English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sociólogos e Intelectuais explicam retrocesso dos Evangélicos no Brasil! Que vergonha!?

CULTURA » NOTÍCIAS
27/10/2006 » 22h24
Literatura
Socióloga busca explicar ação política de evangélicos
‘Política e Religião’ foi escrito por Maria das Dores Machado
A redução pela metade da bancada evangélica no Congresso, para 30 deputados, em decorrência do envolvimento de pastores parlamentares em escândalos, poderia desqualificar um livro sobre a maior participação dos pentecostais na política. Não é esse, porém, o caso de “Política e Religião”, de Maria das Dores Campos Machado, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.
Para começar, o fiasco não surpreendeu a autora, cujo estudo sobre o desempenho dos legisladores evangélicos fluminenses entre 2000 e 2005 leva em conta o revés eleitoral anterior, de 2004, quando o número de vereadores ligados à Igreja Universal do Reino de Deus, por exemplo, caiu de 360 para 70 no Brasil. E, de qualquer maneira, embora a atuação de pastores congressistas fosse a crônica da derrota anunciada, não é esse o recorte da socióloga.
Ela está mais interessada em discutir a reação de intelectuais diante da aparição dos pentecostais na arena política a partir dos anos 80. De saída, coloca em xeque a interpretação, comum entre cientistas políticos, de que tal tendência representa retrocesso na secularização desse aspecto da vida social.
Retrocesso por quê?, se a Igreja Católica sempre atuou de maneira a tornar difusa a linha demarcatória entre religião e política. Levando-se em conta a perspectiva histórica, seria equivocado identificar no passado recente a emergência do fenômeno religioso na política. O que houve foi a ampliação da área sobreposta dessas esferas, algo que não pode ser entendido, segundo a autora, sem o abandono do “viés ideológico que caracteriza como ilegítima toda e qualquer atuação pública das religiões”.
SERVIÇO – “Política e Religião – A Participação dos Evangélicos nas Eleições”. De Maria das Dores Campos Machado
Detalhes adicionais
http://www.jpjornal.com.br/news.php?news...
19 minutos atrás
Em resumo, sociolos e intelectuais explicam que

se Sairam da Igreja Catolica pelos seus erros sendo um do maior deles a clara participacao na politica,

evangelicos retrocederam e fizeram pior...

aumentaram ainda mais a sua participacao na politica se sujando com a corrupcao do sistema.Deu pra entender? ou vcs continuam tapados?

2006-10-28 03:48:32 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Serviço Social

4 respostas

Oi. Muito obrigado pela informação, até copiei para distribuir na minha igreja e fazermos um longo comentário nas nossas reuniões. Graças a Deus que os evangélicos estão diminuindo da política. Não é por nada não, mas infelizmente a maioria daqueles que se dizem Evangélicos quando eleitos, passam pela tentação da riqueza rápida e ilícita, sempre acabam corrompidos.

O problema é que os estudiosos (um é você) se preocupam apenas com os evangélicos. Mas aqui na Paraíba existem dois padres deputados estaduais, inclusive um reeleito agora, e olha que no Brasil existem muitos assim, como vários espíritas, católicos, umbandistas, que apesar de poucos, os sociólogos não se preocupam se aumentarem ou diminuíram seus participantes em cargos públicos.

Agora até um Gay Famoso foi eleito Deputado, e quantos estão embutidos e escondidos lá sem se revelar? Ninguém se preocupa se aumentou ou diminuiu o número de gays ou lésbicas na política, mas se preocupam com os evangélicos.

Eu sou evangélico, e é necessário se pesar bem para saber hoje, quem é Evangélico de verdade e quem apenas prefere assim ser chamado, não honrando sua denominação evangélica nem tampouco honram os pobres fiéis que deram seus votos de confiança.

A grande desculpa dos evangélicos que se candidatam, é que na Bíblia fala da história de José de Arimatéia que era senador de Roma, (Mateus 27:57) (Marcos 15:43) (Lucas 23:50) (João 19:38), que como homem público, ficou mais fácil de se aproximar do imperador para pedir o corpo de Jesus para o sepultar. Alegam em se candidatarem para que possam estar perto dos dirigentes para buscar leis ou defendê-las para favorecer aos evangélicos de um modo geral. Acabam por sujar o nome da igreja.

E você está certo. A igreja católica tem é que barrar quem de lá queiram se candidatar. Assim como no meio evangélico. Se o povo evangélico tivesse vergonha não votava em candidatos evangélicos, e se não houvesse penalização em não votar, aconselharia a não votar em ninguém, mas... Gostaria que os verdadeiros evangélicos não se metessem em política. Sei que existem homens honestos na política, pois que continuem lá, pois nem todos são corruptos.

E quanto aos milhões que são arrecadados em muitas igrejas ricas? Programas de mídias na televisão quase a noite toda? Porque não se todos esses milhões arrecadados com os pobres necessitados de suas igrejas ou mesmo da comunidade circunvizinha a elas?

Esta já é uma nova pergunta....

2006-10-29 08:42:33 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Quiquotemcomisso?

2006-10-28 12:04:07 · answer #2 · answered by Alex Sander 4 · 0 0

Que coisa!!! quando os demais políticos, de otras religiões roubam e se tornam manchetes nos jornais, os sociólogos de plantão não dizem nada, porque será?
Claro que sou contra todo tipo de corrupção, venha de onde vier, mas se fizerem uma estatística verão que a participação de político evangélico em corrupção é uma gota d' água no oceano, comparado com o que os outros fazem, porém longe de mim de fazer apologia de uma desgraça desta que é o mar de corrupção que tem envolvido brasilia nestes últimos quatros anos.
Agora, gostaria de sugerir um estudo sociológico, que pudessem avaliar os últimos 30 anos de corrupção no Brasil, compilando na estatística o origem religiosa de seus envolvidos!!!!!!!

2006-10-28 06:30:31 · answer #3 · answered by alcirflorentino 7 · 0 0

Retrocesso da bancada evangélica no Congresso Nacional!!!
Pq retrocesso dos evangélicos não é verdade!!! Mas corruptos tem em todos lugar!!! Pelo menos o povo evangélico sabe em quem não reeleger!!!

2006-10-28 04:01:29 · answer #4 · answered by 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers