English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ter um curso universitario se tornou fundamental para todos os jovens do Brasil.

Enquanto os filhos da elite lotam as universidades publicas e desfilam pelo mercado de trabalho com seus diplomas exemplares, os pobres pagadores de impostos nao recebem a chance de competir por uma vaga!!!

Mas o fato mudou e uma nova oportunidade surgiu....
O que voce jovem estudante acha deste projeto ????

2006-10-27 19:38:06 · 11 respostas · perguntado por JENN 1 em Sociedade e Cultura Serviço Social

11 respostas

acho uma medida absurda.
é tampar o sol com a peneira.

o governo deveria era melhorar a qualidade do ensino público no ensino fundamental e médio.

eu sempre estudei em escola públicas e não precisei de cota pra universidade.


e tb acho absurdo cota pra negros. não existe justificativa pra essas cotas então nem preciso argumentar.

2006-10-27 19:43:41 · answer #1 · answered by marcelo r 3 · 0 0

Pra ex alunos de escolas públicas, sim, para negros não!

2006-10-31 05:35:59 · answer #2 · answered by regina o 7 · 0 0

Sinceramente, acho que tem os dois lados da moeda. Ao mesmo tempo que é uma oportunidade, também é uma forma de preconceito, pois são vagas diferentes para essas pessoas, levando-as a serem excluída. Uma amiga minha entrou na universidade pelo sistema de cotas para negros e é muito excluída da turma, muitos até falaram pra ela no início das aulas que ela não tinha que estar lá, mas sim uma outra pessoa que tinha tirado nota maior do que a dela mas era branca.
Por outro lado, acho que precisa mudar a forma de selecionar as pessoas por cotas, pois muitas pessoas passam tendo tirado notas menores que outros que não passaram por não estar na cota.
Com isso, os outros candidatos ficam com preconceito e revolta, até justa.
Para funcionar bem esse sistema, é necessário haver uma concientização maior e um esclarecimento, de forma a levar todos a verem os pontos positivos.

2006-10-28 08:48:46 · answer #3 · answered by Carolina 2 · 0 0

Penso que o sistema de cotas nas Universidades Públicas é uma coisa boa, contudo seria mais justo que todos os estudantes brancos, negros, amarelos, pardos que são pobres pudessem ter o privilegiamento da entrada na universidade pública pela avaliação dos boletins escolares ao longo do seu período de aprendizado. As vagas que sobrassem poderiam ser cotizadas com aqueles que podem obter no mercado sua graduação de nível superior.
Ou seja, qualquer aluno de escolas públicas deveria ter sua vaga na universidade pública garantida a partir do seu processo de rendimento e aprendizado escolar no ensino fundamental e no ensino médio. Daí as vagas que não fossem preenchidas por eles poderiam ser oferecidas aos outros mais afortunados sob a prestação do concurso vestibular e pagamento de uma anuidade menor que as oferecidas no mercado educacional, para o financiamento da qualificação das universidades públicas. E poderia fazer com que esses mais afortunados descontassem um percentual no imposto de renda por estarem de alguma forma contribuindo, mesmo que indiretamente, para a qualificação sistemática das pesquisas e das próprias universidades públicas. Assim, teríamos uma escola boa nos níveis básicos e a justiça igual para todos. Os pobres teriam acesso e os ricos pagariam pelo acesso às Universidades Públicas, esse é o caminho que a educação brasileira tem que tomar.

2006-10-28 08:43:36 · answer #4 · answered by Germana Rocha 2 · 0 0

Eu gostaria de ampliar o enfoque desta pergunta . Eu sou contra qualquer atitude por parte do Estado , que diferencie cidadãos.
No caso específico das cotas em universidades, traduz-se apenas em reconhecer a incapacidade do Estado em prover , como manda a constituição , o ensino básico universal de boa qualidade , levando a piorar também o ensino superior. Assim a pseudo solução seria um tiro no pé . O mesmo se faz quanto a tratar de modo diferenciado a violência contra a mulher , idosos, crianças , etc. Ora a violência tem que ser combatida como um todo. Se não se consegue o todo , particularizando-se , irá melhorar ? E se melhorar , não se criou um tipo de diferença ? Diferenças são compatíveis com democracia ? Parece que está se tornando moda, estas tais políticas afirmativas , políticas positivas quanto a beneficiar determinados segmentos da população. No meu modo de ver isto representa a falência do estado democrático , em prover a todos dos seus direitos constitucionais.

2006-10-28 06:38:12 · answer #5 · answered by Claret. 6 · 0 0

É a escola pública que deve mudar, deixar de lado seus paradigmas idiotas e trabalhar de verdade em prol da educação literal da massa.

2006-10-28 03:14:56 · answer #6 · answered by Johnny Marks 2 · 0 0

tem de dar as cotas pra quem estudou a vida inyteira em escolas publicas ,rndependente de raca ou cor rss

2006-10-28 03:03:54 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Claro que o ideal seria que todos, sem exceções, tivessem oportunidades iguais, sem que se precisasse dessa política de cotas. Infelizmente no Brasil o ensino público, há muito tempo, vem piorando de qualidade. Quem não tem dinheiro não pode pagar um bom colégio ou um bom cursinho e se vê obrigado a ter esse ensino de baixa qualidade. Obviamente que suas chances de engressar numa faculdade pública são mínimas e como não têm dinheiro para pagar uma faculdade particular, acabam ficando de fora do ensino superior. Com relação aos negros, entre a população pobre, eles são a maioria. Isso é fato histórico, claro, por culpa da escravidão. Não acho que isso seja tapar o sol com a peneira, até que se atinja um nível de igualdade plena, com escolas públicas novamente tendo ensino de qualidade, essa é a melhor saída para diminuir a desigualdade em termos de educação.

2006-10-28 03:00:06 · answer #8 · answered by PC 3 · 0 0

Acho totalmente errado

Não deveriam ser criadas cotas, mas sim melhorar o ensino público, capacitar professores, para que os alunos mais pobres e carentes possam competir de igual para igual com os alunos de escola particular.

Eu axo que a cota para pobres deveria ser apenas uma medida provisporia, enquanto o governo cria um projeto ou programa para capacitação de professores e melhora do ensino fundamental público.

Sou totalmente contra cotas para negros.
Quer discriminação maior q essa????
É como chamar o negro de burrom dizer que sem ajuda ele não chega a lugar algum. E isso não é verdade.

As cotas univesitárias deveriam ser apenas para pessoas pobres, assim, como os pobres são na sua grande maioria negros por motivos históricos da escravidão, eles seriam beneficiados do mesmo jeito. Mas se a cota for só para negros, os pobres brancos serão injustiçados, e os ricos negros serão beneficiados.

Cota não vai salvar nenhum aluno, só vai botar um descapacitado na univeridade, formando assim um profissional fútil, e não é isso que fará a educação do Brasil crescer. A educação deve ser igual para todos, isso é um direito de todo brasileiro, direito à EDUCAÇÃO....

2006-10-28 02:57:11 · answer #9 · answered by Xraptor 3 · 0 0

ao invés de criarem mais universidades inventam coisas que geram polêmica e preconceito... o lulla não construiu nenhuma universidade, que eu saiba...

2006-10-28 02:51:21 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers