A água encontrada em abundância em nosso planeta passa por mudanças de estado, como a evaporação e a condensação. Através de uma experiência são mostrados esses processos. Em uma caixa de plástico sob temperatura para evaporação, é nos apresentado como a água passa do estado gasoso para o líquido e vice-versa. A mudança de estado e o movimento de um estado a outro são fatores vitais no ciclo das águas.
O ciclo da água, também denominado ciclo hidrológico, é responsável pela renovação da água no planeta. O ciclo da água inicia-se com a energia solar, incidente no planeta Terra, que é reponsável pela evapotranspiração das águas dos rios, reservatórios e mares, bem como pela transpiração das plantas.
As forças da natureza são responsáveis pelo ciclo da água. A água é fator decisivo para que a vida surgisse e se desenvolvesse na Terra.
O vapor d'água forma as nuvens, cuja movimentação sofre influência do movimento de rotação da Terra e das correntes atmosféricas.
A condensação do vapor d'água forma as chuvas. Quando a água das chuvas atinge a terra, ocorre dois fenômenos: um deles consiste no seu escoamento superficial em direção dos canais de menor declividade, alimentando diretamente os rios e o outro, a infiltração no solo, alimentando os lençóis subterrâneos.
A água dos rios tem como destino final os mares e, assim, fechando o ciclo das águas.
2006-10-28 11:23:24
·
answer #1
·
answered by nic 4
·
2⤊
0⤋
ANO DE PRODUÇÃO 1979
SINOPSE A água encontrada em abundância em nosso planeta passa por mudanças de estado, como a evaporação e a condensação. Através de uma experiência são mostrados esses processos. Em uma caixa de plástico sob temperatura para evaporação, é nos apresentado como a água passa do estado gasoso para o líquido e vice-versa. A mudança de estado e o movimento de um estado a outro são fatores vitais no ciclo das águas.
2006-11-01 00:28:06
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
hydrological cycle, water cycle
cycle hydrologique, cycle de l'eau
ciclo hidrológico, ciclo del agua
O processo da circulação das águas da Terra, que inclui os fenômenos de evaporação, precipitação, transporte, escoamento superficial, infiltração, retenção e percolação.
"Sucessão de fases percorridas pela água ao passar da atmosfera à terra, e vice versa: evaporação do solo, do mar e das águas continentais; condensação para formar nuvens; precipitação; acumulação no solo ou nas massas de água; escoamento direto ou retardado para o mar e reevaporação" (DNAEE, 1976).
"Tem origem na evaporação. As águas das chuvas, ao caírem na superfície do solo, tomam os seguintes destinos: uma parte pode infiltrar se, outra correr superficialmente e outra evaporar se, retornando à atmosfera para constituir um novo ciclo" (Guerra, 1978).
2006-10-28 14:33:56
·
answer #3
·
answered by Aires C 2
·
1⤊
0⤋
?
No ambiente a água apresenta-se nos estados líquido, sólido (gelo) e gasoso (vapor) estando em constante interação com o solo, a atmosfera, a vegetação e a fauna. A compreensão desta interação não é simples, pois a água muda de estado em muitas ocasiões e em outras sua existência não é evidente, como por exemplo, quando se infiltra, deixando o solo úmido ou quando se torna invisível, na forma de vapor. A água pode estar armazenada no subsolo e também é parte integrante dos seres vivos, onde sua presença não é evidente à primeira vista. Pode-se imaginar que a água pratica um verdadeiro jogo de esconde-esconde conosco sendo um desafio identificá-la sempre que está presente.
O objetivo deste módulo é habilitar o aluno a identificar a água em seus estados e entender como ocorrem as transformações - mudanças de estado físico - identificando-as no seu cotidiano, tanto em fenômenos naturais como os decorrentes de atividades humanas.
Questão Motivadora
De onde vem a água da chuva?
