção vertical.
A partir das considerações acima, as equações para o somatório das forças resultantes segundo cada eixo são:
de 1, obtém-se a aceleração do corpo
(5.3)
e a partir de 2, a força normal tem intensidade igual ao peso
(5.4)
Como seriam as equações para a aceleração e para a força normal quando uma força externa for aplicada formando uma ângulo com a horizontal? A força F tem componentes segundo os eixos x e y, imprimindo uma aceleração horizontal a e como o bloco está em contato com o plano não há movimento vertical, portanto, a componente da aceleração na direção y, ay será nula. De acordo com (5.1)
de 3, obtém-se a aceleração do corpo
(5.5)
e a partir de 4, a força normal
(5.6)
Obs.: As equações (5.5) e (5.6) transformam-se nas equações (5.3) e (5.4) para um ângulo = 0.
ajudei. ok.
2006-10-29 01:31:33
·
answer #8
·
answered by M.M 7
·
1⤊
1⤋