Bebe mais não é só para manter suas atividadades biologicas funcionando como os animais terrestres e sim porque este é o seu meio.Mais acho que se os de água doce não beberem não há muito diferença pois ganham água constantemente do meio por difusão já os marinhos tem que beber para controlar seu equilíbrio osmótico.
2006-10-29 01:44:57
·
answer #1
·
answered by Samuel Ago 5
·
1⤊
0⤋
Já alguma vez te perguntaste como é que há peixes que apenas sobrevivem em água doce, peixes que apenas sobrevivem em água salgada e peixes que suportam ambos os ambientes? Já te perguntaste se os peixes bebem ou não água? Que tipo de urina produzem? Fiz este artigo para tentar responder a estas e mais algumas questões.
Vamos pensar num peixe como sendo uma solução aquosa com uma membrana a separar o seu meio interno do externo (a água). O peixe tem interesse em manter a sua homeostasia (uma concentração de água e solutos ideal para o organismo). Para isso o animal tem de ter a capacidade de manter o seu volume e concentração de solutos dentro de determinados limites.
O problema é que o animal possui uma concentração interna diferente da do meio externo. Para combater este problema os peixes (bem como outros animais) diminuíram a sua permeabilidade e criaram gradientes de concentrações entre os fluidos corporais e o meio externo. Mesmo diminuindo a permeabilidade, ocorre sempre alguma fuga, então, o animal tem que encontrar um mecanismo que lhe permita contrabalançar essa fuga.
Num peixe teleósteo de água salgada, o seu conteúdo interno é hiposmótico (com menor concentração) relativamente ao meio externo, que é hiperosmótico (com maior concentração). Assim sendo existe o problema de o peixe perder água para o meio externo (a água tende a fluir para o local de maior concentração numa tentativa de igualar concentrações). O local de maior permeabilidade à água são as brânquias e para compensar a perda de água pelas brânquias, o peixe de água salgada, bebe água. Depois o problema é que essa água ingerida também contém uma alta concentração de sais e são absorvidos no tubo digestivo juntamente com a água. A concentração de sais no corpo aumenta, e aqui o problema é como eliminar o sal em excesso. Numa situação ideal o peixe deveria excretar os sais em grande concentração (mais concentrados que a água salgada). O rim dos teleósteos não faz esta função, não é capaz de produzir urina mais concentrada que o meio externo.
Então, outro órgão terá de fazer esta função. Isto é assegurado pelas brânquias que têm função dupla: participam na regulação osmótica e nas trocas gasosas. Esta secreção de sais (principalmente sódio e cloro) que ocorre na brânquia utiliza um mecanismo de transporte activo, pois decorre do local de menor concentração para o de maior concentração. No entanto, o rim é utilizado para eliminar iões divalentes, magnésio e sulfato e produz uma urina concentrada e em pequenas quantidades.
O transporte de iões no epitélio das brânquias é levado a cabo por células especiais, as células de cloro.
Uma espécie de Killifish (Fundulus heteroclitus), que facilmente se adapta quer a ambientes de água salgada como de água doce, foi utilizado para estudar mudanças na permeabilidade ao sódio e ao cloro que tem lugar quando ocorre uma adaptação a várias concentrações. A permeabilidade diminui em poucos minutos quando o peixe é transferido para água doce, mas o aumento de permeabilidade quando volta para água salgada demora várias horas.
Em resumo, a água é perdida osmóticamente através da membrana da brânquia e pela urina. Para compensar este facto, o peixe ingere água (juntamente com sais).
Esquemas que explicam as trocas osmóticas e iónicas em água salgada:
Num peixe teleósteo de água doce, a concentração osmótica do sangue é bastante superior que a água doce circundante.
Aqui, o maior problema é a água que entra por osmose. As brânquias são muito importantes nesta entrada de água, pois elas possuem uma grande superfície e são muito permeáveis; a pele não é tão importante neste processo. O peixe vai ter então um excesso de água que entra pelas brânquias, e é por este facto que os peixes de água doce não bebem água. A água em excesso é excretada na urina, que é muito diluída e muito abundante. Os solutos que se perdem na urina devem ser substituídos. As brânquias são ligeiramente permeáveis aos iões, e como tal, esta perda deve ser compensada com captação iónica.
Alguns solutos são ingeridos com a dieta, mas a maior parte entra no organismo por transporte activo nas brânquias.
Isto demonstrou-se em experiências em que colocaram um peixe numa câmara dividida por uma membrana de borracha, em que estudaram separadamente a cabeça e o corpo do animal. A captação activa de iões ocorreu apenas na câmara frontal (onde se encontrava a cabeça). Isto permite concluir que a pele não tem um papel importante, se é que tem algum, na absorção activa.
Esquemas que explicam as trocas osmóticas e iónicas em água doce:
Este artigo trata apenas de peixes teleósteos. Não explica osmoregulação em crustáceos, lampreias, tubarões e raias e outros grupos.
ajudei.ok.
2006-10-29 02:25:50
·
answer #2
·
answered by M.M 7
·
0⤊
0⤋
nao ele é adapto a agua ..
2006-10-29 02:12:48
·
answer #3
·
answered by julianagersy 2
·
0⤊
0⤋
Claro, já pensou um peixe nadando e morrendo de sede?
2006-10-29 01:47:42
·
answer #4
·
answered by magrão 2
·
0⤊
0⤋
Gente bebe ar?
2006-10-29 01:16:01
·
answer #5
·
answered by fran 7
·
0⤊
0⤋
Meu Deus, espia no que o povo pensa.
Vamos a algumas pérolas que achei sobre o "transcendente" assunto:
-só se for de graça, porque ele não tem bolso para guardar dinheiro
- só quando se afoga
Peixes não bebem agua e sim deixa que ela passa pelas branquias para que dela seja retirada oxigenio
2006-10-29 01:48:40
·
answer #6
·
answered by Harmony 7
·
0⤊
0⤋
Sempre absorve água quando "come" outros peixes no caso de ser um predador, ou quando pasta no leito marinho, quando come pequenos crustáceos, plâncton ou mesmo algas marinhas....
Um abraço
.........
2006-10-29 01:38:04
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
bebe, cheira, come, digere, caga, urina, soua, e vê H²O
e vc ainda tinha duvidas???
2006-10-29 01:35:17
·
answer #8
·
answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7
·
0⤊
0⤋
claro...
2006-10-29 01:34:00
·
answer #9
·
answered by umzero 7
·
0⤊
0⤋
Eu penso que respira,água.
2006-10-29 01:28:55
·
answer #10
·
answered by BIRILO 6
·
0⤊
0⤋