English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Muita gente fala que sente um "amor platônico" por outra pessoa. Mas quantos sabem as origens dessa palavra?

Vou dar os 10 pontos pela melhor definição!

Beijos a todos ♥

2006-10-28 07:49:14 · 27 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

27 respostas

O amor platônico, todo romântico sabe, é aquele que nunca se concretiza. "Platônico" vem de Platão, justamente porque o filósofo grego acreditava na existência de dois mundos -o das idéias, onde tudo seria perfeito e eterno, e o mundo real, finito e imperfeito, mera cópia mal-acabada do mundo ideal.

Segundo a psicanalista Heidi Tabacof, o amor platônico revela uma dose de imaturidade emocional, à medida que nunca experimenta os limites e as frustrações de uma relação concreta. "Psiquicamente, ele reproduz o amor infantil pelos pais, vistos como figuras perfeitas e supervalorizadas", diz ela, lembrando que nos dois casos a sexualidade está interditada. "O amor platônico é sempre casto." Como toda experiência amorosa, essa também pode servir ao autoconhecimento. Para a especialista, "o aspecto positivo do amor platônico surge quando ele estimula a reflexão sobre os motivos que impedem a pessoa de ter uma relação madura consigo mesma e com o outro".

2006-10-28 07:52:02 · answer #1 · answered by Believer 3 · 9 1

Quem sofre de amor platônico é aquela pessoa que vive da ilusão de estar ao lado de uma pessoa, mesmo sabendo que esta pessoa jamais estará com ela. Um exemplo: ser apaoxonada por algum artista, cantor, gostar de uma pessoa que nunca te viu e achar que esta pessoa um dia estará aos seus pés. Isto é um amor platônico.

2006-10-28 07:51:53 · answer #2 · answered by Madame Cintia 6 · 7 0

amor à distância, sem toques, amor de contemplação
Platão, filósofo grego

2006-10-28 07:51:58 · answer #3 · answered by todal 3 · 3 0

É o amor sentido a diatância, onde o amado não sabe que está sendo amado por alguém.

"O amor platônico, todo romântico sabe, é aquele que nunca se concretiza. "Platônico" vem de Platão, justamente porque o filósofo grego acreditava na existência de dois mundos -o das idéias, onde tudo seria perfeito e eterno, e o mundo real, finito e imperfeito, mera cópia mal-acabada do mundo ideal. "

"O amor platônico é um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve. Reveste-se de fantasias e de idealização. O objeto do amor é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem máculas. Parece que o amor platônico distancia-se da realidade e, como foge do real, mistura-se com o mundo do sonho e da fantasia.

Ocorre de maneira freqüente na adolescência e em adultos jovens, principalmente nos indivíduos mais tímidos, introvertidos, que sentem uma maior dificuldade de aproximar-se do objeto de amor, por insegurança, imaturidade ou inibição do ponto de vista emocional.

Satisfaz o amor platônico? Ou as pessoas que amam platonicamente permanecem solitárias, privadas do contato com o outro? E conseqüentemente não vivenciam a experiência enriquecedora que é a troca que ocorre numa relação a dois, onde ambos podem revelar desejos, pensamentos, conflitos e se beneficiarem com o conhecimento advindo da relação com o outro.

Penso que o encontro é sempre saudável e fonte de crescimento, e me parece que o amor platônico satisfaz momentaneamente, até que haja o adquirido amadurecimento que possibilita o revelar-se para o objeto de amor, mostrar-se em todas as suas faces, sem medo ou vergonha de perceberem-se verdadeiro, como acontece quando as pessoas sentem-se integradas e seguras.

O medo de não atender aos anseios do objeto amado, o sentimento de desvalorização, incapacidade e desintegração podem contribuir para o não aproximar-se, amar à distância, impedindo que o indivíduo vivencie uma experiência de não só amar, mas sentir-se amado, não só cuidar e se preocupar, mas sentir-se acolhido, contido e amparado. Essa troca de experiências emocionais é que permite o sentimento de que amar e viver vale a pena, e nos ajuda a suportar as dificuldades e conflitos do cotidiano."

2006-10-28 08:03:40 · answer #4 · answered by nic 4 · 2 0

Amor platônico é uma expressão usada para designar um amor ideal, alheio a interesses ou gozos. Um sentido popular pode ser o de um amor impossível de se realizar, um amor perfeito, ideal, puro, casto. A relação com a filosofia de Platão está no fato de vincular o atributo "platônico" ao sentido de algo existente apenas no plano das idéias.

2006-10-28 07:51:39 · answer #5 · answered by Anonymous · 2 0

Amor platônico é aquele que nunca se concretiza, que fica apenas na idéia. "Platônico" vem de Platão, justamente porque o filósofo grego acreditava na existência de dois mundos: o das idéias, onde tudo seria perfeito e eterno e o mundo real, finito e imperfeito, uma cópia mal-acabada do mundo ideal.

Amor platônico, na acepção moderna, é toda a relação afetuosa em que se abstrai o elemento sexual, idealizada, por elementos heterossexuais de gêneros diferentes - como num caso de amizade pura, entre homem e mulher.

Esta definição, contudo, difere da concepção mesma do amor ideal de Platão, o filósofo grego da Antigüidade, que concebera o Amor como algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O Amor, no ideal platônico, não se fundamenta num interesse (mesmo o sexual), mas na virtude.

O termo Amor platonicus foi pela primeira vez utilizado no século XV, pelo estudante florentino Marsilio Ficino, como um sinônimo de amor socrático.

2006-10-29 05:24:00 · answer #6 · answered by Rodrigo M 3 · 1 0

A ORIGEM É DO FILÓSOFO PLATÃO. COM O TEMPO A IDÉIA FOI DISSEMINADA, PORÉM UM POUCO DIFERENTE DA FORMA QUE ELE DESENVOLVEU. O AMOR PLATÔNICO É IMPOSSÍVEL PORQUE ELE IMAGINAVA QUE O SER IDEAL, PERFEITO, DEVERIA TER OS DOIS SEXOS, ASSIM PODERIA VIVER EM CONSTANTE ORGASMO.

2006-10-28 07:58:39 · answer #7 · answered by Gringa.Porco.Zio 2 · 1 0

um amor impossível

esse usuario que vc disse que fica impressionada pela inteligencia e o seu amiginho né!?? se for acho que vc não sabe que ele poe respostas pre-respondidas

2006-10-28 07:50:45 · answer #8 · answered by wendell a 7 · 1 0

É um amor que não se pode alcançar, está no mundo das idéias, é impossível porque envolve perfeição.

2006-10-29 03:42:35 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Amor platônico, amor não correspondido, amor secreto....

2006-10-28 11:55:55 · answer #10 · answered by Kary 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers