English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-28 13:11:15 · 15 respostas · perguntado por Cesar 1 em Artes e Humanidades Filosofia

15 respostas

na maioria das vezes atrapalha muito....as duas tem que andar juntas

2006-10-28 13:14:35 · answer #1 · answered by wendell a 7 · 1 0

em muito!!!!!!!!
a razão quer que vc acredite só naquilo que se ve ou que possa ter uma fundação cientifica.
a fé mostra o impossivel, faz acreditar naquilo que pra vc não dá mais, a fé é uma fonte de restauração na sua vida e com ela vc encontra um motivo pra viver.

2006-11-01 17:38:48 · answer #2 · answered by Andrea - Amo Jesus 2 · 0 0

até o ponto que ela exista, um pouquinho só e a fé vai p'o beleléu.

2006-11-01 12:55:06 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Acho que cada um tem sua hora na vida, tem a hora que precisamos pensar com a razão e a hora de pensar com a fé, uma independe da outra.

2006-11-01 05:12:22 · answer #4 · answered by Veterana. 7 · 0 0

Razão é fé podem conviver perfeitamente dentro da mente de cada um.

Tem os que não sabendo explicar tudo o que vêm acabam pondo tudo na fé. Era assim com nossos antepassados que tinham Deuses para chuva, colheita, fecundidade e etc.

A medida que o homem vai descobrindo respostas para os problemas que presencia, mais espaço ganha a razão. Mas não necessariamente diminui a fé. Está é o agente regulador do seu estado de espírito, é a sua paz interior, é a sua crença no futuro, nas pessoas, no amor. Enfim, uma não rouba nada da outra.

A fé só é abalada pela razão quando os indivíduoa são fanáticos que não procuram Deus dentro de sí, mas em algum lugar tomando conta de tudo e panalizando pessoas más e etc. Esses indivíduos não deixam sequer discutir qualquer coisa de religião pois suas bases se destroem já que não tem espiritualidade própria. O que tem é medo do Senhor!! São os que fazem guerra, são os que estão sempre dizendo que na Bíblia diz isso ou aquilo (ou o Alcorão, ou outro livro sagrado qualquer). São os que não pensaqm por sí.

2006-10-31 18:08:45 · answer #5 · answered by Ricardo 6 · 0 0

eu nao tenho fe, concluo portanto de que a razao nao me atrapalha. correto???

2006-10-29 14:01:56 · answer #6 · answered by soso 4 · 0 0

A razão é uma prerrogativa do homem sobre todos os animais.Questionar é uma propriedade natural da razão, saber o porque das coisas. A perplexidade e a ignorância dos nossos ancestrais diante das manifestações da natureza e seus mistérios, os fez criar os deuses, divinizando o que não entendiam. E assim foi durante séculos.

Ainda hoje, apesar dos avanços cientificos, dos conhecimentos historicos , a fé cega impõe-se partindo de pressupostos que não suportam o exame crítico, impondo conclusão pronta, dogmática.. Não dialoga com a razão, com os questionamentos, nem aceita as diferenças de pensamento, alimentando preconceitos e fundamentalismos. Como disse s.Agostinho, em seu livro "Livre arbítrio", "aquele que crê deve procurar compreender",. No entanto, muitos homens preferem viver nas sombras da ignorância, negando-se a seguir a luz que através da razão, lhes mostrará o caminho harmônico que possibilitará o encontro, o diálogo com a fé.

2006-10-28 22:59:48 · answer #7 · answered by Mara.mar.. 4 · 0 0

Olá!

Nunca atrapalha! Mas precisa caminhar junto!
Se a razão interfere na ação da fé, seria o mesmo que dizer que o nosso cérebro é burro com relação aos carinhos de Deus para com a humanidade, desde o princípio dos tempos. E isso é ilógico!
O mesmo também acontece quando olhamos o oposto: Pois que a fé não atrapalha nunca a razão. Isso porque a própria existência do nosso discernimento é razão e fé ao mesmo tempo.
Nós não somos um "acidente da natureza", como pregam os evolucionistas. Isso é pretensão humana! Nós precisamos ter humildade e humildade é aceitar que dentro de nossa mente, tanto a fé quanto a razão, caminham em paz, pois que nenhuma é "inimiga" da outra.
Razão e fé, são conforme "cara e coroa de uma mesma moeda"!
Ou acreditamos nisso ou perdemos o nosso "valor" diante de Deus, pois que Deus é muito mais “Cientista” do que todos os cientistas juntos em todos os tempos. Deus é Ciência! Mas é também a fé em nós mesmo, revelada ao máximo dessa concepção de palavra. Assim é Deus!
Portanto, caminhemos com a nossa fé racional, para que um dia Deus não nos chame de criaturas irracionais por causa da fé extremista ou mesmo da razão, sem jugo de justiça.
Abração do amigo, Adelso de Castro.

2006-10-28 21:12:13 · answer #8 · answered by Adelso de Castro 4 · 0 0

A fé não é racional, nem é irracional, ela é suprarracional! O que tem atrapalhado é o preconceito de filósofos e de crentes, pois os filósofos acham que a fé é dada por "revelação sobrenatural", enquanto que a razão é a "luz natural" e, os crentes não explicam milagres pela razão, achando-a "fria". Porém a fé é cognitiva, é aprendida e nunca "inata" (Romanos 10; 17) e a revelação é fruto de descoberta e, às vezes, de estudo e apuração da acuidade espiritual. A razão não atrapalha a fé, pois o culto a Deus é racional! (Romanos 12; versículo 1). Euclides.

2006-10-28 20:58:38 · answer #9 · answered by Euclides N 6 · 0 0

Até que ponto a fé atrapalha a razão? Em todos os pontos. Ter fé é tão ... tão medieval. Até que ponto a crença no Papai Noel atrapalha as vendas no Natal? Em nenhum ponto, pois quem crê no Papai Noel são as crianças e quem compra os presentes - e vivencia a realidade de pagá-los - são os pais.

2006-10-28 20:34:21 · answer #10 · answered by Gilbert F 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers