O amor platônico, todo romântico sabe, é aquele que nunca se concretiza. "Platônico" vem de Platão, justamente porque o filósofo grego acreditava na existência de dois mundos -o das idéias, onde tudo seria perfeito e eterno, e o mundo real, finito e imperfeito, mera cópia mal-acabada do mundo ideal.
Segundo a psicanalista Heidi Tabacof, o amor platônico revela uma dose de imaturidade emocional, à medida que nunca experimenta os limites e as frustrações de uma relação concreta. "Psiquicamente, ele reproduz o amor infantil pelos pais, vistos como figuras perfeitas e supervalorizadas", diz ela, lembrando que nos dois casos a sexualidade está interditada. "O amor platônico é sempre casto." Como toda experiência amorosa, essa também pode servir ao autoconhecimento. Para a especialista, "o aspecto positivo do amor platônico surge quando ele estimula a reflexão sobre os motivos que impedem a pessoa de ter uma relação madura consigo mesma e com o outro".
2006-10-28 07:52:02
·
answer #1
·
answered by Believer 3
·
9⤊
1⤋
Quem sofre de amor platônico é aquela pessoa que vive da ilusão de estar ao lado de uma pessoa, mesmo sabendo que esta pessoa jamais estará com ela. Um exemplo: ser apaoxonada por algum artista, cantor, gostar de uma pessoa que nunca te viu e achar que esta pessoa um dia estará aos seus pés. Isto é um amor platônico.
2006-10-28 07:51:53
·
answer #2
·
answered by Madame Cintia 6
·
7⤊
0⤋
amor à distância, sem toques, amor de contemplação
Platão, filósofo grego
2006-10-28 07:51:58
·
answer #3
·
answered by todal 3
·
3⤊
0⤋
É o amor sentido a diatância, onde o amado não sabe que está sendo amado por alguém.
"O amor platônico, todo romântico sabe, é aquele que nunca se concretiza. "Platônico" vem de Platão, justamente porque o filósofo grego acreditava na existência de dois mundos -o das idéias, onde tudo seria perfeito e eterno, e o mundo real, finito e imperfeito, mera cópia mal-acabada do mundo ideal. "
"O amor platônico é um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve. Reveste-se de fantasias e de idealização. O objeto do amor é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem máculas. Parece que o amor platônico distancia-se da realidade e, como foge do real, mistura-se com o mundo do sonho e da fantasia.
Ocorre de maneira freqüente na adolescência e em adultos jovens, principalmente nos indivíduos mais tímidos, introvertidos, que sentem uma maior dificuldade de aproximar-se do objeto de amor, por insegurança, imaturidade ou inibição do ponto de vista emocional.
Satisfaz o amor platônico? Ou as pessoas que amam platonicamente permanecem solitárias, privadas do contato com o outro? E conseqüentemente não vivenciam a experiência enriquecedora que é a troca que ocorre numa relação a dois, onde ambos podem revelar desejos, pensamentos, conflitos e se beneficiarem com o conhecimento advindo da relação com o outro.
Penso que o encontro é sempre saudável e fonte de crescimento, e me parece que o amor platônico satisfaz momentaneamente, até que haja o adquirido amadurecimento que possibilita o revelar-se para o objeto de amor, mostrar-se em todas as suas faces, sem medo ou vergonha de perceberem-se verdadeiro, como acontece quando as pessoas sentem-se integradas e seguras.
O medo de não atender aos anseios do objeto amado, o sentimento de desvalorização, incapacidade e desintegração podem contribuir para o não aproximar-se, amar à distância, impedindo que o indivíduo vivencie uma experiência de não só amar, mas sentir-se amado, não só cuidar e se preocupar, mas sentir-se acolhido, contido e amparado. Essa troca de experiências emocionais é que permite o sentimento de que amar e viver vale a pena, e nos ajuda a suportar as dificuldades e conflitos do cotidiano."
2006-10-28 08:03:40
·
answer #4
·
answered by nic 4
·
2⤊
0⤋
Amor platônico é uma expressão usada para designar um amor ideal, alheio a interesses ou gozos. Um sentido popular pode ser o de um amor impossível de se realizar, um amor perfeito, ideal, puro, casto. A relação com a filosofia de Platão está no fato de vincular o atributo "platônico" ao sentido de algo existente apenas no plano das idéias.
2006-10-28 07:51:39
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Amor platônico é aquele que nunca se concretiza, que fica apenas na idéia. "Platônico" vem de Platão, justamente porque o filósofo grego acreditava na existência de dois mundos: o das idéias, onde tudo seria perfeito e eterno e o mundo real, finito e imperfeito, uma cópia mal-acabada do mundo ideal.
Amor platônico, na acepção moderna, é toda a relação afetuosa em que se abstrai o elemento sexual, idealizada, por elementos heterossexuais de gêneros diferentes - como num caso de amizade pura, entre homem e mulher.
Esta definição, contudo, difere da concepção mesma do amor ideal de Platão, o filósofo grego da Antigüidade, que concebera o Amor como algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O Amor, no ideal platônico, não se fundamenta num interesse (mesmo o sexual), mas na virtude.
O termo Amor platonicus foi pela primeira vez utilizado no século XV, pelo estudante florentino Marsilio Ficino, como um sinônimo de amor socrático.
2006-10-29 05:24:00
·
answer #6
·
answered by Rodrigo M 3
·
1⤊
0⤋
A ORIGEM É DO FILÓSOFO PLATÃO. COM O TEMPO A IDÉIA FOI DISSEMINADA, PORÉM UM POUCO DIFERENTE DA FORMA QUE ELE DESENVOLVEU. O AMOR PLATÔNICO É IMPOSSÍVEL PORQUE ELE IMAGINAVA QUE O SER IDEAL, PERFEITO, DEVERIA TER OS DOIS SEXOS, ASSIM PODERIA VIVER EM CONSTANTE ORGASMO.
2006-10-28 07:58:39
·
answer #7
·
answered by Gringa.Porco.Zio 2
·
1⤊
0⤋
um amor impossível
esse usuario que vc disse que fica impressionada pela inteligencia e o seu amiginho né!?? se for acho que vc não sabe que ele poe respostas pre-respondidas
2006-10-28 07:50:45
·
answer #8
·
answered by wendell a 7
·
1⤊
0⤋
É um amor que não se pode alcançar, está no mundo das idéias, é impossível porque envolve perfeição.
2006-10-29 03:42:35
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Amor platônico, amor não correspondido, amor secreto....
2006-10-28 11:55:55
·
answer #10
·
answered by Kary 1
·
0⤊
0⤋