Combustíveis caros vieram para ficar
O ministro das Finanças deixa um aviso aos consumidores para que se habituem a combustíveis caros. Teixeira dos Santos fez ainda questão de afirmar que não pretende aplicar qualquer política fiscal específica para atenuar as consequências da subida dos preços do petróleo.
( 21:21 / 05 de Maio 06 )
Os consumidores devem ajustar-se à nova realidade provocada pelo aumento dos preços do petróleo. O ministro das Finanças diz que o Governo não vai recorrer à política fiscal, entenda-se, redução do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos, para atenuar os efeitos dessa subida.
Teixeira dos Santos lembra que há um compromisso dos ministros das Finanças da União Europeia e para além disso considera que reduzir o imposto seria uma estratégia errada.
«Não podemos estar aqui a disfarçar esta realidade com medidas de alívio fiscal, vamos ter que encarar de frente e repensar a nossa estratégia no domínio energético quer com uma política de oferta de energia adequada, que valoriza novas fontes de energia, mais baratas e menos poluentes, num quadro mais competitivo e concorrencial», disse.
O ministro das Finanças considera ainda que é preciso incentivar os consumidores e as empresas a terem políticas energéticas que sejam mais económicas e permitam uma maior poupança.
Atendendo à política internacional, Teixeira dos Santos avisa que os consumidores devem habituar-se aos combustíveis caros. É improvável que este cenário se altere nos próximos tempos.
«Não é de esperar que o preço do petróleo venha a descer para valores que tinha há um ano ou dois. É natural que o actual do nível de preços, com mais ou menos oscilação venha para ficar», afirmou.
Apesar de admitir que o petróleo vai continuar com um preço elevado durante muito tempo, o ministro das Finanças não vê necessidade do Governo rever em baixa a previsão para o crescimento da economia.
2006-10-27 14:07:55
·
answer #1
·
answered by nic 4
·
0⤊
0⤋
A auto-suficiencia do petróleo no Brasil se basea unica e exclusivamente da igualdade da demanda e da oferta. Se os preços caem a demanda aumenta e a auto-suficiencia deixa de existir.
Conclusão: Mantem-se os preços atrelados aos preços internacionais para que assim (com os preços altos), a demanda permaneça comprimida e dessa forma mantem-se na marra a tão falada auto-suficiência.
A auto-suficiência plena (Como é o caso da Venezuela ou Arabia Saudita), só teremos quando tivermos petróleo de sobra a ponto de podermos exportar. O que falta muito ainda.
Outro problema é que a maioria de nossas refinarias não são adaptadas para o petróleo a qual produzimos. Exportamos parte de nossa produção para importar um petróleo mais fino. O que mais uma vez nos deixa a mercê dos preços internacionais.
Em outras palavras, só os alienados acreditam nessa babozeira de auto-suficiência. Isso é golpe político. Nada mais.
Em relação ao alcool, houve queda na produção. Menos oferta é igual a aumento de preços, alem do mais é notório que os produtores estão se articulando para manter os preços altos, desta forma obten-se lucro mesmo com uma área cultivada menor.
Há tambem enorme resistência dos donos de postos em abaixar seus preços pois amargaram prejuizos durante muito tempo e, associado a isso, o aumento da fiscalização nos postos estão obrigando-os a manter a qualidade do produto. Portanto querem manter os preços autos para tentar reverter um longo período de vacas magras.
Outro problema sério é o longo caminho entre a cana-de-açucar plantada e o tanque de seu carro. São muitos agentes econômicos envolvidos (conhecidos como atravessadores).
Valeu?
2006-10-27 14:09:48
·
answer #2
·
answered by BARBOSA® 7
·
1⤊
0⤋
SÃO MUITOS OS ATRAVESSADORES ATE CHEGAR NA NOSSA MÃO , AI QUANDO CHEGA AQUI TODO MUNDO JA TIROU SUA PARTE E QUEM PAGA SOMOS NOS ........
2006-10-30 23:33:49
·
answer #3
·
answered by adororesponder 7
·
0⤊
0⤋
O governo precisa de dinheiro e os impostos são o meio mais fácil de consaeguir.
2006-10-30 00:59:40
·
answer #4
·
answered by davicoral 4
·
0⤊
0⤋
Gasolina no Brasil não é cara. O que são caros são os impostos, + de 50% sobre o valor do produto.
2006-10-28 05:38:54
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Com prazer, o governo F.H.C. estipulou uma politica monetária ao F.M.I, desta forma o brasil através de contratos internacionais ficou obrigado a seguir uma adoção de metas impostas, onde o atual governo a passos lentos tenta vencer essa barreira e melhorar o cenário, por isso foge ao biodiesel e vêm revigorar uma nova política interna onde movimente setores de serviços implicando em vários movimentos empresarias de transporte e abastecimento, sendo assim o combustível que hoje é muito caro tende a baixar com o próximo governo LULA e DAR FÔLEGO a nós brasileiros, em 1.5 anos ou 2 você verá a diminuição de preços, do biodiesel podem ser extraídos vários compostos e derivados onde trarão benefícios e disvinculagem da política econômica internacional, acredite e verá.
2006-10-27 19:33:20
·
answer #6
·
answered by Fabio F 1
·
0⤊
0⤋
Agradeça à ESTATAL Petrobras.
Afinal o petróleo é "nosso", por isso temos que pagar por ele.
2006-10-27 15:03:42
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Porque as pessoas somente querem ganhar, ganhar, ganhar e ganhar. A dez anos atras a gasolina custava R$ 0,69 centavos o litro. Bom, somente teve um pequeno aumento, ahhh, bobeira de aumento...
2006-10-27 14:50:47
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Por partes:
1 - A petrobrás é estatal, sim, mas quer ter mais lucro que a TEXACO. E como extrair petróleo do fundo do mar, instalar usinas na Bolíbia para serem estatizadas em seguida e investir em pesquisa já não sai barato...
2 - Os impostos no Brasil não são só caros. São caros E em cascata. Em cada processo de compra e venda (da plataforma para a refinaria, desta para a distribuidora, dessa última para o posto, do posto para o consimidor) são cobrados os tais impostos altos.
3 - Os usineiros, que não são nem um pouco bobos, levam o preço do álcool o mais alto que a lei de oferta e procura pode levar. Bem simples, eles calculam o valor do álcool com base no da gasolina. Se uma hora qualquer isso não der um lucro que eles julquem satifatório eles simplesmente param de produzir álcool e vão fazer outra coisa na vida.
4 - O álcool caro aumenta um pouco o preço da gasolina, já que ele é usado como antidetonante.
5 - Sim, é uma meleca. Pela lei de oferta e procuram se pararássemos de comprar combustíveis, os preços baixariam para um patamer mais aceitável. Só não me pergunte como deixar de viver sem carro num país com transporte público tão precário.
2006-10-27 14:15:26
·
answer #9
·
answered by Braulio S 4
·
0⤊
0⤋
Impostos muito altos.
2006-10-27 14:00:23
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