Hipóteses (exemplos apresentados pelos professores)
vem das nuvens
vem da evaporação devida ao ar quente sobre as águas dos rios, dos lagos, poças. No encontro das camadas de ar frio, com ar quente as poeiras da atmosfera se condensam e desaparecem, ocorrendo a precipitação.
constantes mudanças de estados físicos, processo cíclico formando a chuva.
as águas evaporam de rios, lagos, mares, condensam, formam gotículas que formam as nuvens, havendo clima quente o ar quente se choca com a superfície fria e chove.
as chuvas são causadas por frentes frias
2006-10-28 12:59:18
·
answer #4
·
answered by Nilza Padovani Feitosa F 4
·
1⤊
0⤋
O ciclo da água é um processo pelo qual todo liquido devera passar um dia. Ela é xposta de alguma forma a temperaturas altas evapora, se condensa e depois volta a seu estado liquido.
2006-10-28 11:29:53
·
answer #5
·
answered by ded 1
·
1⤊
0⤋
..Pode admitir-se que a quantidade total de água existente na Terra, nas suas três fases, sólida, líquida e gasosa, se tem mantido constante, desde o aparecimento do Homem. A água da Terra - que constitui a hidrosfera - distribui-se por três reservatórios principais, os oceanos, os continentes e a atmosfera, entre os quais existe uma circulação perpétua - ciclo da água ou ciclo hidrológico. O movimento da água no ciclo hidrológico é mantido pela energia radiante de origem solar e pela atração gravítica.
Pode definir-se ciclo hidrológico como a seqüência fechada de fenômenos pelos quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera, na fase de vapor, e regressa àquele, nas fases líquida e sólida. A transferência de água da superfície do Globo para a atmosfera, sob a forma de vapor, dá-se por evaporação direta, por transpiração das plantas e dos animais e por sublimação (passagem direta da água da fase sólida para a de vapor).
A quantidade da água mobilizada pela sublimação no ciclo hidrológico é insignificante perante a que é envolvida na evaporação e na transpiração, cujo processo conjunto se designa por evapotranspiração.
O vapor de água é transportado pela circulação atmosférica e condensa-se após percursos muito variáveis, que podem ultrapassar 1000 km. A água condensada dá lugar à formação de nevoeiros e nuvens e a precipitação a partir de ambos.
A precipitação pode ocorrer na fase líquida (chuva ou chuvisco) ou na fase sólida (neve, granizo ou saraiva). A água precipitada na fase sólida apresenta-se com estrutura cristalina no caso da neve e com estrutura granular, regular em camadas, no caso do granizo, e irregular, por vezes em agregados de nódulos, que podem atingir a dimensão de uma bola de tênis, no caso da saraiva.
A precipitação inclui também a água que passa da atmosfera para o globo terrestre por condensação do vapor de água (orvalho) ou por congelação daquele vapor (geada) e por intercepção das gotas de água dos nevoeiros (nuvens que tocam no solo ou no mar).
A água que precipita nos continentes pode tomar vários destinos. Uma parte é devolvida diretamente à atmosfera por evaporação; a outra origina escoamento à superfície do terreno, escoamento superficial, que se concentra em sulcos, cuja reunião dá lugar aos cursos de água. A parte restante infiltra-se, isto é, penetra no interior do solo, subdividindo-se numa parcela que se acumula na sua parte superior e pode voltar à atmosfera por evapotranspiração e noutra que caminha em profundidade até atingir os lençóis aqüíferos (ou simplesmente aqüíferos) e vai constituir o escoamento subterrâneo.
Tanto o escoamento superficial como o escoamento subterrâneo vão alimentar os cursos de água que desaguam nos lagos e nos oceanos, ou vão alimentar diretamente estes últimos.
O escoamento superficial constitui uma resposta rápida à precipitação e cessa pouco tempo depois dela. Por seu turno, o escoamento subterrâneo, em especial quando se dá através de meios porosos, ocorre com grande lentidão e continua a alimentar os cursos de água longo tempo após ter terminado a precipitação que o originou.
Assim, os cursos de água alimentados por aqüíferos apresentam regimes de caudal mais regulares.
Os processos do ciclo hidrológico decorrem, como se descreveu, na atmosfera e no globo terrestre, pelo que se pode admitir dividido o ciclo da água em dois ramos: aéreo e terrestre.
A água que precipita nos continentes vai, assim, repartir-se em três parcelas: uma que é reenviada para a atmosfera por evapotranspiração e duas que produzem escoamento superficial e subterrâneo.
Esta repartição é condicionada por fatores vários, uns de ordem climática e outros respeitantes às características físicas do local onde incide a precipitação: pendente, tipo de solo, seu uso e estado, e subsolo.
Assim, a precipitação, ao incidir numa zona impermeável, origina escoamento superficial e evaporação direta da água que se acumula e fica disponível à superfície. Incidindo num solo permeável, pouco espesso, assente numa formação geológica impermeável, produz escoamento superficial (e, eventualmente, uma forma de escoamento intermédia - escoamento subsuperficial), evaporação da água disponível à superfície e ainda evapotranspiração da água que foi retida pela camada do solo de onde pode passar à atmosfera. Em ambos os casos não há escoamento subterrâneo; este ocorre no caso de a formação geológica subjacente ao solo ser permeável e espessa.
A energia solar é a fonte da energia térmica necessária para a passagem da água das fases líquida e sólida para a fase do vapor; é também a origem das circulações atmosféricas que transportam vapor de água e deslocam as nuvens.
A atração gravitica dá lugar à precipitação e ao escoamento. O ciclo hidrológico é uma realidade essencial do ambiente. É também um agente modelador da crosta terrestre devido à erosão e ao transporte e deposição de sedimentos por via hidráulica. Condiciona a cobertura vegetal e, de modo mais genérico, a vida na Terra.
O ciclo hidrológico à escala planetária pode ser encarado como um sistema de destilação gigantesco, estendido a todo o Globo. O aquecimento das regiões tropicais devido à radiação solar provoca a evaporação contínua da água dos oceanos, que é transportada sob a forma de vapor pela circulação geral da atmosfera, para outras regiões. Durante a transferência, parte do vapor de água condensa-se devido ao arrefecimento e forma nuvens que originam a precipitação. O retorno às regiões de origem resulta da cação combinada do escoamento proveniente dos rios e das correntes marítimas.
2006-10-28 11:21:57
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
É o que entendemos de "Ciclo Hidrológico", que ocorre mantendo a presença da água no planeta.
A água evapora de rios. lagos, poças, oceanos,dos corpos dos seres vivos através da transpiração, enfim, de onde estiver armazenada.
A água em forma de vapor, por estar com as moléculas bem dilatadas torna-se leve, sobe até encontrar temperaturas menores na atmosfera onde condensa-se, o que permite sua precipitação à superfície da Terra. E assim recomeça-se o processo. Por isso o nome de CICLO DAS ÁGUAS.
2006-11-05 02:53:30
·
answer #7
·
answered by MimaBarbie 4
·
0⤊
0⤋
o ciclo HIDROLOGICO ou da água. O ciclo hidrológico é um movimento continuo, um processo natural de reciclagem de moléculas de água da terra ao ar e de regresso a terra.
A energia solar esquenta a água dos oceanos, mares e massas terrestres, transferindo-as à atmosfera como vapor de água. Uma vez na atmosfera, o vapor forma as nuvens. As nuvens são transportadas por patrões da clima, que recebe influência da topografia do terreno. Às vezes o vapor se condensa em forma de neblina ou nuvens e eventualmente desce à Terra como precipitação, acumulando-se em águas superficiais e sob o terreno. Ato contínuo, o processo de reciclagem, com o regresso da água para a atmosfera, continua. Os processos chave do ciclo hidrológico são: evaporação, transpiração, precipitação e a infiltração. Outros processos são a respiração e a combustão.
2006-11-04 11:08:19
·
answer #8
·
answered by rafaela f 3
·
0⤊
0⤋